O ano de 2020 foi, no mínimo, atípico. Há muito tempo a humanidade não vivenciava um momento tão desafiador e tão instável. E por que não se dizer também um momento de nos reinventarmos. Na Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), mantenedora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, tivemos um momento importante de transição. Fomos eleitos em 2020, Valmor Kappler e eu, para uma nova gestão no período de 2021 a 2024. Os desafios, neste contexto de pandemia, consistem em auxiliar na reestruturação da Univates em cenários educacionais alternativos e em ampliar um conjunto de novos negócios mantidos para a prestação de serviços, principalmente nas áreas da saúde e de análises laboratoriais.
Iniciamos o ano com muitos planos e perspectivas e nos vimos obrigados a adequar a rota para um contexto de isolamento social e de atividades remotas. De um dia para o outro, virtualizamos nossa operação para que a Univates não parasse. Em algumas noites, tivemos picos com mais de 5.000 alunos e professores conectados ao mesmo tempo, em rede, por mais de três horas consecutivas, nas suas aulas síncronas. Também foram cerca de 400 funcionários técnico-administrativos trabalhando de suas casas para manter nossas atividades. Isso só foi possível com a compreensão de cada estudante, professor e técnico-administrativo e com o investimento em tecnologia que temos feito nos últimos anos.
Enquanto Instituição comunitária, também estivemos ao lado dos entes públicos para compreender o momento vivido e viabilizarmos as melhores soluções. Disponibilizamos nossa infraestrutura para o município de Lajeado; participamos de pesquisas internacionais sobre a Covid-19; promovemos iniciativas nos mais diversos cursos e áreas de atuação. Também participamos de iniciativas para levar informação sobre o momento que vivemos à comunidade e de campanhas de estímulo ao uso de máscaras.
O ano de 2020 também foi o que marcou o início oficial das atividades do Saúde Univates, que contempla uma gama de serviços na área da saúde. Dentre elas destaca-se o Laboratório de Análises Clínicas, que foi reinaugurado e aberto também para atendimento à comunidade. Esse laboratório foi pioneiro na realização de testes de Covid, graças a sua equipe – capacitada para operar equipamentos de alta tecnologia. Foram quase 25 mil testes realizados entre março e dezembro de 2020.
Em relação ao Unianálises, intensificamos as ações em Nova Mutum, cidade mato-grossense na qual haverá uma unidade do Laboratório no Parque Tecnológico do município. O contrato de concessão de uso de um prédio que será cedido pela municipalidade, por 20 anos, foi assinado em dezembro de 2020.
Também tivemos o lançamento do Ecovates, serviço de gerenciamento de resíduos. O Ecovates busca as melhores alternativas para o tratamento e a destinação dos resíduos, primando pelas questões ambientais e econômicas relacionadas e garantindo aos clientes do serviço a destinação correta dos resíduos. Algumas das alternativas para destinação dos resíduos são a reciclagem, a descontaminação, a compostagem, a recuperação energética, a incineração e o coprocessamento.
Diante de tudo isso, temos certeza que, apesar das adversidades, 2020 foi um ano muito produtivo para a Fuvates e suas mantidas. Seguimos com nossa atuação comunitária e motivados a continuar sendo parceiros da comunidade em iniciativas que promovam o desenvolvimento da nossa região. Nosso desejo é que 2021 nos presenteie com a retomada de uma vida um pouco mais normal e com novas realizações.
Presidente da Mantenedora