GRUPO ECONÔMICO E A EXECUÇÃO SOLIDÁRIA: A CARACTERIZAÇÃO COMO EMPREGADOR ÚNICO

Autores

  • Fernanda Marders

Palavras-chave:

Empregador único. Execução trabalhista. Grupo econômico. Solidariedade ativa e passiva.

Resumo

Este estudo, desenvolvido por análise bibliográfica e documental, em apertada síntese, busca, primeiramente, conceituar e caracterizar o grupo econômico na perspectiva do direito do trabalho, para que, posteriormente, possa-se discutir a real responsabilidade das empresas que compõe o grupo com relação aos empregados. Entendendo-se que a solidariedade das empresas que fazem parte do grupo econômico é ativa e passiva, configurando-se um empregador único, uma vez que, não se tem vários contratos de trabalho, passar-se-á ao último ponto de análise do presente trabalho, de modo a concretizar e basear o entendimento de que não ocorrerá cerceamento de defesa, se uma das empresas não for chamada para compor o polo passivo da ação, já na fase de conhecimento, mas somente, na fase de execução.

Biografia do Autor

Fernanda Marders

Mestra em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Mestra em Direitos Humanos pela Escola de Direito da Universidade do Minho de Portugal (2014-2015). Investigadora colaboradora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Escola de Direito da Universidade do Minho de Portugal. Integrante do grupo de pesquisa Princípios do Direito Social no Constitucionalismo Contemporâneo, coordenado pelo Prof. Dr. Raimar Rodrigues Machado. Pós-Graduanda em Direito e Processo do Trabalho do Centro Universitário Univates (2014-2015). Advogada. Professora do Centro Universitário Univates. Endereço eletrônico: fmarders@hotmail.com.

Downloads

Publicado

24-06-2016

Como Citar

MARDERS, Fernanda. GRUPO ECONÔMICO E A EXECUÇÃO SOLIDÁRIA: A CARACTERIZAÇÃO COMO EMPREGADOR ÚNICO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 2, 2016. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1020. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais