O ano de 2020 foi atípico, com desafios impostos pela pandemia de Covid-19, que afetou comunidades em todos os lugares do mundo. Durante o ano, a Universidade do Vale do Taquari - Univates desenvolveu diversas iniciativas em diferentes áreas para o enfrentamento da pandemia. Destacam-se algumas dessas iniciativas, conforme segue:

Aulas virtualizadas

Em 16 de março de 2020, a Univates decidiu que, a partir do dia seguinte, as aulas seriam virtualizadas, como uma maneira de conter o avanço do vírus. Em menos de 24 horas houve a transposição integral da presencialidade da sala de aula para espaços virtualizados. Durante o ano foram retomadas as atividades práticas presenciais, seguindo todas as normas de segurança e respeitando a capacidade dos laboratórios e dos demais espaços utilizados.

Trabalho em home office

No momento em que as atividades acadêmicas começaram a ser realizadas em espaços virtuais, os professores e técnico-administrativos foram incentivados a realizarem trabalho em home office. Tanto o trabalho em home office quanto a virtualização das aulas foram iniciativas tomadas com o objetivo de proteger as comunidades interna e acadêmica que circulam pelo campus da Univates.

Em dezembro de 2020:

76%

dos funcionários ainda trabalhando no sistema home office

Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus - Lajeado

Criado pela Prefeitura Municipal de Lajeado, o Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus - Lajeado, integrado, entre outros, por representantes da Univates, foi desenvolvido para alinhar as ações da Federação e do Estado com o município para orientar e preparar estruturas necessárias para o enfrentamento da pandemia na cidade. As atividades do grupo iniciaram no dia 12 de março de 2020 e devem se estender até o fim da pandemia. Além de fornecer suporte necessário ao combate da Covid-19, o grupo atua com o intuito de informar a sociedade e também de sensibilizar os cidadãos sobre a importância da atuação de cada um nos cuidados preventivos necessários para evitar a infecção.

Centro de Operação de Emergência em Saúde da Universidade do Vale do Taquari (COE Univates)

Foi instituído em abril de 2020, considerando a Portaria Conjunta SES/Seduc/RS nº 01/2020. Conforme essa Portaria, são atribuições do COE Univates: elaborar o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus - Covid-19 e articular com o COE Municipal as medidas de controle no âmbito da Instituição de ensino, entre outras.

Site sobre a Covid-19

A Univates lançou, em março de 2020, um site sobre a Covid-19. Nele é possível acompanhar as principais medidas preventivas, as orientações para a comunidade acadêmica e informações de interesse público sobre a Covid-19.

Comissão para analisar as dificuldades dos alunos

Em abril de 2020 foi constituída uma comissão para analisar as dificuldades financeiras dos alunos relacionadas à pandemia de Covid-19. A comissão analisou os casos com base nas justificativas e comprovações apresentadas, e ofereceu aos alunos formas alternativas para quitar seus débitos. Além disso, houve suplementação orçamentária na verba do Fundo de Apoio ao Estudante e flexibilização de algumas regras para atender mais alunos. Por meio do FAE, o aluno pode ter a isenção parcial ou integral de até três mensalidades no caso de perda de emprego por parte do estudante ou de seu responsável financeiro.

Em 2020:

668

solicitações foram encaminhadas por alunos para análise da dificuldade financeira

Aliados de Pano

A campanha Aliados de Pano iniciou oficialmente no dia 8 de abril de 2020. Ela foi elaborada em conjunto entre a Prefeitura de Lajeado, a Univates, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Unimed VTRP para incentivar a confecção de máscaras caseiras. Um site especial foi criado para compartilhar conteúdos, o molde para fazer a máscara em casa e os principais cuidados com a higienização.

