Destinações Realizadas

Após a coleta e triagem, o Ecovates realiza a destinação ambientalmente correta de cada tipo de resíduo. Entre as alternativas estão a reciclagem, descontaminação, compostagem, recuperação energética, incineração e coprocessamento.

Reciclagem

Técnicas que visam ao reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os ao ciclo produtivo. Assim, reduz-se o consumo de recursos naturais e de energia, além de diminuir o volume de resíduos.

Reciclagem

Coprocessamento

Utilização de resíduos industriais a partir do seu processamento como substituto parcial de matéria-prima ou de combustível em fornos de produção de clínquer, na fabricação de cimento (Consema 02-2000).

Reciclagem

Incineração

Processo de tratamento térmico, cuja operação deve ser realizada acima da temperatura mínima de oitocentos graus Celsius (Conama 386-2006). Os resíduos são esterilizados, proporcionando grande diminuição de peso e volume, além de não gerar passivo ambiental para o gerador.

Incineração

Descontaminação e Reciclagem de Lâmpadas

As lâmpadas usadas são introduzidas em processadores especiais para esmagamento. Os materiais constituintes são separados por peneiramento, separação eletrostática e ciclonagem, em cinco classes: terminais de alumínio; componentes metálicos; vidro, poeira fosforosa rica em Mercúrio e isolamento baquelítico. O vidro, terminais de alumínio e pinos de latão são separados e reciclados. A recuperação do Mercúrio contido na poeira de fósforo ocorre pelo pelo processo de reportagem. O material é aquecido até a vaporização do Mercúrio (acima de 357°C), que é condensado e coletado em decantadores para passar por nova destilação e remover as impurezas. As emissões durante esse processo são evitadas, pois utiliza-se um sistema sob pressão negativa.

Reciclagem

Descontaminação e Reciclagem de Embalagens Metálicas

Os resíduos de embalagens metálicas são enviados para descontaminação por higienização a fogo, lavagem e recondicionamento (pintura).

 
Reciclagem