OFICINA DE MÚSICA NOS ANOS INICIAIS: CRIANDO UMA MUSICOTECA

Autores

  • Tamara Cristina Luersen UNIVATES
  • Angelica Vier Munhoz UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i2a2017.1215

Palavras-chave:

Oficina de Música, Anos Iniciais, Musicoteca,

Resumo

Este artigo é o recorte de um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, realizado no Centro Universitário UNIVATES, durante o período de fevereiro a novembro de 2016. Trata-se, inicialmente, de um estudo da noção de paisagem sonora em meio proposto pelo educador musical Murray Schafer. A partir de tais estudos buscou-se realizar uma oficina de música com alunos do primeiro ano de uma escola pública, localizada em Teutônia/RS, pautada na sensibilização das crianças e na utilização de materiais reutilizáveis, culminando na criação de uma musicoteca. Como o estudo envolvia a Educação Musical na escola, buscou-se também a aproximação com os documentos do Ministério da Educação acerca do ensino de música. Ao final, constatou-se que as experiências vivenciadas pelo grupo de crianças possibilitou novas formas de sentir, escutar e vivenciar os sons, criando outras paisagens sonoras.

Biografia do Autor

Tamara Cristina Luersen, UNIVATES

Graduanda do Curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIVATES.

Angelica Vier Munhoz, UNIVATES

Doutora em Educação (UFRGS) e Professora na UNIVATES

Downloads

Publicado

31-07-2017

Como Citar

LUERSEN, Tamara Cristina; MUNHOZ, Angelica Vier. OFICINA DE MÚSICA NOS ANOS INICIAIS: CRIANDO UMA MUSICOTECA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i2a2017.1215. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1215. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais