O que você procura?

22/08/2024

Ensaio de Contagem de Células Somáticas

Anderso Stieven

O aumento da contagem de células somáticas no leite cru pode ser influenciado por vários fatores, como a idade da vaca, o estágio de lactação, a estação do ano, o estresse térmico que o animal está sofrendo e, principalmente, a presença de mastite. 

A mastite é uma doença infecciosa que causa inflamação da glândula mamária do animal. Como reação a essa infecção o organismo do animal aumenta a produção de células de defesa para se proteger dos patógenos responsáveis pela mastite, com isso tem-se uma relação direta entre a presença de mastite e o aumento de células somáticas no leite. Segundo a literatura, o leite de uma vaca saudável pode conter até 250 células somáticas por mililitro (mL). Além disso, a quantidade de células somáticas é um parâmetro para medir a qualidade nutricional do leite, pois quanto maior for o teor de células somáticas menor é o teor de lactose, proteínas e gorduras, o que tem relação direta com o rendimento e a qualidade na produção de derivados do leite como queijo e outros subprodutos.

O Laboratório de Qualidade do Leite do Unianálises dispõe de dois analisadores de células somáticas em leite cru por citometria de fluxo, da marca Foss, com capacidade analítica total de 500 amostras por hora, possibilitando agilidade nos resultados e ações mais efetivas no campo.

O Unianálises tem como missão prover soluções técnico-científicas para contribuir com a qualidade dos processos produtivos. Confira nossas redes sociais e faça um contato com os nossos especialistas nas diferentes áreas de atuação.

Compartilhe

Pesquisas mais recentes

Lajeado/RS