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Professor

Ciências Exatas

Informações do curso

Carga horária -
Turno EAD
Modalidade À Distância

Atos legais

Autorização: Resolução 075/consun/univates, de 06 de outubro de 2023

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Coordenação do curso

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Professor e coordenador
(51) 3714-7000 - Ramal

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Sala Prédio

Projeto pedagógico do curso

O Curso de Ciências Exatas - Física, Matemática e Química, licenciatura, tem por objetivo formar docentes para atuarem nestes componentes curriculares nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, oportunizando reflexões, experiências e conhecimentos teóricos-metodológicos envolvendo a integração das áreas, para a docência de forma interdisciplinar.

O Curso de Ciências Exatas - Física, Matemática e Química, licenciatura, pretende formar professores:
- com embasamento teórico estruturante e com uma visão integrada, buscando a interdisciplinaridade das Ciências Exatas;
- para atuar na Educação Básica e/ou no Ensino Técnico, com visão crítica, interdisciplinar e inovadora dos processos de ensino e de aprendizagem;
- com uma visão do desenvolvimento histórico das Ciências Exatas e de suas implicações com questões socioambientais e culturais; 
- com competências e conhecimentos que permitam planejar, desenvolver e avaliar processos de ensino e de aprendizagem para o Ensino Fundamental e Médio, incorporando e articulando as aprendizagens e reflexões teórico-práticas adquiridas ao longo do curso;
- com conhecimento teórico-prático integrado, de cunho investigativo-reflexivo e fundamentado no estudo de teorias de aprendizagem, nas abordagens e metodologias de ensino, no conhecimento do aluno e nos objetivos e diretrizes da educação nacional;
- com capacidade de elaborar, implementar e avaliar propostas pedagógicas de inovação curricular para a área de ensino das Ciências Exatas, considerando a realidade social e educacional; 
- comprometidos com o desenvolvimento profissional e com os desafios da educação atual; 
- comprometidos com a valorização e a realização do ser humano e com o processo de transformação social; 
- com postura democrática, participativa, reflexiva e crítica, promovendo relações de colaboração em distintos contextos implicados com a docência; 
- com capacidade de articular conhecimentos conceituais às dimensões epistêmicas e sociais dos conhecimentos científicos no planejamento e desenvolvimento de currículos e práticas de ensino em Ciências Exatas.

Deseja-se formar no Curso de Ciências Exatas - Física, Matemática e Química, licenciatura, um profissional com as seguintes competências:
- dominar os objetos de conhecimento dos três componentes curriculares que formam as Ciências Exatas;
- promover práticas interdisciplinares, estabelecendo diálogo entre os três componentes curriculares, bem como com outras áreas;
- analisar e implementar diferentes perspectivas teórico-práticas que fundamentam o ensino de Ciências Exatas;
- conhecer os processos de ensino e de aprendizagem para elaborar, implementar e avaliar práticas pedagógicas para diferentes contextos;
- planejar ações de ensino orientadas para uma aprendizagem ativa e centrada no estudante, levando em conta os contextos culturais e socioeconômicos;
- comprometer-se com a aprendizagem dos estudantes colocando em prática o princípio de que todos são capazes de aprender;
- usar tecnologias de informação e comunicação em práticas pedagógicas para potencializar as aprendizagens;
- articular ensino e pesquisa para produzir conhecimentos e práticas pedagógicas;
- atuar em equipe de forma colaborativa, compartilhando conhecimentos e socializando experiências;
- atuar com a ética na vida profissional e na sociedade;
- articular o contexto atual com a perspectiva sociopolítica e histórica e as transformações no mundo contemporâneo;
- comprometer-se com o próprio desenvolvimento profissional;
- engajar-se com o Projeto Pedagógico da escola e a comunidade escolar.
 
As habilidades estão listadas junto aos componentes curriculares do curso.

O aluno pode verificar a matriz curricular do curso para conhecer as disciplinas, ter acesso ao código, às horas-aula e aos créditos de cada uma.

Não se aplica.

Os estágios supervisionados do curso de Ciências Exatas desenvolvem-se em diferentes contextos: Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, Física e Química no Ensino Médio.
Da natureza e objetivos 
Os estágios supervisionados constituem-se como um momento importante de prática pedagógica, pesquisa e estudo, inserindo os estudantes nos espaços profissionais para os quais estão sendo preparados em seus cursos de graduação. 
O Estágio Supervisionado tem por objetivos possibilitar ao estudante: 
- integrar-se na realidade social, econômica e de trabalho da área do curso; 
- articular os saberes apreendidos no decorrer do curso; 
- refletir sobre a realidade a partir de problematizações; 
- responder às demandas da prática pedagógica por meio da problematização da realidade; 
- planejar, executar e avaliar as práticas pedagógicas desenvolvidas; 
- contribuir na efetivação de práticas pedagógicas diferenciadas; 
- articular ensino e pesquisa. 
Da organização 
As diversas etapas do Estágio Supervisionado desenvolvem-se no decorrer do curso e têm duração de 400 (quatrocentas) horas; 
Somente o estudante regularmente matriculado no curso e que cumpriu os pré-requisitos exigidos tem direito a realizar os Estágios Supervisionados. 
Os locais nos quais os estudantes realizam os Estágios Supervisionados são definidos com os professores orientadores; 
Os estágios supervisionados são desenvolvidos em: 
I - instituições que apresentem condições adequadas para a sua realização; 
II - instituições que mantenham convênio com a Universidade do Vale do Taquari - Univates por meio de instrumento jurídico.  
Da supervisão e suas atribuições 
A orientação, o acompanhamento, a supervisão e a avaliação são responsabilidades do curso. Os estágios supervisionados são desenvolvidos com a orientação do professor orientador, que é indicado pelo coordenador do curso, de acordo com a regulamentação interna da Univates e com a afinidade de sua área de atuação e titulação com a área de estágio. A remuneração do professor orientador de estágio segue a regulamentação interna da Univates. 
Compete ao professor orientador do Estágio Supervisionado 
I - elaborar o plano de trabalho do Estágio Supervisionado sob sua responsabilidade, que obrigatoriamente deve estabelecer carga horária, duração, descrição das atividades e critérios de elaboração do relatório de estágio; 
II - realizar sessões de estudos com o grupo de estagiários sobre a temática de investigação a ser definida; 
III - orientar o estudante estagiário no planejamento e na execução das atividades previstas para o Estágio Supervisionado; 
IV - acompanhar, supervisionar e avaliar o envolvimento do estudante no desenvolvimento das atividades do Estágio Supervisionado; 
V - manter os registros necessários ao desenvolvimento das atividades previstas; 
VI - zelar para que o trâmite do termo de compromisso seja de acordo com o cronograma previsto; 
VII - deliberar sobre assuntos inerentes aos Estágios Supervisionados.  
Do estagiário e suas atribuições 
São atribuições do estudante estagiário: 
I - desenvolver as atividades conforme o cronograma previsto; 
II - cumprir integralmente o total de horas previstas para o Estágio Supervisionado; 
III - ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos trabalhos exigidos; 
IV - realizar os Estágios Supervisionados de forma ética e responsável;  
V - informar ao professor orientador o endereço e o telefone da instituição do Estágio Supervisionado; 
VI - responsabilizar-se pelo encaminhamento do Termo de Compromisso às instâncias responsáveis tanto da unidade concedente de estágio quanto da IES; 
VII - estar segurado contra acidentes pessoais, conforme regulamentação interna da Univates. 
Da avaliação do estágio 
O estagiário é avaliado durante a realização do Estágio supervisionado e ao final, devendo ter cumprido: 
I - a frequência mínima exigida de 75% (setenta e cinco por cento) nas atividades programadas (seminários, sessões de estudos, reuniões de orientação ou outra(s) atividade(s) propostas no plano de trabalho do professor orientador), em que a participação e o desenvolvimento são obrigatórios; 
II - a execução obrigatória de todos os trabalhos programados. 
É considerado aprovado o estudante que alcançar nota final igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero). 
Também constituem como instrumentos de acompanhamento e de avaliação os seguintes documentos: 
- cronograma de execução; 
- ficha(s) de avaliação da(s) atividade(s); 
- relatório final de estágio individual e/ou participação individual ou coletiva na elaboração de artigo, entre outros. 
Dos critérios de avaliação 
São considerados os seguintes critérios de avaliação: 
I - na elaboração da proposta de investigação: participação e autonomia; 
II - no planejamento e preparação das atividades relacionadas com a prática pedagógica: assiduidade, interesse, criatividade e comprometimento do estudante; 
III - na prática docente: apropriação dos conhecimentos evidenciados pelo estudante na execução das atividades; 
IV - no relatório final de estágio individual e/ou participação na escrita conjunta de artigo: apresentação do documento de acordo com a escolha metodológica, coerência com o tema proposto, adequação e correção da linguagem. 
Das disposições finais 
Os casos omissos do presente regulamento serão resolvidos pelo coordenador do curso e orientador de estágio, ouvido o Conselho do Curso. 
Caso o estudante desenvolva Estágio Supervisionado Não Obrigatório no mesmo período de sua matrícula em Estágio Curricular Supervisionado, e seguir de forma adequada o Regulamento do Estágio Supervisionado Não Obrigatório, será possível aproveitar as atividades desenvolvidas junto ao Concedente, como Estágio Curricular Supervisionado, mediante formalização e aprovação de Protocolo de "Aproveitamento de Atividades Profissionais". O estudante que comprovar vínculo empregatício como concursado, contratado de forma emergencial ou outros, no mesmo período de sua matrícula em Estágio Curricular Supervisionado, também pode protocolar seu pedido de "Aproveitamento de Atividades Profissinais". O referido protocolo será analisado e validado pela Coordenação de Curso, desde que: 
- o estudante comprove compatibilidade das atividades  desenvolvidas com a ementa, objetivos, conhecimentos e atividades do Estágio Curricular Supervisionado; 
- o estudante comprove atuação no mesmo período de matrícula Estágio Curricular Supervisionado; 
- o estudante desenvolva todos os requisitos exigidos no Estágio Curricular Supervisionado, cumprindo as atividades avaliativas e as demais atividades previstas.

Das disposições gerais 
O estágio não obrigatório, assim como o estágio obrigatório, fundamenta-se na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal nº 9.394/96, na Resolução 051-2*/Consun/Univates, de 31 de agosto de 2020, e nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Ensino Superior.
Da caracterização do estágio 
O estágio, segundo o art. 1o da Lei 11.788/2008, caracteriza-se como "um ato educativo escolar supervisionado", que tem como finalidade a preparação para o trabalho e para a vida cidadã dos estudantes que estão regularmente matriculados e frequentando curso em instituição superior. 
O estágio não obrigatório, que deve integrar o projeto pedagógico de cada curso, é uma atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, não se constituindo, porém, um componente indispensável à integralização curricular. 
No curso de Ciências Exatas - Física, Matemática e Química, licenciatura, o estágio não obrigatório pode ser aproveitado como atividade complementar previsto no regulamento das Atividades Complementares do Projeto Pedagógico do Curso.  
Dos objetivos 
Geral 
Oportunizar ao estudante ampliar conhecimentos, aperfeiçoar e/ou desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o bom desempenho profissional, vivências que contribuam para o adequado relacionamento interpessoal e participação ativa na sociedade. 
Específicos 
possibilitar ao estudante matriculado e que frequenta o curso de Ciências Exatas - Física, Matemática e Química, licenciatura, na modalidade EAD da Universidade do Vale do Taquari; 
vivenciar situações que ampliem o conhecimento da realidade na área de formação do estudante; 
ampliar o conhecimento sobre a organização profissional e o desempenho profissional; 
interagir com profissionais da área em que irá atuar, com pessoas que direta ou indiretamente se relacionam com as atividades profissionais, com vistas a desenvolver e/ou aperfeiçoar habilidades e atitudes básicas e específicas necessárias para a atuação profissional. 
Das exigências e critérios de execução 
Das determinações gerais 
A realização do estágio não obrigatório deve obedecer às seguintes determinações: 
I - o estudante deve estar matriculado e frequentando regularmente o curso de Ciências Exatas - Física, Matemática e Química, licenciatura, na modalidade EAD da Universidade do Vale do Taquari; 
II - a obrigatoriedade de concretizar a celebração de termo de compromisso entre o estagiário, a parte concedente do estágio e a Univates; 
III - as atividades cumpridas pelo estudante em estágio devem compatibilizar-se com o horário de aulas e aquelas previstas no termo de compromisso; 
IV - a carga horária da jornada de atividades do estudante estagiário será no máximo de 6 (seis) horas diárias e de 30 (trinta) horas semanais; 
V - o período de duração do estágio não obrigatório não pode exceder 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de estudante com deficiência; 
VI - o estágio não obrigatório não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, podendo o estudante receber bolsa ou outra forma de contraprestação das atividades que irá desenvolver. A eventual concessão de benefícios relacionados a transporte, alimentação e saúde, entre outros, também não caracteriza vínculo empregatício; 
VII - se houver alguma forma de contraprestação ou bolsa de estágio não obrigatório, o pagamento do período de recesso será equivalente a 30 (trinta) dias, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a 1 (um) ano, a ser gozado preferencialmente durante as férias escolares. 
Se o estágio tiver duração inferior a 1 (um) ano, os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional; 
VIII - a unidade concedente deve contratar em favor do estagiário seguro de acidentes pessoais, cuja apólice seja compatível com valores de mercado, conforme consta no termo de compromisso; 
IX - as atividades de estágio não obrigatório devem ser desenvolvidas em ambiente com condições adequadas que possam contribuir para aprendizagens do estudante estagiário nas áreas social, profissional e cultural; 
X - cabe à Univates comunicar ao agente de integração, se houver, ou à unidade concedente, no início do período letivo, as datas de realização de avaliações escolares acadêmicas; 
XI - segundo o art. 14 da Lei 11.788/2008, "aplica-se ao estagiário a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho, sendo sua implementação de responsabilidade da parte concedente do estágio". 
Das exigências e critérios específicos 
I - o estágio não obrigatório do curso de Ciências Exatas - Física, Matemática e Química, licenciatura, na modalidade EAD envolve atividades relacionadas à área educacional a serem desenvolvidas em instituições educacionais e outras organizações formais ou não formais que se dedicam a atividades educacionais relacionadas à área do curso e que envolvam crianças, adolescentes e adultos; 
