Uma nova edição do Relatório Social da Fundação Univates foi lançada. Este é um documento institucional que tem por objetivo divulgar com transparência as ações desenvolvidas pela Univates ao longo de 2021, de forma a reafirmar o compromisso que a Instituição e suas mantidas têm não apenas com a comunidade acadêmica, mas com toda a sociedade.
Em 2021 o mundo seguiu vivendo os impactos da pandemia de covid-19, iniciada em 2020. Sempre atentas às orientações de segurança, no entanto, aos poucos, as organizações - e a Univates entre elas - foram retomando suas atividades usuais. A Univates desenvolveu campanhas de estímulo à vacinação e de reforço aos cuidados de prevenção da covid-19, além de outras iniciativas, como o Ambulatório de Reabilitação Pós-Covid-19, que iniciou suas atividades no último ano.
Em abril de 2021 recebemos com alegria a ótima notícia de que a Univates tem o melhor conceito de graduação do Brasil entre as universidades privadas avaliadas pelo Ministério da Educação, conforme o Índice Geral de Cursos (IGC). Mais de 90 instituições foram avaliadas. Na região Sul e no Rio Grande do Sul, a Univates ficou classificada como a terceira melhor universidade privada em relação ao IGC. No país, a Universidade figura como a sexta melhor universidade não pública.
Além do IGC, que é o indicador de qualidade do Ministério da Educação para as instituições de Ensino Superior, o MEC também divulga o resultado por curso por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O CPC apresenta dados de abrangência nacional, de forma que é possível estabelecer análises segmentadas. Os dados mais recentes são de dezembro de 2020 e também referentes aos cursos avaliados em 2019. Eles indicam que, entre as universidades avaliadas, os cursos de Educação Física (bacharelado), Farmácia e Nutrição da Univates foram considerados pelo CPC como os melhores cursos de todo o Brasil nas suas áreas.
Duas importantes notícias chegaram no fim do ano de 2021 para a Universidade. A primeira delas é que a Univates conquistou o 1° lugar em infraestrutura no Ranking Universidades Empreendedoras. O levantamento é feito pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) e tem o patrocínio do Bradesco. Na dimensão de infraestrutura são avaliados os indicadores de qualidade, parque tecnológico e qualidade da infraestrutura remota.
Também recebemos a notícia de que a Univates é a universidade mais sustentável do Sul do Brasil, segundo o ranking internacional Green Metric, ocupando o sétimo lugar em nível nacional - tendo avançado sete posições em relação ao ano anterior, entre as 40 IES participantes.
O ano de 2021 também foi de destaque para a pesquisa produzida pela Univates. Nossas equipes estiveram conquistando espaços em publicações importantes com estudos que identificaram mutações no genoma do SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19; descreveram o mais antigo exemplar de cica do mundo; e divulgaram registros de paleoincêndios na Antártica há 75 milhões de anos. Em 2021 também conquistamos nosso primeiro registro de patente, cujo pedido foi aprovado pelo Inpi.
No último ano realizamos o CRIE Smart Cities que, com quase 5 mil inscritos, teve o objetivo de debater as cidades inteligentes e posicionou a Universidade no centro desse debate na região do Vale do Taquari.
No segundo semestre de 2021, a prefeitura de Garibaldi e a Univates firmaram parceria para implantar o Laboratório de Alfabetização - Alfabeletrando no contraturno escolar, projeto este que tem como principal intenção diminuir as lacunas deixadas pela pandemia no desenvolvimento da alfabetização de crianças.
O ano de 2021 também cedeu espaço para a apresentação de uma proposta ousada pela Univates: a do curso CRIE_TI, nova formação imersiva desenvolvida pela Universidade na área de tecnologia da informação e uma opção diferente e inovadora.
Todas as ações que recheiam as páginas deste Relatório Social só são possíveis com o trabalho incansável de uma comunidade de milhares de pessoas comprometidas com a Univates. Em especial destaco a atuação do Comitê de Responsabilidade Social. Registro meu agradecimento a toda a comunidade acadêmica - estudantes, funcionários (professores e técnico-administrativos), estagiários e bolsistas - e à comunidade regional pelo comprometimento e dedicação à Instituição.
Boa leitura!
Reitora da Univates