Em tempos às vezes sombrios, como reinventar a relação com a vida, criando novos modos de expressão e de resistência diante das lógicas que a arrasam, experienciando possibilidades alegres para a subjetividade e para as relações sociais, por meio da corporificação da interdependência com os não humanos? Este Grupo de Trabalho é um espaço para interlocuções para além das perspectivas disciplinares, que apresentem uma visão complexa e transversal sobre os temas da contemporaneidade.
Coordenadoras: Dra. Simone Stülp e Dra. Jane Márcia Mazzarino
Educação e comunicação em contextos híbridos, multimodais e hiperconectados. O papel das tecnologias digitais e da inteligência artificial na educação. Os desafios e potencialidades de práticas educativas hiperconectadas e multiletradas em tempos de hipermodernidade.
Coordenadoras: Dra. Maria Elisabete Bersch e Dra. Cláudia Horn
Investigações e experiências sobre modos de ensino escolar e não-escolar, que promovam a compreensão sobre si, sobre o outro e sobre a coexistência com o diferente e com o conhecimento múltiplo, diverso e plural, da infância à idade adulta.
Coordenadoras: Dra. Angélica Vier Munhoz e Dra. Ieda Maria Giongo
Arte em seus diversos modos de manifestação. Confluências interdisciplinares das múltiplas formas de linguagem. Estudos que tematizam arte, criação, linguagem, literatura e educação.
Coordenadoras: Dra. Rosiene Haetinger e Dra. Fabiane Olegário
Direitos humanos em suas diferentes dimensões. Inclusão, diversidades e cidadania. Eficácia e efetividade dos direitos humanos. Estado, políticas públicas e direitos humanos.
Coordenadores: Dr. Rogério Schuck e Dr. Sandro Fröhlich
Diálogos sobre o pensamento global e epistemologias culturais; subjetividades e historicidades dos antigos ancestrais e de sociedades tradicionais; inquietudes coletivas e individuais; saberes plurais, movimentos culturais indígenas e negros.
Coordenadores:Dr. Luis Fernando Laroque e Dra. Neli Galarce Machado
Identidade, sujeito e cultura em tempos de globalização: descontinuidade, fragmentação, deslocamento e descentralização. Processos identitários e as representações que formam e transformam os espaços, os sujeitos e as culturas. Derivas identitárias no mundo pós-moderno: novas articulações, criações e desarticulação das identidades estáveis do passado.
Coordenadores:Dr. Tiago Weizenmann, Dra. Márcia Solange Volkmer e Dra. Fernanda Storck Pinheiro
Fatores e dinâmicas que intervêm na qualidade de vida entendida a partir de quatro domínios: ambiental, social, psicológico e físico. Compreensão de vida saudável a partir de aspectos dinâmicos como saúde física e mental, acesso a bens e serviços, direito a vez e voz, reconhecimento pessoal e profissional e segurança climática.
Coordenadores: Dra. Claudete Rempel e Dr. Luciano Nunes Duro
Inclusão e diversidade na educação. Políticas de inclusão. Processos de in/exclusão em espaços escolares e não escolares. Processos de inclusão escolar no contexto da racionalidade neoliberal. A escola como espaço para as diferenças. Escola e diversidade. Ensino e diferenças.
Coordenadoras: Dra. Morgana Domênica Hattge e Dra. Suzana Feldens Schwertner
Estratégias de resposta para enfrentamento a desastres naturais: antes, durante e pós emergências. Percepção de risco. Cidades resilientes. Mudanças Climáticas. Saúde global.
Coordenadoras: Dra. Gisele Dhein, Dra. Jamile Maria da Silva Weizenmann e Me. Sofia Royer Moraes