O ACOLHIMENTO AO USUÁRIO COM RISCO CARDIOVASCULAR EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Marina Líbio Centro Universitário Univates
  • Cássia Regina Gotler Medeiros Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i3a2016.1056

Palavras-chave:

acolhimento, doença crônica, estratégia saúde da família.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a prática do acolhimento ao usuário com risco de desenvolver Doença Cardiovascular (DCV) em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF). As DCV têm se apresentado como a principal causa de morte no Brasil. É comprovado que estratégias que promovam a saúde reduzem a morbimortalidade pelas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), desde que se realizem ações de controle dos fatores de risco. Trata-se de um estudo de caráter observatório não participante, com abordagem qualitativa, que utilizou um diário de campo preenchido no momento em que o evento era observado, orientado por um instrumento com os fatores de risco para DCV definidos pelo Ministério da Saúde (MS). Os resultados demonstraram que o risco de desenvolver DCV é identificado parcialmente no acolhimento. A abordagem no acolhimento ao usuário com risco de desenvolver DCV ficou restrita a programar uma consulta médica e os cuidados estabelecidos foram de orientação para controle dos fatores de risco.

Biografia do Autor

Marina Líbio, Centro Universitário Univates

Acadêmica de Enfermagem.

Cássia Regina Gotler Medeiros, Univates

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Passo Fundo (1986) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013).

Downloads

Publicado

30-10-2016

Como Citar

LÍBIO, Marina; MEDEIROS, Cássia Regina Gotler. O ACOLHIMENTO AO USUÁRIO COM RISCO CARDIOVASCULAR EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 3, 2016. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v8i3a2016.1056. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1056. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde