Antônio Luiz Marini Marchi

Comitê regional planeja criação de Escola Laticinista em parceria com a Univates

Postado as 24/05/2023 09:37:57

Por Lucas George Wendt

As negociações para a implantação de uma Escola Laticinista na região estão avançadas. Uma reunião realizada na manhã de quinta-feira, dia 20 de abril, contou com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) de Estrela, do Sindicato da Indústria de Laticínios (Sindilat/RS), da Universidade do Vale do Taquari - Univates, da Escola Estadual de Ensino Profissionalizante de Estrela (Eeepe) e do Colégio Teutônia, com o objetivo de definir a proposta que será apresentada à Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro).

O progresso do projeto depende da avaliação da instituição estadual. Durante a reunião, o comitê gestor discutiu modelos pedagógicos, bem como a meta de capacitar os profissionais já atuantes nas indústrias e no agronegócio, além da necessidade de diversificar os produtos do setor lácteo. A expectativa é lançar a escola de laticínios durante a 46ª Expointer, que acontecerá entre os dias 26 de agosto e 13 de setembro.

A montagem da escola, com um orçamento avaliado em R$ 1,3 milhão, já foi aprovada pela Suepro. "Este é um projeto estadual com execução regional. A superintendência virá ao Vale do Taquari para entender como o curso funcionará na prática. Inicialmente, a ideia é oferecer a formação em módulos, para posteriormente transformá-la em um curso técnico, já que isso é um processo mais demorado", avaliou a secretária da Sedis, Carine Schwingel.

O grupo está trabalhando para tornar o projeto viável. As aulas deverão ocorrer em três locais no Vale do Taquari, com as aulas teóricas na Escola Profissionalizante de Estrela, a parte prática no Colégio Teutônia, que possui uma estrutura adequada, e as análises laboratoriais na Univates, que já possui um laboratório pronto. De acordo com a secretária, com o modelo pedagógico em módulos, os temas podem ser abordados em cursos mais rápidos.

"Queremos apresentar soluções para a indústria e capacitar os profissionais, além de incentivar a sucessão nas agroindústrias familiares. Posteriormente, a escola de laticínios se expandirá para as escolas e para a comunidade em geral. Isso também proporcionará a criação de novos produtos e negócios com valor agregado. Precisamos de praticidade e resultados", ressaltou Carine.

Participação da Univates

As atividades das análises laboratoriais serão realizadas no Centro Tecnológico de Pesquisa e Produção de Alimentos  - CTPPA, vinculado ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates. “Elaboramos uma proposta inicial de conteúdos a serem abordados em um curso preparatório de operador de laticínios básico, dando ênfase em uma carga horária mais prática, de forma modular, facilitando o acesso aos interessados e trabalhadores da área de lácteos”, detalha a representante da Univates no projeto, Cristiani Reimers, gestora do Tecnovates. “Colocamos à disposição da Prefeitura de Estrela toda a nossa infraestrutura laboratorial e instrumental do Tecnovates e, especificamente, o Laboratório de Lácteos, que está equipado com todos os itens necessários à execução das aulas práticas”.

Comitê Gestor

Sindilat/RS: Darlan Palharini e Jéssica Aguirres