Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

SEMESTRES

COMPONENTES CURRICULARES

SEMESTRE 1
ARQUEOLOGIA (2251205)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo do desenvolvimento histórico da Arqueologia, seus conceitos, métodos e técnicas básicas de trabalho e a história do homem.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES (9901220)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Ampliação de conhecimentos por meio da comprovação de atividades realizadas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional, visando ao desenvolvimento da formação do estudante.


COMO PENSAR O FAZER DOCENTE? (1425219)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo sobre a formação e o fazer docente na sua relação com a pesquisa em educação.   


DIMENSÕES DO ENSINAR E DO APRENDER (1425223)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Teorizações e estudos sobre o aprender e o ensinar em diferentes tempos, espaços e perspectivas.  


DIMENSÕES DO ENSINAR E DO APRENDER (1425224)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: A artesania de uma aula em meio aos atos de ensinar e aprender/estudar.  


EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA (1425225)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação em diferentes espaços e temporalidades. 


ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONHECENDO O ESPAÇO ESCOLAR (9201248)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Produção de práticas de pesquisa em espaços escolares como potência para o fazer docente.


FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS DO SABER E DA PRÁTICA PROFISSIONAL (2261403)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo dos paradigmas filosóficos e análise de conjuntura para a compreensão das questões fundamentais do ser humano.  


LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS: PRODUÇÃO REFLEXIVA, CRÍTICA E CRIATIVA (2237403)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase em textos acadêmicos, na leitura funcional, na produção escrita, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras e das produções textuais escritas.        


PRÁTICAS ARQUEOLÓGICAS, TÉCNICAS E INTERPRETAÇÃO (2254206)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo do desenvolvimento histórico da Arqueologia, seus conceitos, métodos e técnicas básicas de trabalho e a história do homem.


SEMESTRE 2
ARGUMENTAÇÃO: PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA (2237404)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo do texto argumentativo oral e escrito, com ênfase nos tipos de argumentos e no uso de elementos de coesão e coerência. Dicção, oratória, gestualidade. Produção de gêneros acadêmicos orais e escritos com vistas à participação em eventos de divulgação científica. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das produções textuais orais e escritas.


DIDÁTICAS E PROCEDIMENTOS DE CRIAÇÃO (9301217)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo da invenção da didática às implicações no ensinar e na formação docente.


DIDÁTICAS E PROCEDIMENTOS DE CRIAÇÃO (9301218)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Experimentações didático-pedagógicas por meio da criação de procedimentos didáticos.


HISTÓRIA DA ÁFRICA (2253212)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Teoria e historiografia sobre a História da África e a cultura afro-brasileira. 


HUMANIDADES E CIDADANIA NA CONTEMPORANEIDADE (3127404)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas aos direitos humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.


MÚLTIPLOS LETRAMENTOS (2237208)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo do letramento escolar, dos letramentos sociais e dos multiletramentos, por meio da concepção de leitura e escrita como sistemas simbólicos enraizados na prática social.  


O QUE É FAZER PESQUISA EM EDUCAÇÃO? (2269231)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo acerca da pesquisa em Educação na contemporaneidade, considerando aspectos éticos e metodológicos.  


VIVÊNCIAS EM TERRITÓRIO (9431201)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Estudo da extensão universitária e identificação de demandas sociais na comunidade regional.   


SEMESTRE 3
AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (4221403)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.


CORPO E LINGUAGEM (2124203)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo do corpo como elemento de linguagem. Experimentações corporais tendo como suporte os princípios do corpo sensível, expressivo e dialógico.    


EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E CULTURA (1425226)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação brasileira.


ENTRE CURRÍCULOS TRANSVERSAIS E CONTEXTOS HÍBRIDOS (1421234)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo da invenção do currículo às teorias curriculares: disciplinarização dos saberes e das práticas, transversalidade e contextos curriculares híbridos.  


ENTRE CURRÍCULOS TRANSVERSAIS E CONTEXTOS HÍBRIDOS (1421235)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Experimentações curriculares transversais como possibilidade de reinvenção do currículo.  


