ARTE PARA NÃO ARTISTAS: EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS (1441247)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Experimentações de diferentes matérias artísticas. Exercício de criação para uma docência criadora/inventiva.
ARTE PARA NÃO ARTISTAS: EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS (1441246)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: A arte como disparadora do exercício de pensar. A arte como matéria para uma docência criadora/inventiva.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (9901220)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Ampliação de conhecimentos por meio da comprovação de atividades realizadas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional, visando ao desenvolvimento da formação do estudante.
COMO PENSAR O FAZER DOCENTE? (1425219)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo sobre a formação e o fazer docente na sua relação com a pesquisa em educação.
Co-requisitos:
LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS: PRODUÇÃO REFLEXIVA, CRÍTICA E CRIATIVA (2237403)
FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS DO SABER E DA PRÁTICA PROFISSIONAL (2261403)
DIMENSÕES DO ENSINAR E DO APRENDER (1425224)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: A artesania de uma aula em meio aos atos de ensinar e aprender/estudar.
DIMENSÕES DO ENSINAR E DO APRENDER (1425223)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Teorizações e estudos sobre o aprender e o ensinar em diferentes tempos, espaços e perspectivas.
EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA (1425225)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação em diferentes espaços e temporalidades.
ESTUDOS DE INFÂNCIAS (1421233)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: As representações de infâncias em artefatos culturais.
ESTUDOS DE INFÂNCIAS (1421232)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: A trajetória histórica dos conceitos de infância em diferentes espaços e tempos.
FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS DO SABER E DA PRÁTICA PROFISSIONAL (2261403)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo dos paradigmas filosóficos e análise de conjuntura para a compreensão das questões fundamentais do ser humano.
Co-requisitos:
COMO PENSAR O FAZER DOCENTE? (1425219)
LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS: PRODUÇÃO REFLEXIVA, CRÍTICA E CRIATIVA (2237403)
LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS: PRODUÇÃO REFLEXIVA, CRÍTICA E CRIATIVA (2237403)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase em textos acadêmicos, na leitura funcional, na produção escrita, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras e das produções textuais escritas.
Co-requisitos:
COMO PENSAR O FAZER DOCENTE? (1425219)
FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS DO SABER E DA PRÁTICA PROFISSIONAL (2261403)