A ETNOMATEMÁTICA COMO TENDÊNCIA DE ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Estágio supervisionado. Formação de Professores. Etnomatemática.Resumo
Esse estudo consiste em um relato de experiência do Estágio Supervisionado do Ensino Médio, do curso de Pedagogia, do Centro Universitário UNIVATES. Neste realizamos oficinas de formação com estudantes do Curso Normal de duas escolas estaduais, localizadas nos municípios de Estrela e Lajeado/RS. As oficinas objetivavam problematizar a concepção de currículo para o ensino de matemática apresentado pelos estudantes, discutindo com eles a possibilidade de inserção de saberes etnomatemáticos nos currículos escolares dos Anos Iniciais e da Educação Infantil. Ao longo do estudo, observamos que os estudantes apresentavam uma perspectiva naturalizada de currículo escolar na área de matemática, reagindo com naturalidade quanto aos conteúdos, aos recursos e técnicas de ensino utilizadas contemporaneamente na área educativa. Frente às discussões realizadas, os estudantes relatavam histórias da própria vida e, quando os saberes escolares e os saberes populares divergiam, eles se viam desafiados a optarem entre o saber legitimamente aceito como matemática acadêmica-escolar ou a matemática apresentada pelos pais ou familiares. Nessa perspectiva, reconhecer-se como sujeito pertencente a essa maquinaria escolar e formado por ela, rompendo uma perspectiva de continuidade nos modos de ensino e aprendizagem, possibilita repensar os modos de organização curriculares.Downloads
Publicado
24-06-2016
Como Citar
STEFFENS, Carine; LORENZON, Mateus; MUNHOZ, Angélica Vier. A ETNOMATEMÁTICA COMO TENDÊNCIA DE ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 2, 2016. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1013. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais
Licença
Copyright (c) 2016 Carine Steffens, Mateus Lorenzon, Angélica Vier Munhoz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.