BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v30i4a2023.3480Palavras-chave:
Educação Especial, Educação das pessoas com deficiência visual, História da Educação Especial no Brasil.Resumo
O artigo tem como objetivo apresentar a história da Educação Especial no Brasil desde o período colonial até a atualidade, com ênfase na educação das pessoas com deficiência visual. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e de abordagem histórica, dialogando com os autores na área, como: Rodrigues (2023), Figueira (2021), Jannuzzi (2012), Mazzotta (2011), Mosquera (2010) Sassaki (1999), Silva (1987), entre outros. O artigo se divide em duas seções: na primeira, discutimos os paradigmas, as políticas e as práticas para a inclusão escolar das pessoas com deficiência no Brasil, já na segunda, abordamos o contexto histórico, social e educacional das pessoas com deficiência visual no Brasil, destacando os principais marcos e desafios que marcaram a sua trajetória. Por fim, concluímos sintetizando os principais pontos abordados e apontando algumas perspectivas para a Educação Especial no Brasil, destacando que a educação das pessoas com deficiência visual no Brasil é um campo em constante construção e transformação, de lutas e conquistas, e de desafios e oportunidades.Downloads
Publicado
20-12-2023
Como Citar
SANTOS, Rummening Marinho dos; RODRIGUES, Janine Marta Coelho. BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 30, n. 4, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v30i4a2023.3480. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3480. Acesso em: 12 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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