O ano de 2021 nos colocou diante de muitos desafios, mas também nos possibilitou avanços e conquistas importantes. Ainda em meio a uma pandemia, continuamos nos reinventando e articulando ações para fortalecer ainda mais a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fundação Univates), e, consequentemente, a comunidade regional.
Ao longo do ano trabalhamos intensamente para desenvolver as quatro unidades de negócio da Fundação Univates: Univates, Faculdade Univates Nova Mutum (em processo de credenciamento), Unianálises e Saúde Univates. Firmamos novas parcerias e consolidamos tantas outras.
Em maio, o Saúde Univates, em parceria com o Hospital Bruno Born (HBB), inaugurou o Centro de Apoio ao Diagnóstico, que é um dos maiores e mais modernos complexos de laboratórios de análises clínicas do Sul do Brasil.
Em 2021 a Univates também foi uma das primeiras universidades do interior do Rio Grande do Sul a se aproximar do ambiente de inovação da capital do Estado, ao firmar convênio com o Instituto Caldeira. O objetivo da parceria é justamente unir esforços para promover ações voltadas ao empreendedorismo inovador e ao desenvolvimento dos ambientes de inovação.
Ainda tivemos marcos importantes no âmbito comunitário. Um deles foi o fortalecimento do movimento Pro_Move Lajeado, integrado pela Universidade, setor público, empreendedores e a sociedade organizada, que visa à construção de um ecossistema de inovação, bem como à consolidação de Lajeado como uma Smart City importante no Brasil. Assim, também foi criada a Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil), a partir da cooperação entre a Fundação Univates, a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a Prefeitura de Lajeado. A Agência, criada como uma Organização Social (OS), tem seu núcleo no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e é responsável pela conexão entre os diferentes atores, buscando o fortalecimento do desenvolvimento e da inovação.
Já no segundo semestre inauguramos o prédio do Unianálises no Parque Tecnológico de Nova Mutum, no Mato Grosso. Os investimentos em estruturas, equipamentos e mobiliário possibilitam a prestação de serviços de análises laboratoriais na área de alimentos, rações, potabilidade de água e efluentes, para atender a demanda do setor produtor de alimentos daquela região.
Em setembro, o Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, localizado próximo da Univates, lançou, em parceria com a Universidade, o projeto denominado Novo Ensino Médio Gustavo Adolfo - campus Univates, para desenvolver atividades inovadoras como uma escola bilíngue na estrutura da Universidade a partir de 2022.
Por fim, encerramos 2021 com duas importantes conquistas para a nossa Universidade. A Univates conquistou o 1º lugar em infraestrutura no Ranking Universidades Empreendedoras no país, de acordo com o Ranking Universidades Empreendedoras 2021, realizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). Também foi reconhecida como a universidade mais sustentável do Sul do Brasil, segundo o ranking Green Metric elaborado pela Universidade da Indonésia (UI).
As diversas ações e as duas distinções ressaltam o comprometimento da Instituição para o fomento de uma cultura de empreendedorismo, inovação, sustentabilidade e responsabilidade social. Não se trata apenas de um dos campus universitários mais aprazíveis, mas da filosofia que seguimos e da dimensão que nossas ações podem alcançar.
Este trabalho, desenvolvido por muitas pessoas, é o que nos motiva a ir sempre além dos desafios e a vislumbrar uma oportunidade a cada obstáculo. Assim, desejamos que 2022 nos possibilite propor novas soluções e contribuir ainda mais com a nossa comunidade!
Presidente da Fundação Univates