II - o estágio não obrigatório deve constituir-se em uma oportunidade para os acadêmicos do curso de Ciências Exatas - Física, Matemática e Química, licenciatura, na modalidade EAD atuarem na área educacional ou em outras áreas em que estejam previstos conhecimentos pedagógicos como colaboradores no desenvolvimento de atividades envolvendo estudantes e de outras ações relacionadas com aspectos institucionais mais amplos e didático-pedagógicos, que permitam o conhecimento da realidade escolar, aplicação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, sociais e culturais; 
III - as atividades podem ser desenvolvidas com educandos da Matemática Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e Física e Química no Ensino Médio.
IV - o estagiário somente pode assumir atividades com educandos se houver um professor ou profissional habilitado, indicado pela unidade contratante, para acompanhamento; 
V - o estudante terá que ter cursado ou estar cursando 120 (cento e vinte) horas do curso de Ciências Exatas - Física, Matemática e Química, licenciatura, na modalidade EAD. 
Das áreas de atuação/atividades 
Nível de ensino 
- Ensino Fundamental 
- Ensino Médio
Atividades 
Atuar como auxiliar e/ou colaborador nas seguintes atividades: 
- auxiliar no planejamento de atividades a serem desenvolvidas com estudantes; 
- auxiliar na organização laboratórios de Física,  Química e Matemática; 
- colaborar com a equipe de professores na confecção de materiais e jogos, e na organização de experimentos para sala de aula; 
- auxiliar na orientação e na condução de atividades em sala de aula ou em turno inverso; 
- colaborar na preparação de materiais e recursos didáticos a serem utilizados em sala de aula; 
- participar de reuniões pedagógicas e/ou administrativas da instituição escolar e de reuniões com os pais; 
- participar de visitas e entrevistas com pais ou responsáveis pelos estudantes; 
- auxiliar na elaboração de relatórios, de fichas de acompanhamento e de avaliação dos estudantes.
Apoio escolar ou ambientes formais e não formais 
Atuar como auxiliar e/ou colaborador nas seguintes atividades: 
- serviços de apoio em projetos escolares comunitários; 
- programas e projetos voltados à educação. 
- projetos educativos a serem desenvolvidos em espaços escolares e não escolares.
Das atribuições 
Do supervisor de estágio 
Cabe ao coordenador do curso ou de um professor indicado por ele acompanhar e avaliar as atividades realizadas pelo estagiário, tendo como base o plano e o(s) relatório(s) do estagiário e as informações do profissional responsável na unidade concedente.
Do supervisor de campo 
O supervisor da parte concedente é um profissional do quadro de funcionários e indicado pela empresa contratante, responsável pelo acompanhamento do estagiário durante o desenvolvimento das atividades, devendo possuir formação superior em Ciências Exatas, licenciatura; Ciências, licenciatura; Física, licenciatura; Matemática, licenciatura; ou Química, licenciatura.
Cabe também ao supervisor indicado pela empresa concedente comunicar à Central de Estágios da Univates qualquer irregularidade ou, se for o caso, a desistência do estagiário, assim como efetuar os registros relacionados ao desempenho do aluno.
Do estagiário 
Cabe ao estagiário contratado para desenvolver estágio não obrigatório: 
a) indicar a organização em que realizará o estágio não obrigatório à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração; 
b) elaborar o plano de atividades e desenvolver as atividades acordadas; 
c) responsabilizar-se pelo trâmite do Termo de Compromisso, devolvendo-o à Central de Estágios da Univates ou ao responsável administrativo do agente de integração, se houver, convenientemente assinado e dentro do prazo previsto; 
d) ser assíduo e pontual tanto no desenvolvimento das atividades quanto na entrega dos documentos exigidos; 
e) portar-se de forma ética e responsável.
Das disposições finais 
A Central de Estágios, o Núcleo de Apoio Pedagógico e os coordenadores de curso devem trabalhar de forma integrada no que se refere ao estágio não obrigatório dos estudantes matriculados nos cursos de Ensino Superior da Universidade do Vale do Taquari, seguindo as disposições contidas na legislação em vigor e as normas internas contidas no presente regulamento e na Resolução 051- 2*/Consun/Univates, de 31 de agosto de 2020. 
As unidades concedentes, assim como os agentes de integração, devem seguir o estabelecido na legislação em vigor, as disposições do presente regulamento e as normas e orientações da Universidade do Vale do Taquari que tratam do assunto.

Não se aplica.

Não se aplica.

O atendimento psicopedagógico é um serviço de apoio aos estudantes com necessidades especiais e/ou dificuldades de aprendizagem, realizado por um profissional vinculado ao Universo Univates. O atendimento pode ser solicitado pelo professor, pelo coordenador de curso ou pelo próprio estudante, tendo como objetivo auxiliar o aluno no seu processo de aprendizagem.

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