EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO PENITENCIÁRIO MOÇAMBICANO: ANÁLISE DO PROCESSO DA SUA ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v30i2a2023.3417Palavras-chave:
prisões, educação, educação escolar, educação penitenciáriaResumo
A educação é um direito humano e fundamental protegido no âmbito internacional e nacional. No contexto penitenciário ela enquadra-se nas políticas de reabilitação penal. Para abordar esta questão no contexto moçambicano, realizou-se uma pesquisa no Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo com o objectivo de analisar os processos da sua organização e implementação, bem como conhecer os seus limites, desafios e perspectivas. A metodologia usada foi análise documental, observação e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que o quadro legal penitenciário é favorável para a educação escolar, porém, o ensino implementado apresenta lacunas no campo da sua implementação por não dispor de instrumentos normativos específicos que regem suas práticas e estar basicamente orientado para o ensino geral. Estes resultados sugerem a necessidade da criação de uma directriz normativa e curricular nacional para o contexto penitenciário que atende às especificidades, particularidades, perfis, características e reais necessidades de jovens e adultos privados de liberdade.Downloads
Publicado
14-07-2023
Como Citar
MUTEMBA, Jose Henriques; NIQUICE, Fernando Lives Andela. EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CONTEXTO PENITENCIÁRIO MOÇAMBICANO: ANÁLISE DO PROCESSO DA SUA ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 30, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v30i2a2023.3417. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3417. Acesso em: 13 nov. 2024.
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Artigos
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