Após preencher o formulário de inscrição, o autor receberá via email um acesso ao sistema OCS, recebendo login e senha para enviar o seu resumo. Os resumos deverão ser submetidos em Word (.doc ou .docx) seguindo o template disponível para download abaixo.
Na submissão, deve-se classificá-lo em uma das seguintes categorias:
- Biotecnologia ambiental;
- Biotecnologia animal;
- Biotecnologia vegetal;
- Biotecnologia agroalimentar;
- Biotecnologia em saúde;
- outras aplicadas à Biotecnologia (microbiologia, bioquímica, etc.).
Formato dos Resumos
1. Os resumos podem ser escritos em português, espanhol ou em inglês, de acordo com o Template.
2. O resumo - incluindo título, autores e afiliações - não poderá exceder uma página impressa no tamanho A4, com o seguinte formato: fonte Times New Roman, espaço simples, e margens superior 4,5 cm e demais margens de 2,5 cm (conforme indicado no Template).
3. O título e o resumo não devem exceder 150 e 2500 caracteres (incluindo espaços), respectivamente.
4. Os autores devem ser listados com as primeiras letras dos nomes iniciais e por extenso o último nome (ex. C. M. Ribeiro). Todas as filiações devem ser informadas por números (Instituição e endereço completo).
5. O primeiro autor deverá ser obrigatoriamente o apresentador do trabalho e não há limites para inscrição de co-autores, porém, o certificado de apresentação será emitido apenas com o nome do apresentador. Nos anais do evento, constarão os nomes de toda a equipe.
6. Os trabalhos devem conter os seguintes itens: Título, Lista de autoria com as respectivas afiliações, Resumo (contendo introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussão, conclusão do trabalho) e Palavras-chave (de três a cinco).
*Importante: Trabalhos envolvendo animais ou seres humanos deverão informar o número do protocolo do comitê de ética em pesquisa correspondente.
7. Não incluir tabelas, figuras ou referências no resumo; nem qualquer tipo de publicidade ou logotipos. As abreviaturas e acrônimos devem ser evitados.
8. Recomenda-se fortemente o uso adequado da nomenclatura científica para plantas, animais, e genes e proteínas (como recomendado pelos bancos de dados de bioinformática) e o uso de unidades internacionais de medidas.
9. Para retirar um resumo do evento, o apresentador deve emitir um e-mail assinado por todos os demais co-autores, para o Comitê Organizador, explicando o motivo da retirada.
10. Em nenhum momento os valores pagos para inscrição serão devolvidos.
O arquivo deve ser nomeado com o sobrenome do primeiro autor. Exemplo: Silva2016.
Prazo para envio de resumos: 30 de maio de 2016
1.Será permitido somente o envio de UM (01) resumo por inscrição.
2. O autor poderá acompanhar o processo de avaliação pelo sistema OCS, pelo qual foi enviado o resumo. Em caso de dúvidas, o autor correspondente pode entrar em contato com a comissão organizadora por e-mail (1biotecsul@univates.br).
3. Com base no mérito científico, alguns resumos serão selecionados para apresentação oral, nas sessões coordenadas. Os autores selecionados serão notificados por e-mail oficial do Comitê até dia 10 de junho de 2016. O autor do trabalho é esperado para discutir sua pesquisa científica e resumir os dados em 10 min de apresentação e de 5 min de discussão.
1. As dimensões do pôster serão de 90 x 100 cm (largura x comprimento) e deverão ser fixados com cordas nos suportes. O arranjo e estética são livres, e de responsabilidade dos autores, porém os componentes do pôster devem ser organizados em uma sequência lógica para facilitar a compreensão do público. Sugere-se conter Título, Lista de autoria com as respectivas afiliações, introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussão, conclusão do trabalho, agradecimentos e principais bibliografias utilizadas. Os autores podem fazer o uso de figuras, gráficos e tabelas para descrever seus resultados. O pôster deve ser planejado de forma a permitir boa leitura a uma distância de, pelo menos, 2 metros.
2. É imprescindível a presença de pelo menos um dos autores junto ao pôster para responder a questões e interagir com os participantes durante a sessão de pôsteres.
3. A colocação e retirada do pôster é de responsabilidade dos autores, que devem seguir as instruções do dia e horário a ser divulgado no site do evento em breve.
4. Para maiores informações, entrar em contato pelo email: 1biotecsul@univates.br