O que você procura?

08/07/2024

Identificação de espécies animais para o combate à fraude em alimentos

A identificação precisa de espécies animais em alimentos é fundamental para a prevenção e o combate à fraude, garantindo a integridade dos produtos, a proteção da saúde pública e a conservação da biodiversidade. Técnicas avançadas como a PCR em tempo real (qPCR) permitem identificar espécies animais presentes, evitando a rotulagem incorreta e a venda de produtos alimentícios falsificados. A análise de PCR é um processo enzimático, in vitro, para amplificação de uma sequência específica de DNA presente na amostra. É possível detectar o aumento do número de cópias do DNA-alvo à medida que a reação é realizada, e isso ocorre devido a componentes fluorescentes que estão presentes no meio de reação enzimática.

Recentemente, o Unianálises incluiu o ensaio de detecção da espécie búfalo (Bubalus bubalis) no escopo de serviços analíticos oferecidos pelo Laboratório de Microbiologia, na área de Biologia Molecular, que já conta com a prestação de serviços para detecção das cinco espécies animais mais comuns em alimentos de origem animal e em rações: bovino, suíno, frango, ovino e equídeo. 

A inclusão dessa nova espécie permite, por exemplo, a detecção de fraudes em misturas de leite de búfala e leite de vaca. O leite de búfala é geralmente mais caro devido ao seu alto teor de gordura e proteínas, além de suas propriedades específicas que o tornam ideal para a produção de queijos especiais, como a mozzarella de búfala. 

O uso de técnicas que detectam DNA específico permite uma identificação precisa e eficiente de fraudes em alimentos, contribuindo para a transparência e confiança no produto disponível no mercado. 

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail unianalises@univates.br.

Compartilhe

Pesquisas mais recentes

Lajeado/RS