ESTÁGIO SUPERVISIONADO METODOLOGIAS DE ENSINO EM HISTÓRIA (9202280)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Estudo da organização, execução e avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem.


HISTÓRIA ANTIGA (2252266)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo das civilizações orientais e clássicas na Antiguidade, tendo em vista a abordagem das grandes estruturas que conformam essas sociedades, enfatizando o eixo político-religioso e sociocultural. 


HISTÓRIA MEDIEVAL (2252267)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo das estruturas econômicas, sociais, políticas, jurídicas e religiosas do período medieval na Europa Ocidental.


SEMESTRE 4
DIDÁTICA, AULA, AVALIAÇÃO COMO PRÁTICAS DE CRIAÇÃO (2263213)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo do planejamento de aula e das diferentes possibilidades de avaliação escolar.  


DIDÁTICA, AULA, AVALIAÇÃO COMO PRÁTICAS DE CRIAÇÃO (2263214)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Diálogos pedagógicos entre a aula e os processos avaliativos - a indissociabilidade entre teoria e prática.   


GESTÃO EDUCACIONAL: INSTITUIÇÕES E SUJEITOS DEMOCRÁTICOS (3459205)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo da gestão educacional e escolar considerando o comum como um princípio político, analisando a organização administrativa e pedagógica das instituições de ensino.


GESTÃO EDUCACIONAL: INSTITUIÇÕES E SUJEITOS DEMOCRÁTICOS (3459206)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Vivência dos processos de gestão escolar em sua interface com a formação continuada docente. A elaboração e a implementação da proposta pedagógica da escola.


HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL (2252261)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Estudo da diversidade étnica e cultural e das formas distintas de organização social das populações indígenas que habitavam as Américas antes da conquista europeia e nos primeiros anos pós-contato. 


HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA (2252263)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: O estudo do  modelo colonial português no Brasil e das populações indígenas, africanas e europeias no Brasil Colônia.


HISTÓRIA INDÍGENA (2252262)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Estudo de temas sobre o ensino da história indígena, as políticas indigenistas, aspectos históricos, culturais e conceituais de populações indígenas e das relações étnico-raciais no Brasil. Sociodiversidade dos povos indígenas no Brasil Contemporâneo.


SEMESTRE 5
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL (9202281)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Observação, planejamento e regência de classe no Ensino Fundamental na disciplina de História.


HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO (2252269)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Estudo dos contextos político, econômico e sociocultural do Império no Brasil. A institucionalização da Monarquia e do Estado Nacional Brasileiro.


HISTÓRIA MODERNA (2252273)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Análise do processo histórico da Europa Ocidental nos campos político, econômico, social e cultural e os contatos com outras culturas e continentes entre os séculos XVI e XVIII.


LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (2231402)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo dos fundamentos linguísticos, culturais, políticos e educacionais da Língua Brasileira de Sinais e desenvolvimento de habilidades básicas nos processos que envolvem a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. A compreensão dos aspectos culturais e identitários das pessoas surdas que se apresentam na arte, cultura, literatura e filosofia.


POLÍTICAS DE INCLUSÃO E A DIFERENÇA EM QUESTÃO (1425229)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Problematização das práticas de in/exclusão na educação.


TRANSITANDO ENTRE A ARTE E A VIDA NA ESCOLA E NA CIDADE (1441254)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Experimentações artístico-pedagógicas em espaços escolares e não escolares.   


TRANSITANDO ENTRE A ARTE E A VIDA NA ESCOLA E NA CIDADE (1441253)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Docência como elemento disparador de encontros entre a arte e a vida na escola e na cidade.  


SEMESTRE 6
ARTESANIA E O FAZER PEDAGÓGICO (1425222)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: O ofício docente: os saberes do professor artesão.  


DIFERENTES MODALIDADES EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL (1425227)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: A estrutura normativa da educação brasileira contemporânea e suas diferentes modalidades educacionais na perspectiva da Educação Integral.   


DIFERENTES MODALIDADES EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL (1425228)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo das políticas educacionais e da legislação da Educação Básica e suas implicações sobre a organização dos sistemas de ensino na perspectiva da educação integral.  


EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E SOCIEDADE (3121206)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Diálogo como princípio educativo. A filosofia da educação como questionamento do processo pedagógico e como elaboração teórica da experiência educativa. Investigação e atuação do aluno em movimentos sociais, instituições governamentais e não governamentais. Conhecimento, ensino e aprendizagem em diferentes contextos sociais. 


EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (1425235)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo das interfaces entre tecnologias digitais, sociedade, cultura, educação e construção de conhecimento.


HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA (2252268)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Estudo do período pós-Primeira Guerra Mundial, compreendendo os contornos da Segunda Guerra Mundial e os efeitos da bipolarização, do Estado de Bem-Estar Social ao Neoliberalismo.  


LABORATÓRIO DE HISTÓRIA (2254205)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: As características norteadoras do conhecimento histórico e a instrumentalização teórico-metodológica para o uso de fontes escritas, orais e imagéticas, considerando a pesquisa em História.


TEORIA DA HISTÓRIA (2253213)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo das escolas teóricas, teorias, conceitos e métodos de pesquisa da História.


SEMESTRE 7
EMPREENDEDORISMO (3453404)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudos sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, suas características e funções.  


ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO (9202282)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Observação, planejamento e regência de classe no Ensino Médio, na disciplina de História, com base nos fundamentos teórico-metodológicos discutidos ao longo do curso. 


EXPERIÊNCIA DA ARTE (2124204)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Experimentação e criação artística a partir da literatura, música, escrita, dança, teatro, cinema, fotografia, artes visuais e outras manifestações estéticas relacionadas ao campo das artes.


HISTÓRIA COLONIAL DO RIO GRANDE DO SUL (2252270)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Estudo das ocupações indígenas, sociedade fronteiriça, domínios territoriais luso-brasileiros e regionalismo rio-grandense no processo da formação do Estado Nacional Brasileiro. As convulsões políticas, o escravismo, a Guerra Farroupilha, a imigração e o processo abolicionista no período Imperial. Noções da matriz historiográfica platina e lusitana.


HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA (2252271)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Estudo do processo histórico americano nos campos político, econômico, social e cultural e inserção internacional da América a partir do século XIX.  


POLÍTICAS DE INCLUSÃO E A DIFERENÇA EM QUESTÃO (1425230)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo dos processos de inclusão e suas implicações, considerando as políticas públicas e as práticas de in/exclusão nos espaços escolares e não escolares.  


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (9102211)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Sistematização de questões teóricas, técnicas e práticas relacionadas à área de história e elaboração de projeto de pesquisa.


SEMESTRE 8
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL (9202283)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Estudo da organização e preservação de acervos e do patrimônio cultural a partir de prática em instituições de memória.  


HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA (2253214)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Estudo dos conceitos de raça e etnia, mestiçagem, racismo e racialismo, preconceito e discriminação, e das premissas didático-pedagógicas de educação antirracista.


HISTÓRIA BRASIL CONTEMPORÂNEO (2252264)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Estudo do processo histórico brasileiro e inserção internacional do Brasil desde a proclamação da República até os dias atuais.


HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO RIO GRANDE DO SUL (2252265)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Estudo da transição do Império para a República no Rio Grande do Sul. A Revolução Federalista e a Revolução de 1923. O Castilhismo e o Borgismo na República Velha. A organização política e socioeconômica rio-grandense durante a República Nova e no Estado Novo. O panorama político, econômico e sociocultural do Rio Grande do Sul no período do Populismo, da Redemocratização, do Regime Militar e da abertura política.


PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL (2252272)
Carga Horária: 80
Créditos: INF
Ementa: Estudo de conceitos do campo patrimonial com ênfase em cultura, memória, história e práticas educativas.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (9102228)
Carga Horária: 40
Créditos: INF
Ementa: Trabalho monográfico a partir do projeto da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I.


TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 61