CONCEPÇÕES ALGÉBRICAS TRABALHADAS EM TURMAS DE 7º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS

Autores

  • Karina Taís Krein
  • Ludmila Maccali
  • Marli Teresinha Quartieri
  • Ieda Maria Giongo

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1223

Palavras-chave:

Investigação Matemática, Álgebra, Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho evidencia uma prática realizada com turmas de 7º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas da Educação Básica vinculadas ao projeto de pesquisa Observatório da Educação, desenvolvido pelo Centro Universitário UNIVATES e fomentado pela CAPES. O objetivo deste trabalho é socializar algumas estratégias utilizadas pelos alunos das referidas turmas, ao explorarem questões investigativas, abordando concepções algébricas e conceitos relacionados a área e perímetro. A pesquisa é qualitativa e foram utilizados para coleta de dados os seguintes instrumentos: gravações, filmagens e cadernos dos alunos. Como resultados pode-se observar que o material concreto e as atividades exploradas foram importantes para que os alunos chegassem a generalizações sobre conceitos relacionados a perímetro e área de figuras planas. Os discentes salientaram a importância do trabalho em grupo e da possibilidade de investigar diferentes hipóteses durante a realização dos exercícios.

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Publicado

29-12-2016

Como Citar

KREIN, Karina Taís; MACCALI, Ludmila; QUARTIERI, Marli Teresinha; GIONGO, Ieda Maria. CONCEPÇÕES ALGÉBRICAS TRABALHADAS EM TURMAS DE 7º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 4, 2016. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1223. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1223. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas