ANÁLISE E MELHORIA DO PROCESSO DE SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA EMPRESA DO RAMO DE OFICINA MECÂNICA

Autores

  • Lillian Valmorbida Univates
  • Hélio Diedrich

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1048

Palavras-chave:

Gestão de Processos. Fluxograma. Análise de Melhoria de Processo.

Resumo

O aumento visível e considerável da frota de veículos circulando pelo mundo, fez com que a demanda de serviços para este fim aumentasse consideravelmente nos últimos anos. Com isso, empresas do ramo de oficina mecânica tem a necessidade de se adaptar a este mercado visando qualidade na prestação de serviços a seus clientes. Diante disso, melhorias em parte do processo de serviços prestados pela empresa são propostos aos gestores. Na fundamentação teórica, são abordados conceitos da área de gestão de processo, fluxograma, melhoria de processos, método, dentre outros. Os métodos utilizados são classificados como estudo de caso de abordagem qualitativa. Observações foram feitas no local de trabalho, em vários momentos, acompanhando os processos de serviços realizados pela empresa, assim como uma análise criteriosa do mesmo, sugerindo um novo processo, este mais eficiente e eficaz diminuindo processos desnecessários e retrabalhos que demandam tempo prejudicando todo o sistema de atendimento ao cliente e seus subsistemas. Também foram analisados questões como o arranjo físico da empresa propondo um ambiente mais organizado e cômodo tanto para clientes quanto para os colaboradores da mesma. Os gestores se mostraram muito receptivos e interessados no estudo em questão, se propondo a colocar em pratica este estudo.

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Publicado

11-05-2018

Como Citar

VALMORBIDA, Lillian; DIEDRICH, Hélio. ANÁLISE E MELHORIA DO PROCESSO DE SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA EMPRESA DO RAMO DE OFICINA MECÂNICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1048. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1048. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional