INVESTIGANDO AS DIFICULDADES APRESENTADAS EM ÁLGEBRA POR ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1224Palavras-chave:
Dificuldades, Álgebra, Ensino Fundamental,Resumo
Este artigo pretende relatar os resultados de uma pesquisa acadêmica que buscou verificar quais as principais dificuldades de discentes do 8º ano do Ensino Fundamental quanto ao aprendizado de Álgebra, um importante ramo da Matemática abordado neste nível de ensino, bem como a visão dos mesmos perante suas dificuldades. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de três escolas das redes municipal e estadual de ensino das cidades de Guaporé, Tabaí e Teutônia, localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário. A análise dos dados se deu por meio da verificação de erros e acertos, e a partir destes, avaliadas as possíveis dificuldades dos alunos nessa área, com base nas concepções das autoras. Como resultados, infere-se que a maioria dos alunos avaliados apresentaram dificuldades quanto ao uso de aplicações algébricas. Os mesmos destacaram que essas dificuldades se justificam devido à falta de entendimento nos conceitos e afirmaram que deveriam prestar mais atenção nas explicações.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
29-12-2016
Como Citar
COSTA, Amanda Silva da; AZEVEDO, Janice Marques de; RODRIGUES, Mariana Pandolfo; HAUSCHILD, Cristiane Antonia; DULLIUS, Maria Madalena. INVESTIGANDO AS DIFICULDADES APRESENTADAS EM ÁLGEBRA POR ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 4, 2016. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1224. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1224. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas
Licença
Copyright (c) 2016 Amanda Silva da Costa, Janice Marques de Azevedo, Mariana Pandolfo Rodrigues, Cristiane Antonia Hauschild, Maria Madalena Dullius
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.