PRODUÇÃO DE BIOGÁS NO COREDE NORTE/RS: LEGISLAÇÕES, PRODUTORES E IMPACTO SOCIOAMBIENTAL

Autores

  • Rúbia Carla Passaglia Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Talissa Truccolo Reato Universidade Federal da Fronteira Sul; Universidade de Caxias do Sul
  • Danira Letícia Padilha Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Darlan Christiano Kroth Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Valdecir José Zonin Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v31i4a2024.3695

Palavras-chave:

Desenvolvimento Rural Sustentável, Biodigestores, Energia Renovável

Resumo

Considerando a crescente demanda energética, a dependência do Brasil por energia hídrica e a busca pelo desenvolvimento sustentável, este artigo buscou apresentar os benefícios da geração de energia a partir do biogás e a relevância deste setor para o saneamento rural e para o produtor rural. A pesquisa foi desenvolvida na região do COREDE Norte-RS e teve como objetivos identificar o número de biodigestores em propriedades rurais e o impacto socioambiental desses projetos, além de descrever as políticas públicas do Estado (RS) e dos municípios da região, para o setor do biogás. Para isso, foram aplicados questionários à Emater e aos produtores rurais e realizadas pesquisa bibliográficas. Com isso, foi possível identificar 7 produtores com biodigestores, sendo que 6 participaram desta pesquisa. Além disso, detectou-se duas políticas públicas a nível do Estado e nenhuma a nível municipal. Constatou-se que todos os produtores estavam satisfeitos com as suas plantas de biodigestores e relataram benefícios com a utilização do biofertilizante. Por fim, conclui-se que a região carece de projetos de geração de energia a partir do biogás; que as duas legislações específicas para o setor do biogás encontradas a nível de Estado são incipientes e insuficientes para tornar o biogás competitivo frente às energias não renováveis e renováveis, já consolidadas; e que a baixa existência de biodigestores interfere diretamente e negativamente na questão do saneamento rural e no desenvolvimento rural sustentável da região do COREDE Norte-RS.

Biografia do Autor

Rúbia Carla Passaglia, Universidade Federal da Fronteira Sul

Formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen-RS, com atuação nas áreas de Qualidade da Água Subterrânea, Tratamento de Resíduos Sólidos Orgânicos Industriais e Educação Ambiental. Especialização Lato Sensu em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, e em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ambas com atuação em estudo de viabilidade de geração de energia elétrica através do biogás, em uma unidade de bovinocultura de leite e em uma unidade produtora de leitões, respectivamente. Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UFFS, campus de Erechim, com atuação na área de políticas públicas para o setor do biogás. Também atua com elaboração de projetos, estudos de viabilidade e modelos de negócio de geração de energia renovável através do biogás e gerenciamento/monitoramento de plantas de biogás; licenciamento ambiental; projetos de saneamento (água e esgoto); e plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

Talissa Truccolo Reato, Universidade Federal da Fronteira Sul; Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutoranda PDPG-POSDOC/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) da Universidade Federal da Fronteira Sul (2023-). Doutora em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDir) da Universidade de Caxias do Sul (2019/2021). Bolsa Prosup/CAPES durante o Doutorado. Mestra em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Passo Fundo (2016/2018). Bolsa Prosup/CAPES durante o Mestrado. Realizou estância de pesquisa (atividades docentes e investigatórias) na Faculdade de Direito da Universidade de Sevilla - Espanha (2017). Especialista em Direito Processual pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2014/2015) - Pós-Graduação Lato Sensu. Graduada em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2009/2014). Advogada (2014 - atual.). Professora do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito da Universidade de Caxias do Sul (2023-atual.)

Danira Letícia Padilha, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e Pedagogia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano (2022); mestrado em Ecologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2012); e doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2017). Tem interesse em uso sustentável dos recursos naturais, serviços ecossistêmicos, uso de sistemas de informações geográficas e modelagem de espécies, invasão por espécies exóticas, restauração ecológica e direitos das crianças e adolescentes no ambiente escolar.

Darlan Christiano Kroth, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2017), mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá-PR (2007) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó (2004). Trabalhou no Banco do Brasil no período de 2000 a 2008 onde atuou no setor de negócios Pessoa Jurídica. Iniciou carreira docente na Unochapecó (2006-2009). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Chapecó-SC (desde 2010), atuando principalmente no curso de Administração e no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (campus Erechim-RS). Desenvolve pesquisa nas áreas de políticas públicas, economia da saúde e desenvolvimento regional.

Valdecir José Zonin, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (bolsa CAPES) (2013); Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2008); Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2001). Tem experiência na área Agronômica e nos temas: desenvolvimento (sustentável, rural e regional); energias renováveis (biodiesel e selo combustível social); agricultura familiar; organização da produção; política agrícola; crédito rural; meio ambiente; políticas ambientais, políticas sociais setoriais (educação e habitação no campo). Coordenou a Câmara Temática de Agroenergia e a Câmara Técnica do Milho, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado do Rio Grande do Sul (SEAPA/RS). Foi professor colaborador do centro de ciências agrárias - UNIOESTE / Marechal Cândido Rondon - PR. Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), atuando no Curso de Agronomia, no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental/mestrado, ministrando disciplinas e orientações/Campus de Erechim/RS e atuação no PPG em Desenvolvimento Rural Sustentável - PPGDRS/UNIOESTE/PR, com disciplina e orientações em nível de mestrado e doutorado.

Downloads

Publicado

27-12-2024

Como Citar

PASSAGLIA, Rúbia Carla; REATO, Talissa Truccolo; PADILHA, Danira Letícia; KROTH, Darlan Christiano; ZONIN, Valdecir José. PRODUÇÃO DE BIOGÁS NO COREDE NORTE/RS: LEGISLAÇÕES, PRODUTORES E IMPACTO SOCIOAMBIENTAL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 31, n. 4, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v31i4a2024.3695. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3695. Acesso em: 9 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos