Regras básicas da acentuação
O objetivo deste material de estudo é realizar uma revisão das regras de acentuação. Para tanto, ao longo do objeto serão abordadas duas questões: a) a razão de acentuarmos as palavras; b) as regras básicas de acentuação utilizadas no Brasil. Os temas "acentuação de grupos especiais" e "acentuação diferencial" serão abordados em outro material.
Devemos ter presente que nossa língua é uma língua de palavras paroxítonas, ou seja, a sílaba tônica costuma ser a penúltima. Assim, quando queremos indicar que houve uma mudança na posição dessa sílaba, devemos assinalar isso através de um acento gráfico (agudo ou circunflexo). Neste estudo, marcaremos a sílaba tônica, acentuada ou não, através de letras maiúsculas.
Antes de mais nada, queremos relembrar o que são palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
1. Palavras oxítonas: São aquelas que possuem acento tônico na última sílaba, como soFÁ, voCÊ, aQUI, paraBÉNS, cascaVEL, uruBU, amarRAR.
2. Palavras paroxítonas: Possuem acento tônico na penúltima sílaba, como TÁxi, JOvem, jaNEla, lentaMENte, NUvens, mobiliDAde, aMARram,escreVIam, fleXÍveis, rePÓRter.
3. Palavras proparoxítonas: São aquelas que possuem acento tônico na antepenúltima sílaba, como LÂMpada, ÁRvore, MÉdico, PÂnico.
Como já dissemos, nossa língua é de palavras paroxítonas, e a mudança da posição dessa sílaba tônica deve ser indicada com acento gráfico. Por exemplo, uma palavra como “medico” (sem acento), deve ser lida com a penúltima sílaba tônica: “meDIco”. Quando queremos nos referir à profissão, o acento tônico recai na antepenúltima; então vamos indicar isso através de um acento: “Médico".
![]() Do verbo Medicar: Determinar a medicação a (ou de); tratar. |
![]() Médico: Aquele que legalmente exerce a medicina. |
O mesmo ocorre com uma palavra como “haBIto”. Se nos referimos ao substantivo, muda a posição da sílaba tônica, e vamos indicar isso através do acento: "HÁbito".
![]() Do verbo Habitar: Ter a sua residência em. Morar; viver.
|
![]() Hábito: Costume
|
Isso vale também para “CONtem” em oposição a “conTÉM”, “DOce” em oposição a “voCÊ”; “aQUI” em oposição a “TÁxi”; “taTUS” em oposição a “VÍrus”.