Central de Atendimento 24 horas da Covid-19

No dia 17 de março de 2020 começou a funcionar em Lajeado uma Central de Atendimento 24 horas para atendimento de pessoas da cidade com suspeita de contaminação por coronavírus que apresentassem sintomas gripais ou respiratórios. Por meio dessa Central, as pessoas com suspeita da doença receberam orientações sobre como proceder. A operação ocorreu por um tempo na estrutura de call center da Univates. No dia 24 de março, a Prefeitura de Lajeado, em conjunto com a Univates, promoveu a ampliação da Central de Atendimento 24 horas. O telefone 0800 7 07 08 09, utilizado tradicionalmente para contato com a Universidade, passou a receber ligações de pessoas com suspeita de contaminação, para orientações sobre cuidados a serem tomados. No início do mês de junho, em razão da baixa incidência de casos suspeitos de contaminação por coronavírus em Lajeado, a Central de Atendimento alterou os horários de atendimento. No mesmo mês, devido à baixa demanda do serviço, as atividades da Central de Atendimento foram encerradas.

Apoio psicossocial pelo 0800 da Univates

A partir do dia 24 de março de 2020, o telefone 0800 7 07 08 09, utilizado tradicionalmente para contato com a Universidade, passou a receber ligações de pessoas com suspeita de contaminação por coronavírus à procura de orientações sobre cuidados a serem tomados e de apoio psicossocial ofertado à comunidade. O trabalho contou com a participação de psicólogas da Univates e psicólogas voluntárias, totalizando 14 profissionais, que foram capacitadas para atuação em situações de desastre e emergência. Durante os três meses de funcionamento foram registrados atendimentos voltados especialmente a sintomas de ansiedade, medo e angústia em razão do risco de contaminação, crise socioeconômica e isolamento social. As situações mais graves, severas e persistentes, que necessitavam de avaliações presenciais e monitoramento, foram direcionadas aos serviços de saúde ou assistência social da rede municipal de Lajeado.

Durante os três meses de funcionamento em 2020:

76

pessoas atendidas

80

atendimentos

Diluição de álcool

No Laboratório de Química da Univates foi realizada a diluição de álcool 96º para álcool 70º, que é mais eficiente para desinfecção de superfícies e higienização das mãos. A matéria-prima foi adquirida pela Univates e também recebida por meio de doações. A distribuição foi administrada pelo Sesmt da Universidade.

Em 2020:

5.625

litros de álcool líquido 70º foram disponibilizados

1.825

litros foram destinados à Instituição

3.800

litros de álcool foram doados

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Produção de protetores faciais

No dia 23 de março de 2020, o Tecnovates começou a produção de protetores faciais. Os protetores produzidos foram prioritariamente doados a entidades de saúde da região. Os EPIs também foram doados para a Polícia e os Bombeiros, que atuam na linha de frente no combate ao vírus da Covid-19. Além disso, empresas da região procuraram a Univates para confecção dos equipamentos.

Em 2020:

4.767

protetores faciais foram produzidos

3.332

foram repassados para organizações privadas a preço de custo

1.435

foram doados

14

entidades foram beneficiadas com os protetores faciais doados

Produção de máscaras descartáveis

A Univates adquiriu tecido SMS e contratou empresa para costurar máscaras descartáveis. Ainda, a Instituição realizou a esterilização das máscaras descartáveis (envelopamento unitário das máscaras, autoclavagem e secagem em estufa).

Em 2020:

79.500

máscaras foram produzidas

64.530

foram disponibilizadas para estudantes e funcionários da Univates

14.970

foram doadas para o Hospital Bruno Born (HBB) e a Unimed VTRP

Confecção de jalecos

Com o objetivo de contribuir para o trabalho de profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, estudantes e egressas do curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Univates, bem como outros voluntários, confeccionaram jalecos de TNT. As peças produzidas foram distribuídas para profissionais da saúde da Prefeitura Municipal de Lajeado e de unidades de saúde do município.

