OFICINA DE MÚSICA NOS ANOS INICIAIS: CRIANDO UMA MUSICOTECA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i2a2017.1215Palavras-chave:
Oficina de Música, Anos Iniciais, Musicoteca,Resumo
Este artigo é o recorte de um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, realizado no Centro Universitário UNIVATES, durante o período de fevereiro a novembro de 2016. Trata-se, inicialmente, de um estudo da noção de paisagem sonora em meio proposto pelo educador musical Murray Schafer. A partir de tais estudos buscou-se realizar uma oficina de música com alunos do primeiro ano de uma escola pública, localizada em Teutônia/RS, pautada na sensibilização das crianças e na utilização de materiais reutilizáveis, culminando na criação de uma musicoteca. Como o estudo envolvia a Educação Musical na escola, buscou-se também a aproximação com os documentos do Ministério da Educação acerca do ensino de música. Ao final, constatou-se que as experiências vivenciadas pelo grupo de crianças possibilitou novas formas de sentir, escutar e vivenciar os sons, criando outras paisagens sonoras.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
31-07-2017
Como Citar
LUERSEN, Tamara Cristina; MUNHOZ, Angelica Vier. OFICINA DE MÚSICA NOS ANOS INICIAIS: CRIANDO UMA MUSICOTECA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i2a2017.1215. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1215. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais
Licença
Copyright (c) 2017 Tamara Cristina Luersen, Angelica Vier Munhoz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.