Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estágios Obrigatórios

O que é?

O estágio obrigatório é compreendido como atividade prevista na matriz curricular do curso. O aluno deverá realizá-lo para integralizar essa matriz curricular, cujo cumprimento da carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma.

Os estágios obrigatórios são acompanhados por professores indicados pela Univates, bem como por supervisor da organização concedente com formação em curso superior na área do curso do estagiário ou com experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário.

Quem pode fazer?

Podem realizar estágio obrigatório os alunos de cursos técnicos, sequenciais ou de graduação devidamente matriculados na disciplina de estágio da sua matriz curricular.

Onde pode ser realizado?

São considerados campos de estágio as organizações públicas, privadas e/ou organizações não governamentais, bem como os profissionais liberais conveniados com a Univates e devidamente registrados em seus conselhos de fiscalização profissional.

O que é necessário para realizar estágio obrigatório?

Para realização de estágio obrigatório é necessário:
– Termo de Convênio entre a organização/empresa concedente do estágio e a Univates;
– Termo de Compromisso entre as partes e o estagiário;
– Seguro de acidentes pessoais em favor do estagiário;
– A matrícula e frequência regular do aluno no curso e na disciplina pela qual pretende realizar o estágio;
– O cumprimento, pelo aluno, de todas as exigências necessárias para matricular-se na disciplina de estágio supervisionado, prevista na matriz curricular e no regulamento de estágio do Projeto Pedagógico do Curso;
– A compatibilidade da jornada de estágio a ser cumprida pelo estudante, limitada a 6 horas diárias e 30 horas semanais, com a carga horária acadêmica do curso e com o horário da organização concedente de estágio.

Quais os procedimentos para iniciar o estágio obrigatório?

Após efetuar a matrícula na disciplina de estágio, o aluno deve seguir os seguintes passos, de acordo com a sua situação:

Aluno ainda não realiza estágio obrigatório

Definir o local do estágio;
Verificar, no Centro/CEP, se a empresa em que irá estagiar já possui convênio com a Univates;
Providenciar o Termo de Compromisso de Estágio (3 vias) e o Termo de Convênio de estágio (2 vias), conforme orientações do Centro/CEP (o Termo de Convênio é necessário somente se a empresa ainda não for cadastrada na Univates);
Entregar uma via dos documentos à empresa, uma ao professor e reter a última via do Termo de Compromisso.

Aluno trabalha na área do curso ou realiza estágio não obrigatório e pretende utilizar as horas para o estágio obrigatório

- Verificar com o coordenador se o curso permite o aproveitamento da atividade profissional como estágio obrigatório;
- Encaminhar protocolo no setor Atendimento Univates para aproveitamento das horas, anexando o comprovante do vínculo com a organização concedente (cópia do contrato de estágio ou carteira de trabalho), descrevendo o setor em que pretende desenvolver o estágio, detalhando as atividades a serem realizadas, bem como o horário diário, anexando também o comprovante de formação ou tempo de experiência profissional do supervisor da empresa em área de conhecimento do curso do aluno;
- Aguardar o deferimento do protocolo.