Fuvates
Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social
A Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), uma entidade de ensino de caráter comunitário e beneficente de direito privado e sem fins lucrativos, mantém a Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Centro de Educação Profissional (CEP).
É atribuição da Fuvates aprovar o Estatuto e acompanhar as ações da mantida, apreciar e votar o orçamento anual e a prestação de contas da Univates, assim como empossar o seu reitor e vice-reitor. Por meio de sua Assembleia Geral, compete à Fuvates deliberar sobre a destituição de dirigentes das suas mantidas em eventual irregularidade ou situação anormal.
As atividades relacionadas ao ensino superior no Vale do Taquari tiveram início na década de 1960, aproveitando-se a boa infraestrutura da cidade de Lajeado na educação fundamental e em áreas profissionalizantes. Em 1964 foi criada a Associação Pró-Ensino Universitário do Alto Taquari (Apeuat) que, em dezembro de 1968, obteve sucesso no pleito pela instalação de cursos superiores em Lajeado, o que ocorreu através de extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS), inicialmente com a oferta do curso de Letras, e posteriormente, com os cursos de Ciências Contábeis e de Ciências Econômicas.
A Apeuat deu lugar, em 1972, à Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates), entidade com personalidade jurídica de direito privado, com autonomia administrativa, financeira e econômica, que abrigou os cursos instalados.
Em 1975, Letras foi o primeiro curso de graduação reconhecido pelo MEC pelo mesmo ato que criava a Faculdade de Educação e Letras do Alto Taquari (Felat), responsável por ministrá-lo. No ano seguinte, foi criada e reconhecida a Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari (Faceat), que assumiu os cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Com a criação dessas duas Instituições de Ensino Superior (IES), a Fates se desvinculou da UCS.
Em 1985, a Felat obteve autorização do novo curso de Ciências, passando a denominar-se Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Alto Taquari (Feclat) e a Faceat acrescentou o curso de Administração. Somente em 1994 foram autorizados mais dois cursos: Licenciatura em Pedagogia e Comércio Exterior. A Feclat e a Faceat uniram-se em 1997 numa única IES, a Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (UNIVATES), cujo regimento foi concebido à semelhança da estrutura de uma universidade, tendo a mantenedora Fates dado lugar à Fuvates em 2000.
A Univates foi credenciada pelo MEC com a autonomia universitária, em julho de 1999, sob a denominação de Centro Universitário UNIVATES. Desde essa data foram abertos vários cursos de graduação, somando-se mais de 50 cursos (bacharelados, licenciaturas, tecnológicos e sequenciais).
Em 2014, a Univates e sua mantenedora, a Fuvates, foram qualificadas como Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices). Em 2014, a Univates foi credenciada para oferecer cursos superiores na modalidade a distância e, em julho de 2017, recebeu o título de Universidade do Vale do Taquari - Univates. Com isso, a Instituição renova o compromisso com a sociedade: ser uma universidade de impacto social, cultural, econômico e tecnológico.
O ano de 2018 foi marcado pela expansão do Ensino a Distância, com a abertura de polos em diferentes cidades do Vale do Taquari e regiões adjacentes, ampliando o acesso à educação superior. Em 2019, a Univates celebrou os 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari com uma programação repleta de eventos comemorativos. Nesse período, a Instituição também começou a sistematizar a oferta de serviços na área da saúde e em análises laboratoriais, incluindo a ampliação do Unianálises, que passou a atuar com destaque em análises de alimentos, fármacos, bebidas e nutrição animal, atendendo tanto entes públicos quanto a população em geral.
Em 2020, a Univates desempenhou um papel crucial no enfrentamento à pandemia de Covid-19, mobilizando recursos humanos e infraestrutura para apoiar a saúde pública no Vale do Taquari. Já em 2021, a Instituição ganhou repercussão internacional graças a suas pesquisas científicas, com publicações sendo destacadas por veículos de grande alcance, como The New York Times. Nesse mesmo ano, a Univates conquistou o título de melhor conceito de graduação entre as universidades privadas do Brasil, segundo avaliação do Ministério da Educação. Ainda em 2021, uma nova reitoria assumiu a gestão da universidade. Entre 2021 e 2022, a Univates e o Hospital Tacchini oficializam a parceria para a abertura de um curso de Medicina em Bento Gonçalves. Em 2022, a Univates foi eleita a marca mais lembrada no Vale do Taquari e celebrou os 50 anos da primeira formatura de Ensino Superior na região.
No ano de 2023, teve início a construção do novo ambulatório da Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef), inaugurado em 2024. Nesse período, serviços e espaços importantes, como a Incubadora Tecnológica (Inovates) e o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur), comemoraram 20 anos de atuação, enquanto o Unianálises celebrou seus 30 anos. Entre 2023 e 2024, diante de eventos de cheia histórica no Vale do Taquari, a Univates se consolidou como um agente central na reconstrução da região, reafirmando seu compromisso com a comunidade
Em 2024, a Instituição também celebrou importantes marcos: 10 anos do Centro Cultural, da sede do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), do Estádio Olímpico e do curso de Medicina em Lajeado. Além disso, a Univates comemorou 55 anos de história inspirando conquistas no Vale do Taquari. No âmbito da sustentabilidade, a universidade subiu no ranking nacional e conquistou pela quarta vez o título de universidade mais sustentável do Sul do Brasil. Por fim, o ano de 2024 foi marcado pela realização de uma nova eleição para a reitoria, reafirmando o compromisso da Instituição com a gestão democrática e a excelência.
A Fuvates tem quatro órgãos em sua estrutura: Assembleia Geral, Conselho de Curadores, Presidência e Conselho Fiscal.
Comprometida com a manutenção da responsabilidade administrativa e com a gestão democrática, a Assembleia Geral é o órgão máximo de deliberação da Fuvates que, a cada quatro anos, é responsável por eleger o presidente e o vice-presidente da Fundação e demais membros do Conselho de Curadores, seu órgão executivo.
O Conselho de Curadores, por sua vez, acompanha a administração de suas mantidas com reuniões periódicas, de caráter aconselhador e de monitoramento. A Presidência é quem representa a Fundação, convoca e preside os demais setores em diferentes atividades. Já o Conselho Fiscal, de atuação independente, tem a atribuição de fiscalizar a aplicação das boas práticas contábeis e o resguardo do patrimônio da Fuvates.
Segunda a sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 17h30min
Rua Avelino Talini, 171 - Lajeado/RS
Setor A - Prédio 9 - Sala 508
E-mail: fuvates@univates.br
Fone: (51) 3714-7003