POTENCIALIDADE DO TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO PROGRAMA PICMEL/FAPERGS/CAPES NO TRABALHO COM PLANTAS MEDICINAIS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i3a2016.1151Palavras-chave:
BICs Jr.. Sustentabilidade. Ervas Medicinais.Resumo
A iniciação científica é importante no processo de formação da vida escolar do estudante e no desenvolvimento da pesquisa e práticas de campo proporcionam o contato direto com o tema de estudo. Este artigo busca demonstrar a potencialidade do trabalho de iniciação científica júnior (BIC Jr.) de três alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Lajeado/RS inseridos no Programa de Iniciação em Ciências, Matemática, Engenharias Criativas e Letras (PICMEL). Os BIC Jr. realizaram levantamento do cultivo e uso de plantas medicinais em 14 propriedades rurais produtoras de leite do Vale do Taquari/RS. Os resultados demonstram que 27 espécies de plantas medicinais são cultivadas nas propriedades, sendo que a família Asteraceae é a que apresenta o maior número de espécies (seis). O trabalho desenvolvido pelos estudantes pode torná-los líderes em suas escolas e propositores de diversas atividades como o plantio de canteiros de chás e ministrando palestras sobre as plantas estudadas.Downloads
Publicado
30-10-2016
Como Citar
MACIEL, Mônica Jachetti; REMPEL, Claudete; PETRY, Fabiana Heming; SALVINI, Juciano; PESSI, Douglas. POTENCIALIDADE DO TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO PROGRAMA PICMEL/FAPERGS/CAPES NO TRABALHO COM PLANTAS MEDICINAIS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 3, 2016. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v8i3a2016.1151. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1151. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Biológicas e da Saúde
Licença
Copyright (c) 2016 Mônica Jachetti Maciel, Claudete Rempel, Fabiana Heming Petry, Juciano Salvini, Douglas Pessi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.