Em 2020:

8.000

peças aproximadamente foram confeccionadas

Desinfecção de máscaras N95

Desinfecção das máscaras pós-utilização por meio de exposição a lâmpadas de vapor de mercúrio de alta pressão e elevada potência, no Tecnovates. As lâmpadas utilizadas possuem amplo espectro de atuação, usando especialmente a luz ultravioleta (UV-C) – radiação responsável pela ação germicida (254 nm). O processo foi conduzido com base em estudo de revisão realizado por pesquisadores da Stanford Anesthesia Summer Institute.

Lista de voluntários da área da saúde

Para auxiliar nas buscas por profissionais egressos da saúde que desejam atuar como voluntários, a Univates disponibilizou formulário para interessados em fazer parte, se houver necessidade, das equipes que estão atuando na linha de frente no enfrentamento à pandemia.

Em 2020:

298

interessados inscritos

Avaliação de cenários

A Univates acompanhou os dados sobre a pandemia de Covid-19 divulgados pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul e fez projeção para o município de Lajeado.

Em 2020:

60

estudos dessa natureza foram realizados

33

comentários foram gravados em vídeo, que foram veiculados no jornal da Univates (TV Univates)

Pesquisas voltadas a questões relacionadas à pandemia

Durante o ano de 2020, a Univates desenvolveu pesquisas relacionadas à pandemia de Covid-19 vinculadas a programas de pós-graduação stricto sensu e/ou ao Tecnovates.

Saúde mental na pandemia

“O impacto do isolamento social pela Covid-19 na qualidade de vida e saúde mental em moradores do Vale do Taquari” é o título da pesquisa que está sendo realizada pela professora Joana Bücker, do PPGCM da Univates. O estudo tem como objetivo avaliar a qualidade de vida e a saúde mental da população do Vale do Taquari durante o período de isolamento social em razão da pandemia de Covid-19.

Telemedicina psiquiátrica

Em junho de 2020 foi aprovado um projeto de pesquisa encaminhado pela Univates ao Edital Inova-RS de Apoio ao Enfrentamento da Covid-19. O edital é uma iniciativa da Sict do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo da pesquisa é criar um sistema que alie tecnologia e teleatendimento psiquiátrico e psicológico para auxiliar no diagnóstico de sintomas psiquiátricos e de risco suicida nas regiões dos Vales do Taquari e Rio Pardo durante o período da pandemia de Covid-19. O projeto “O uso de uma ferramenta tecnológica no auxílio diagnóstico para a Covid-19, transtornos do afeto negativo e comportamento suicida na região com maiores índices de suicídio no Brasil e ensaio clínico de técnicas de psicoterapia breve voltado à sintomatologia psiquiátrica em tempos de pandemia”, vinculado ao PPGCM, é liderado pela Univates e proposto em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e a Unisc.

Testa Lajeado

A Univates realizou a pesquisa Testa Lajeado, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Lajeado que teve como objetivo analisar, por meio de amostragem probabilística, a prevalência do coronavírus no município nos meses de maio e junho de 2020. Durante a pesquisa, 2.577 habitantes foram testados. Os resultados principais da pesquisa foram publicados na revista International Journal of Infectious Diseases.

Pandemia e o transtorno do espectro autista

Um dos projetos de pesquisa vinculados ao PPGCM da Univates tem como objetivo avaliar questões genéticas que podem estar relacionadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Coordenada pelo professor Josemar Marchezan, a pesquisa “Avaliação de alterações epigenéticas associadas com o transtorno do espectro autista” também buscou compreender como o isolamento social por causa do novo coronavírus tem impactado crianças e adolescentes com TEA.

Novos testes

A professora Daiane Heidrich, do PPGCM, tem se dedicado a estudar métodos alternativos de detecção do Sars-CoV-2 empregando espectroscopia no infravermelho com Transformada de Fourier. O projeto, em andamento, tem incentivo da empresa BRF com o objetivo de encontrar um teste mais rápido e barato para disponibilização à população da região.

