INVESTIGANDO AS DIFICULDADES APRESENTADAS EM ÁLGEBRA POR ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Amanda Silva da Costa Centro Universitário Univates
  • Janice Marques de Azevedo Centro Universitário Univates
  • Mariana Pandolfo Rodrigues Centro Universitário Univates
  • Cristiane Antonia Hauschild Centro Universitário Univates
  • Maria Madalena Dullius Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1224

Palavras-chave:

Dificuldades, Álgebra, Ensino Fundamental,

Resumo

Este artigo pretende relatar os resultados de uma pesquisa acadêmica que buscou verificar quais as principais dificuldades de discentes do 8º ano do Ensino Fundamental quanto ao aprendizado de Álgebra, um importante ramo da Matemática abordado neste nível de ensino, bem como a visão dos mesmos perante suas dificuldades. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de três escolas das redes municipal e estadual de ensino das cidades de Guaporé, Tabaí e Teutônia, localizadas no estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário. A análise dos dados se deu por meio da verificação de erros e acertos, e a partir destes, avaliadas as possíveis dificuldades dos alunos nessa área, com base nas concepções das autoras. Como resultados, infere-se que a maioria dos alunos avaliados apresentaram dificuldades quanto ao uso de aplicações algébricas. Os mesmos destacaram que essas dificuldades se justificam devido à falta de entendimento nos conceitos e afirmaram que deveriam prestar mais atenção nas explicações.

Downloads

Publicado

29-12-2016

Como Citar

COSTA, Amanda Silva da; AZEVEDO, Janice Marques de; RODRIGUES, Mariana Pandolfo; HAUSCHILD, Cristiane Antonia; DULLIUS, Maria Madalena. INVESTIGANDO AS DIFICULDADES APRESENTADAS EM ÁLGEBRA POR ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 4, 2016. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1224. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1224. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas