Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

MÓDULOS

COMPONENTES CURRICULARES

MÓDULO 1
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase no texto acadêmico, na leitura funcional, na produção escrita e oral, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras, das produções textuais escritas e orais.
Co-requisitos: 
PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (1425216)
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTE (9411201)


PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (1425216)
Carga Horária: 80
Ementa: Teorias que fundamentam os processos de ensino e de aprendizagem em diferentes tempos, planos e espaços.
Co-requisitos: 
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTE (9411201)


SEMINÁRIO INTEGRADOR I: FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTE (9411201)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudos sobre a formação e a carreira docente.
Co-requisitos: 
PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (1425216)
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS (2237401)


MÓDULO 2
DIDÁTICA GERAL (1425210)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da escola moderna à escola contemporânea: sujeitos, saberes, práticas docentes, articulação entre ensino, pesquisa e organização, planejamento e avaliação do fazer pedagógico em diferentes níveis e contextos.
Co-requisitos: 
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (1425212)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS (9411202)


EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (1425212)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo das interfaces entre tecnologias digitais, sociedade, cultura, educação e construção de conhecimento.
Co-requisitos: 
DIDÁTICA GERAL (1425210)
SEMINÁRIO INTEGRADOR II: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS (9411202)


SEMINÁRIO INTEGRADOR II: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS (9411202)
Carga Horária: 40
Ementa: Experimentação de recursos tecnológicos na sua interface com a Educação. 
Co-requisitos: 
DIDÁTICA GERAL (1425210)
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (1425212)


MÓDULO 3
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo de conceitos epistemológicos e de propostas de Educação Ambiental em espaços formais e não formais de ensino visando às relações socioambientais e ao papel da Educação Ambiental na formação da cidadania.
Co-requisitos: 
ESTUDOS DA INFÂNCIA (1421220)
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)
SEMINÁRIO INTEGRADOR III: EDUCAÇÃO E INFÂNCIA (9411203)


ESTUDOS DA INFÂNCIA (1421220)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da infância na atualidade, por meio das representações de infância, de criança e do conceito devir-criança.  
Co-requisitos: 
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)
SEMINÁRIO INTEGRADOR III: EDUCAÇÃO E INFÂNCIA (9411203)


HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo do processo histórico e cultural do ensino e da aprendizagem em espaços escolares e não escolares.
Co-requisitos: 
ESTUDOS DA INFÂNCIA (1421220)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)
SEMINÁRIO INTEGRADOR III: EDUCAÇÃO E INFÂNCIA (9411203)


SEMINÁRIO INTEGRADOR III: EDUCAÇÃO E INFÂNCIA (9411203)
Carga Horária: 40
Ementa: Entrecruzamentos entre infâncias moderna e contemporânea e a produção discursiva sobre o sujeito infantil. 
Co-requisitos: 
ESTUDOS DA INFÂNCIA (1421220)
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2254202)
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4222209)


MÓDULO 4
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo da formação pessoal e relacional na formação profissional, problematização de questões relativas a sexualidade, relações de gênero e relações étnico-raciais.
Co-requisitos: 
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS I (1441211)
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR I: LITERATURA INFANTIL (1454208)
SEMINÁRIO INTEGRADOR IV: EDUCAÇÃO E LITERATURA (9411204)


PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR I: LITERATURA INFANTIL (1454208)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo e reflexão sobre a literatura infantil e a formação do leitor na Educação Básica.  
Co-requisitos: 
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS I (1441211)
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)
SEMINÁRIO INTEGRADOR IV: EDUCAÇÃO E LITERATURA (9411204)


SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS I (1441211)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da linguagem escrita e da relação entre consciência linguística e alfabetização.
Co-requisitos: 
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR I: LITERATURA INFANTIL (1454208)
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)
SEMINÁRIO INTEGRADOR IV: EDUCAÇÃO E LITERATURA (9411204)


SEMINÁRIO INTEGRADOR IV: EDUCAÇÃO E LITERATURA (9411204)
Carga Horária: 40
Ementa: Experimentações corporais, literárias e de escritura em meio à educação.
Co-requisitos: 
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS I (1441211)
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO LEITOR I: LITERATURA INFANTIL (1454208)
EXPERIÊNCIAS CORPORAIS NAS RELAÇÕES HUMANAS (7205209)


MÓDULO 5
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO (2263206)
Carga Horária: 80
Ementa: A filosofia da educação como questionamento do processo pedagógico e como elaboração teórica da experiência educativa. 
Co-requisitos: 
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)
PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)
SEMINÁRIO INTEGRADOR V: EDUCAÇÃO E DIFERENÇAS (9411205)


ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo da legislação educacional, políticas públicas e normas dos sistemas de ensino.
Co-requisitos: 
PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO (2263206)
SEMINÁRIO INTEGRADOR V: EDUCAÇÃO E DIFERENÇAS (9411205)


PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)
Carga Horária: 40
Ementa: Problematização das práticas de in/exclusão na educação.
Co-requisitos: 
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO (2263206)
SEMINÁRIO INTEGRADOR V: EDUCAÇÃO E DIFERENÇAS (9411205)


SEMINÁRIO INTEGRADOR V: EDUCAÇÃO E DIFERENÇAS (9411205)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo acerca dos desafios colocados à educação nacional com relação às diferenças e aos processos de inclusão escolar.
Co-requisitos: 
ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1425213)
PEDAGOGIA E DIFERENÇAS (1425214)
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO (2263206)


MÓDULO 6
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA (1455212)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo das tendências no ensino de Matemática e suas contribuições na constituição de práticas pedagógicas e alfabetização matemática. 
Co-requisitos: 
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS II (1441212)
GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR (3459203)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VI: PRÁTICA INVESTIGATIVA I (9411206)


GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR (3459203)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo da gestão educacional e escolar como princípio formativo em diferentes campos e dimensões educacionais escolares, considerando a organização administrativa e pedagógica das instituições de ensino. 
Co-requisitos: 
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS II (1441212)
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA (1455212)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VI: PRÁTICA INVESTIGATIVA I (9411206)


SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS II (1441212)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo genealógico das práticas de alfabetização, planejamento e desenvolvimento de ações educacionais para a construção da leitura e da escrita.
Co-requisitos: 
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA (1455212)
GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR (3459203)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VI: PRÁTICA INVESTIGATIVA I (9411206)


SEMINÁRIO INTEGRADOR VI: PRÁTICA INVESTIGATIVA I (9411206)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo das implicações da gestão escolar sobre o planejamento de propostas pedagógicas nas práticas de alfabetização na educação infantil e nos anos iniciais.
Co-requisitos: 
SABERES E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS II (1441212)
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA (1455212)
GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR (3459203)


MÓDULO 7
EMPREENDEDORISMO (3453401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, suas características e funções.
Co-requisitos: 
ESTUDOS DO CURRÍCULO (1421221)
SABERES E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441214)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VII: PRÁTICA INVESTIGATIVA II (9411207)


ESTUDOS DO CURRÍCULO (1421221)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudos das teorias tradicionais, críticas e pós-críticas em educação e currículo.
Co-requisitos: 
SABERES E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441214)
EMPREENDEDORISMO (3453401)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VII: PRÁTICA INVESTIGATIVA II (9411207)


SABERES E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441214)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da linguagem matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Co-requisitos: 
ESTUDOS DO CURRÍCULO (1421221)
EMPREENDEDORISMO (3453401)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VII: PRÁTICA INVESTIGATIVA II (9411207)


SEMINÁRIO INTEGRADOR VII: PRÁTICA INVESTIGATIVA II (9411207)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo das repercussões do currículo escolar sobre o ensino da matemática na educação infantil e nos anos iniciais e suas repercussões no currículo escolar.  
Co-requisitos: 
ESTUDOS DO CURRÍCULO (1421221)
SABERES E PRÁTICAS DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441214)
EMPREENDEDORISMO (3453401)


MÓDULO 8
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.
Co-requisitos: 
SABERES E PRÁTICAS DO MUNDO NATURAL E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441215)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: PRÁTICA INVESTIGATIVA III (9411208)


SABERES E PRÁTICAS DO MUNDO NATURAL E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441215)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da área de ciências da natureza com enfoque no mundo natural e educação ambiental na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Co-requisitos: 
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: PRÁTICA INVESTIGATIVA III (9411208)


SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: PRÁTICA INVESTIGATIVA III (9411208)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo investigativo das condições de sustentabilidade ambiental e produção de materiais pedagógicos para a educação infantil e anos iniciais.
Co-requisitos: 
SABERES E PRÁTICAS DO MUNDO NATURAL E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441215)
TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)


TEMAS CONTEMPORÂNEOS (3127401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas aos Direitos Humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.
Co-requisitos: 
SABERES E PRÁTICAS DO MUNDO NATURAL E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441215)
SEMINÁRIO INTEGRADOR VIII: PRÁTICA INVESTIGATIVA III (9411208)
AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (4221401)


MÓDULO 9
PRÁTICAS DE LETRAMENTO (2237210)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo do letramento escolar, dos letramentos sociais e dos multiletramentos, por meio da concepção de leitura e escrita como sistemas simbólicos enraizados na prática social.  
Co-requisitos: 
PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1421223)
SABERES E PRÁTICAS DA CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441213)
SEMINÁRIO INTEGRADOR IX: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR I (9411209)


PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1421223)
Carga Horária: 40
Ementa: Avaliação como acompanhamento da aprendizagem dos estudantes e como estratégia disciplinar na escola.
Co-requisitos: 
SABERES E PRÁTICAS DA CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441213)
PRÁTICAS DE LETRAMENTO (2237210)
SEMINÁRIO INTEGRADOR IX: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR I (9411209)


SABERES E PRÁTICAS DA CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441213)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo do corpo, da cultura corporal e de práticas pedagógicas em Educação Física, considerando as dimensões histórica, cultural e social da construção de práticas corporais.
Co-requisitos: 
PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1421223)
PRÁTICAS DE LETRAMENTO (2237210)
SEMINÁRIO INTEGRADOR IX: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR I (9411209)


SEMINÁRIO INTEGRADOR IX: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR I (9411209)
Carga Horária: 40
Ementa: Desenvolvimento de proposta pedagógica interdisciplinar articulada a processos avaliativos na educação infantil e nos anos iniciais. 
Co-requisitos: 
PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1421223)
SABERES E PRÁTICAS DA CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441213)
PRÁTICAS DE LETRAMENTO (2237210)


MÓDULO 10
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (9201215)
Carga Horária: 80
Ementa: Observação, acompanhamento e reflexão sobre a prática pedagógica docente em  em gestão educacional e formação de professores.


SABERES E PRÁTICAS DO TEMPO E ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441216)
Carga Horária: 80
Ementa: Construção do conceito de tempo e espaço na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Co-requisitos: 
SABERES E PRÁTICAS EM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441217)
SEMINÁRIO INTEGRADOR X: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR II (9411210)


SABERES E PRÁTICAS EM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441217)
Carga Horária: 80
Ementa: Propostas pedagógicas e recursos didáticos para o ensino da arte na escola básica.
Co-requisitos: 
SABERES E PRÁTICAS DO TEMPO E ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441216)
SEMINÁRIO INTEGRADOR X: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR II (9411210)


SEMINÁRIO INTEGRADOR X: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR II (9411210)
Carga Horária: 40
Ementa: Desenvolvimento de proposta pedagógica interdisciplinar na educação infantil e nos anos iniciais. 
Co-requisitos: 
SABERES E PRÁTICAS DO TEMPO E ESPAÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441216)
SABERES E PRÁTICAS EM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS (1441217)


MÓDULO 11
AÇÕES DOCENTES EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (1433203)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo das concepções sobre a Educação Infantil e suas implicações no trabalho com crianças de 0 a 5 anos e as políticas públicas.
Co-requisitos: 
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO (1421222)
SEMINÁRIO INTEGRADOR XI: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR III (9411211)


ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS I (9201246)
Carga Horária: 80
Ementa: Prática pedagógica docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 


LUDICIDADE E EDUCAÇÃO (1421222)
Carga Horária: 40
Ementa: O brincar e suas implicações na educação e nos processos de ensino e aprendizagem.  
Co-requisitos: 
AÇÕES DOCENTES EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (1433203)
SEMINÁRIO INTEGRADOR XI: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR III (9411211)


SEMINÁRIO INTEGRADOR XI: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR III (9411211)
Carga Horária: 40
Ementa: Desenvolvimento de proposta de vivência pedagógica interdisciplinar na educação infantil. 
Co-requisitos: 
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO (1421222)
AÇÕES DOCENTES EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (1433203)
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (2231401)


MÓDULO 12
AÇÕES DOCENTES EM EDUCAÇÃO INFANTIL II (1433204)
Carga Horária: 80
Ementa: Estudo da estrutura pedagógica das escolas de Educação Infantil.


ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ANOS INICIAIS II (9201247)
Carga Horária: 80
Ementa: Prática pedagógica docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 


MÓDULO 13
ELETIVA I (9309245)
Carga Horária: 40
Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante personalizar seu percurso formativo por meio da realização de componentes curriculares de 40h não obrigatórios. 


ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (9201236)
Carga Horária: 80
Ementa: Prática pedagógica docente na Educação Infantil, com crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e construção coletiva de um projeto de investigação.
Pré-requisitos: 
AÇÕES DOCENTES EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (1433203)


FILOSOFIA E ÉTICA (2261401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos pressupostos e fundamentos de filosofia e de ética nos processos socio-históricos na formação das sociedades contemporâneas. Fundamentos filosóficos e epistemológicos dos direitos humanos.
Co-requisitos: 
SEMINÁRIO INTEGRADOR XII: EDUCAÇÃO E CINEMA (9411212)


SEMINÁRIO INTEGRADOR XII: EDUCAÇÃO E CINEMA (9411212)
Carga Horária: 40
Ementa: O cinema como trampolim de uma prática ético-estética docente.
Co-requisitos: 
FILOSOFIA E ÉTICA (2261401)


MÓDULO 14
ELETIVA II (9309246)
Carga Horária: 40
Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante personalizar seu percurso formativo por meio da realização de componentes curriculares de 40h não obrigatórios. 


ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL II (9201237)
Carga Horária: 80
Ementa: - Desenvolver um projeto de investigação organizando o planejamento de um prática pedagógica com crianças de 0 a 5 anos.
Pré-requisitos: 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (9201236)


PESQUISA EM EDUCAÇÃO (2269214)
Carga Horária: 80
Ementa: Pesquisa em Pedagogia e em Educação.


MÓDULO 15
ELETIVA III (9309247)
Carga Horária: 40
Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante personalizar seu percurso formativo por meio da realização de componentes curriculares de 40h não obrigatórios. 


LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (2231401)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos fundamentos linguísticos, culturais, políticos e educacionais da Língua Brasileira de Sinais e desenvolvimento de habilidades básicas para os processos que envolvem a comunicação entre surdos e ouvintes.
Co-requisitos: 
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO (1421222)
AÇÕES DOCENTES EM EDUCAÇÃO INFANTIL I (1433203)
SEMINÁRIO INTEGRADOR XI: VIVÊNCIA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR III (9411211)


MÓDULO 16
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (9901206)
Carga Horária: 200
Ementa: Ampliação de conhecimentos por meio da comprovação de atividades realizadas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional, visando ao desenvolvimento da formação do acadêmico.  
Co-requisitos: 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (9201215)


ELETIVA IV (9309248)
Carga Horária: 40
Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante personalizar seu percurso formativo por meio da realização de componentes curriculares de 40h não obrigatórios. 


TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 55

ELETIVOS
COMPONENTE CURRICULAR DE OUTRO CURSO DE LICENCIATURA EAD DA INSTITUIÇÃO(9909212)
Carga Horária: 40
Ementa: O componente curricular eletivo tem como finalidade permitir ao estudante escolher um componente curricular conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento em conhecimentos de seu interesse.


CULTURA E FLUÊNCIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO(1421244)
Carga Horária: 40
Ementa:  Estudo das tecnologias digitais da informação e da comunicação como potencializadora de práticas pedagógicas colaborativas e criadoras.


PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA I(1441225)
Carga Horária: 40
Ementa: Integração e aproximação entre estudantes dos cursos de licenciatura da UNIVATES e escolas de educação básica, a partir de estudos teórico-práticos que contribuam para a formação inicial de professores.  


PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA II(1441226)
Carga Horária: 40
Ementa: Integração e aproximação entre estudantes dos cursos de licenciatura da UNIVATES e escolas de educação básica, a partir de situações de aprendizagem que oportunizem criação, participação, inovação e  transversalidade em experiências pedagógicas.  


PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA III(1441227)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos processos de ensinar e de aprender como fundamento para o planejamento de práticas pedagógicas no contexto educacional das escolas de Educação Básica.


PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA IV(1441228)
Carga Horária: 40
Ementa: Estudo dos processos planejamento de práticas pedagógicas  no contexto educacional das escolas de Educação Básica.  


PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA V(1441229)
Carga Horária: 40
Ementa: Promoção de práticas pedagógicas nas escolas de Educação Básica, a partir de estudos e planejamentos teórico-práticos que oportunizem a criação, participação, inovação, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.  


PRÁTICAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA VI(1441230)
Carga Horária: 40
Ementa: Promoção de práticas pedagógicas nas escolas de Educação Básica, a partir de estudos e planejamentos teórico-práticos acerca dos processos de avaliação da aprendizagem.  


RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA I(9201219)
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades iniciais de ambientação e estudo.   


RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA II(9201220)
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades contínuas de ambientação, planejamento e observação semi-estruturada.


RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA III(9201221)
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades intensificadas de ambientação, planejamento, observação e regência.  


RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA IV(9201222)
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com aprofundamento de estudos para inserção no campo da prática.  


RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA V(9201223)
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades contínuas do processo de residência e de investigação científica.  


RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUPERVISIONADA VI(9201224)
Carga Horária: 80
Ementa: Vivência da rotina e do contexto escolar, planejamento pedagógico, observação e regência de aulas em escolas públicas da educação básica, visando a autonomia do licenciando, a competência profissional e o exercício da prática docente com atividades contínuas do processo de residência, de investigação científica e de sistematização e compartilhamento de experiências.  


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I(9101203)
Carga Horária: 40
Ementa: Elaboração de um Projeto de Pesquisa sob a orientação de um professor.


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II(9101204)
Carga Horária: 40
Ementa: Desenvolvimento do referencial teórico referente ao projeto desenvolvido no Trabalho de Conclusão I.  
Pré-requisitos: 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (9101203)


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III(9101206)
Carga Horária: 40
Ementa: Desenvolvimento da pesquisa planejada anteriormente e elaboração de um artigo científico.  
Pré-requisitos: 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (9101204)


TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IV(9101207)
Carga Horária: 40
Ementa: Elaboração de um artigo científico.  
Pré-requisitos: 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO III (9101206)