Parceria com a Alemanha

A professora doutora Márcia Inês Goettert, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) e do PPGCM da Univates, está na Alemanha desde o início de outubro de 2020 trabalhando em conjunto com a Universidade de Tübingen. Intitulada “Coronavirus Sars-CoV-2 Detection and Assay Development”, a pesquisa que a professora está realizando tem como objetivo desenvolver um método que aprimore a detecção do vírus em amostra sorológica.

Novos diagnósticos

Estudo liderado pelo doutor Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers, professor do PPGBiotec, trabalha na anotação funcional dos genomas do vírus Sars-CoV-2, isolados em diferentes regiões do Brasil, por meio de técnicas de bioinformática, com o intuito de analisar mutações específicas no genoma do vírus. A partir da identificação de mutações, os pesquisadores têm a intenção de avaliar novas possibilidades de fármacos. A pesquisa é coordenada pela Univates em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O projeto também tem incentivo da empresa BRF.

Testes de coronavírus para a comunidade

O Laboratório de Análises Clínicas (LAC) Univates, com atividades de análise para realização de exames clínicos com equipamentos de última geração e profissionais qualificados, oferece, dentre os mais diversos tipos de exames, o teste para diagnóstico de coronavírus. O teste é realizado de forma particular e por convênios.

Em 2020:

25.657

exames realizados

18.392

exames de RT-PCR

7.265

testes rápidos para detecção de anticorpos IgG e IgM para Sars-CoV-2

Destaca-se que foram registrados 206 convênios em razão da pandemia de Covid-19 para atender aos setores da Univates e empresas.

Doação de testes de Covid

Doações de testes de Covid foram realizadas pela DSS.

Em 2020:

Doações:

Abrigo São Chico, de Lajeado

10

testes PCR

Centro Terapêutico São Francisco, de Lajeado

20

testes PCR

25

testes rápidos

20

litros de álcool em gel diluído

Teia de Negócios

O projeto Teia de Negócios, criado em 1º de abril de 2020, tem como objetivo oferecer mentorias para micro e pequenos empresários da região, visando a diminuir os impactos da pandemia de Covid-19. O projeto tem como participantes membros da Empresa Jr. e professores do CGO, além de contar com alunos de cursos da área de gestão interessados no tema.

Em 2020:

12

empresários receberam orientação por meio do projeto

Destinação de parte da estrutura da Universidade para receber atendimentos de saúde

Atendimentos pediátricos ambulatoriais

Para aumentar a capacidade de atendimento de casos de Covid-19 na UPA e nas UBS de Lajeado, consultas pediátricas ambulatoriais foram realizadas no Centro Clínico Univates, em parceria com o curso de Medicina da Instituição. Para ter acesso à consulta pediátrica, as famílias procuravam a UPA e as UBS, que realizavam triagem dos casos e encaminhavam os atendimentos ambulatoriais para a Univates. Os casos de urgência e emergência continuaram sendo atendidos pela UPA.

Leitos para atender a casos de coronavírus

A Univates, em parceria com a Prefeitura de Lajeado e o HBB, disponibilizou leitos no Centro Clínico Univates para atendimento de pacientes diagnosticados com Covid-19, em casos de menor gravidade. Os leitos seriam utilizados a partir do momento em que o HBB atingisse um limite de segurança no número de internações de pacientes com coronavírus. Em 2020 os leitos disponibilizados não foram utilizados.

Atendimento clínico em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Estrela

Transferência das demandas com menor urgência pediátrica e menor urgência obstétrica para o atendimento de professores e estudantes do curso de Medicina da Univates no Cami.

Transferência de equipe para atendimento nas UBS do município de Lajeado

Deslocamento de equipe de médicos, preceptores, funcionários e estudantes do quinto e do sexto ano do curso de Medicina da UBS Universidade para as UBS do município de Lajeado que necessitaram de turno estendido até as 19h.

Disponibilização de ultrafreezers

A Univates colocou à disposição do Governo do Estado do Rio Grande do Sul um ultrafreezer para o armazenamento das vacinas contra a Covid-19.