Cerca de 250 crianças participam da Semana do Meio Ambiente

Postado as 2018-06-26 17:58:18

Por Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Organizada pelo Museu de Ciências da Univates, a Semana do Meio Ambiente ocorre até sexta-feira, 29, com cinco diferentes oficinas. Entre os assuntos estão libélulas, polinização, pegadas, compostagem e mandalas, trabalhados com turmas do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas do Vale do Taquari, que somam cerca de 250 alunos.

Na terça-feira, 26, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Willibaldo Both, de Santa Clara do Sul, participou das oficinas com o 3º e 4º ano. Conforme a diretora, Roselene Mallmann, as crianças ficam muito felizes de participar de atividades como essa, já que a escola fica no interior e passeios sempre despertam a curiosidade dos alunos. “Esses momentos são importantes para que as crianças conheçam o próprio espaço da Univates, além das atividades desenvolvidas aqui. Na sala de aula eles também aprenderam sobre o meio ambiente, mas aqui as oficinas são mais lúdicas, então é um ótimo complemento”, conta a professora.

Ana Amélia Ritt

Além de conhecerem o Museu de Ciências, os alunos participaram de uma explicação sobre a vida das libélulas e realizaram uma brincadeira de “caça ao inseto”, em que procuraram libélulas fictícias feitas com grampos de roupa, que depois puderam ser levadas para casa.

Ana Amélia Ritt

Essa foi a coisa mais legal que eu já fiz na vida
Vinícius Bienert Ziegel, 9 anos

Segundo a funcionária do Museu Aline Gebin Brentano, a programação é bem especial e volta a atenção ao meio ambiente. “Durante todo o ano promovemos atividades de educação ambiental, mas esta semana é diferente, a programação é intensificada, buscamos promover a importância do meio ambiente e do cuidado com ele”, conta.

As atividades realizadas são em alusão ao dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Devido à greve dos caminhoneiros, as atividades foram adiadas para esta semana. A programação completa das oficinas pode ser conferida aqui.

Ana Amélia Ritt

Confira como foi a integração nesta quarta-feira