Submissão de Resumos

III CONGRESSO DE CIÊNCIAS MÉDICAS - Raciocínio clínico: pensamento crítico e análise de possibilidades

PRAZOS DE SUBMISSÃO: O período para submissão dos resumos é até dia 06/10/2023.

NORMAS PARA PRODUÇÃO DO RESUMO

1. Serão aceitos resumos em 3 (três) modalidades:

1) Relatos de casos, experiências e vivências em estágios/casos clínicos: Introdução, Objetivo, Relato da experiência, Conclusão.

2) Pesquisas científicas: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão.

3) Projetos de pesquisa: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados Esperados e Conclusão.

2. O título do resumo deve ser redigido, preferencialmente, com no máximo 300 caracteres, sem contar espaços e formatado com letras maiúsculas.

3. Após o título, devem ser informados os autores do trabalho, indicando a formação acadêmica, a vinculação institucional e o e-mail dos autores. O trabalho precisa ter professor orientador, o qual integrará a autoria do trabalho e o seu nome deve estar na última posição dos autores.

4. O resumo deve ser escrito em língua portuguesa, estar em formato de texto corrido. O corpo do resumo deve conter de 1.600 e 2.500 caracteres com espaços. Devem constar os subtítulos em negrito (ex.: Introdução, Objetivo…) O resumo deve possuir exclusivamente texto e estar dentro das normas linguísticas do português. Não devem ser incluídas referências bibliográficas e nem agradecimentos no resumo. Abreviaturas, se necessárias, deverão ser colocadas entre parênteses após a palavra inteira no seu primeiro emprego no texto.

5. Após o corpo do resumo, incluir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chaves, expressões em português, relacionadas ao tema do trabalho, iniciando com letra maiúscula e separadas por ponto e vírgula.

Consulte mais informações no site do evento.

Em caso de dúvidas, entre em contato com eventos@univates.br

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS:

- Adequação do resumo às normas de organização e formatação;
- Pontuação, acentuação, concordância e regência verbal;
- Clareza, conexão e coesão da redação;
- Coerência entre o título, o resumo e adequação das palavras-chave;
- Relevância para a área das Ciências Médicas;

A Comissão Científica e Avaliadora do evento escolherá 3 (três) trabalhos destaques, que receberão Menção Honrosa. O melhor trabalho será apresentado na modalidade oral no III Congresso de Ciências Médicas e receberá premiação. Para a definição das menções honrosas serão utilizados os critérios utilizados para avaliação dos resumos e o critério “Relevância para a área das Ciências Médicas” será utilizado para fins de desempate.

NORMAS PARA ORGANIZAÇÃO DO PÔSTER DO TRABALHO

1. O pôster deve ser organizado medindo 90 cm de altura e 60 cm de largura.

2. Na parte superior do pôster deve constar: A) Logo da Instituição dos autores, localizado na parte direita do pôster. B) Título do trabalho, centralizado e maiúsculo. C) Autores, centralizados: nome(s) do(s) estudante(s) e orientador [se doutor - Prof. Dr. ou Dra. Nome do professor(a), se mestre - Prof. Me. ou Ma. Nome do professor(a)], incluindo a vinculação institucional e e-mail para contato. D) Vinculação ou Afiliação Institucional; E) E-mail de contato dos autores

3. Recomenda-se que o corpo do pôster seja organizado em duas colunas para apresentar as seguintes modalidades de acordo com o tipo de trabalho:

- Para relato de caso, experiências e vivências em estágios/casos clínicos: Introdução, Objetivo, Relato da experiência, Conclusão.
- Para pesquisas científicas: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão.
- Para projetos de pesquisa: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados Esperados e Conclusão.

4. O texto do pôster deve ser legível a uma distância de pelo menos 1 metro, possibilitada com a utilização de fonte Arial, com tamanho mínimo de 25 pt. Recomenda-se a inclusão de tabelas, figuras, gráficos, fluxogramas ou outras formas alternativas e didáticas ao texto para a apresentação do trabalho. Recomenda-se a utilização do template do pôster fornecido pela coordenação e comissão organizadora do III Congresso de Ciências Médicas.

5. O pôster deverá ser impresso, devendo ser incluído PVC na parte superior e inferior e incluído um fio de nylon para fixação do mesmo para apresentação na sessão de pôsteres.

6. Os pôsteres serão expostos e apresentados em uma das duas sessões durante o III Congresso de Ciências Médicas, na manhã de 17 de outubro ou na tarde de 18 de outubro.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL DO TRABALHO

1. Os autores serão informados por e-mail caso seu trabalho tenha sido selecionado para apresentação oral.

2. A apresentação oral deve ser feita em arquivo power point, contendo os tópicos enviados no resumo, de acordo com a modalidade do trabalho. Para relato de caso, experiências e vivências em estágios/casos clínicos: Introdução, Objetivo, Relato da experiência, Conclusão. Para pesquisas científicas: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão. Para projetos de pesquisa: Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados Esperados e Conclusão.

3. O trabalho oral terá 10 minutos para apresentação e 5 minutos adicionais destinados para comentários, observações e perguntas dos mediadores e ouvintes.