Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Fuvates

Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social

A Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), uma entidade de ensino de caráter comunitário e beneficente de direito privado e sem fins lucrativos, mantém a Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Centro de Educação Profissional (CEP).

É atribuição da Fuvates aprovar o Estatuto e acompanhar as ações da mantida, apreciar e votar o orçamento anual e a prestação de contas da Univates, assim como empossar o seu reitor e vice-reitor. Por meio de sua Assembleia Geral, compete à Fuvates deliberar sobre a destituição de dirigentes das suas mantidas em eventual irregularidade ou situação anormal.

Nossa história

As atividades relacionadas ao ensino superior no Vale do Taquari tiveram início na década de 1960, aproveitando-se a boa infraestrutura da cidade de Lajeado na educação fundamental e em áreas profissionalizantes. Em 1964 foi criada a Associação Pró-Ensino Universitário do Alto Taquari (Apeuat) que, em dezembro de 1968, obteve sucesso no pleito pela instalação de cursos superiores em Lajeado, o que ocorreu através de extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS), inicialmente com a oferta do curso de Letras, e posteriormente, com os cursos de Ciências Contábeis e de Ciências Econômicas.

A Apeuat deu lugar, em 1972, à Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates), entidade com personalidade jurídica de direito privado, com autonomia administrativa, financeira e econômica, que abrigou os cursos instalados.

Em 1975, Letras foi o primeiro curso de graduação reconhecido pelo MEC pelo mesmo ato que criava a Faculdade de Educação e Letras do Alto Taquari (Felat), responsável por ministrá-lo. No ano seguinte, foi criada e reconhecida a Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari (Faceat), que assumiu os cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Com a criação dessas duas Instituições de Ensino Superior (IES), a Fates se desvinculou da UCS.

1964
1972

Em 1985, a Felat obteve autorização do novo curso de Ciências, passando a denominar-se Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Alto Taquari (Feclat) e a Faceat acrescentou o curso de Administração. Somente em 1994 foram autorizados mais dois cursos: Licenciatura em Pedagogia e Comércio Exterior. A Feclat e a Faceat uniram-se em 1997 numa única IES, a Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (UNIVATES), cujo regimento foi concebido à semelhança da estrutura de uma universidade, tendo a mantenedora Fates dado lugar à Fuvates em 2000.

A Univates foi credenciada pelo MEC com a autonomia universitária, em julho de 1999, sob a denominação de Centro Universitário UNIVATES. Desde essa data foram abertos vários cursos de graduação, somando-se mais de 50 cursos (bacharelados, licenciaturas, tecnológicos e sequenciais).

Em 2014, a Univates e sua mantenedora, a Fuvates, foram qualificadas como Instituição Comunitária de Educação Superior (Ices). Em 2014, a Univates foi credenciada para oferecer cursos superiores na modalidade a distância e, em julho de 2017, recebeu o título de Universidade do Vale do Taquari - Univates. Com isso, a Instituição renova o compromisso com a sociedade: ser uma universidade de impacto social, cultural, econômico e tecnológico.

2016
2017

O ano de 2018 foi marcado pela expansão do Ensino a Distância, com a abertura de polos em diferentes cidades do Vale do Taquari e regiões adjacentes, ampliando o acesso à educação superior. Em 2019, a Univates celebrou os 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari com uma programação repleta de eventos comemorativos. Nesse período, a Instituição também começou a sistematizar a oferta de serviços na área da saúde e em análises laboratoriais, incluindo a ampliação do Unianálises, que passou a atuar com destaque em análises de alimentos, fármacos, bebidas e nutrição animal, atendendo tanto entes públicos quanto a população em geral.

Em 2020, a Univates desempenhou um papel crucial no enfrentamento à pandemia de Covid-19, mobilizando recursos humanos e infraestrutura para apoiar a saúde pública no Vale do Taquari. Já em 2021, a Instituição ganhou repercussão internacional graças a suas pesquisas científicas, com publicações sendo destacadas por veículos de grande alcance, como The New York Times. Nesse mesmo ano, a Univates conquistou o título de melhor conceito de graduação entre as universidades privadas do Brasil, segundo avaliação do Ministério da Educação. Ainda em 2021, uma nova reitoria assumiu a gestão da universidade. Entre 2021 e 2022, a Univates e o Hospital Tacchini oficializam a parceria para a abertura de um curso de Medicina em Bento Gonçalves. Em 2022, a Univates foi eleita a marca mais lembrada no Vale do Taquari e celebrou os 50 anos da primeira formatura de Ensino Superior na região.

2018
2019

No ano de 2023, teve início a construção do novo ambulatório da Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef), inaugurado em 2024. Nesse período, serviços e espaços importantes, como a Incubadora Tecnológica (Inovates) e o Serviço de Assistência Jurídica (Sajur), comemoraram 20 anos de atuação, enquanto o Unianálises celebrou seus 30 anos. Entre 2023 e 2024, diante de eventos de cheia histórica no Vale do Taquari, a Univates se consolidou como um agente central na reconstrução da região, reafirmando seu compromisso com a comunidade

Em 2024, a Instituição também celebrou importantes marcos: 10 anos do Centro Cultural, da sede do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), do Estádio Olímpico e do curso de Medicina em Lajeado. Além disso, a Univates comemorou 55 anos de história inspirando conquistas no Vale do Taquari. No âmbito da sustentabilidade, a universidade subiu no ranking nacional e conquistou pela quarta vez o título de universidade mais sustentável do Sul do Brasil. Por fim, o ano de 2024 foi marcado pela realização de uma nova eleição para a reitoria, reafirmando o compromisso da Instituição com a gestão democrática e a excelência.

2022
2024
Presidentes
Presidente Carlos Cândido da Silva Cyrne
Carlos Cândido da Silva Cyrne
2025 - 2028
Presidente Ney José Lazzari
Ney José Lazzari
2021 - 2024
Presidente Carlos Cândido da Silva Cyrne
Carlos Cândido da Silva Cyrne
2013 - 2020
Presidente Roque Danilo Bersch
Roque Danilo Bersch
1997 - 2012
Presidente Marisa da Silva Martins Jaeger
Marisa da Silva Martins Jaeger
1990 - 1997
Presidente Laurindo Dalpian
Laurindo Dalpian
1985 - 1990
Presidente Ione Maria Ghislene Bentz
Ione Maria Ghislene Bentz
1985
Presidente Roque Danilo Bersch
Roque Danilo Bersch
1978 - 1985
Presidente Odilo Becker
Odilo Becker
1974 - 1978
Presidente Ely Souto dos Santos
Ely Souto dos Santos
1973 - 1974
Presidente Albano José Mallman
Albano José Mallman
1972
Presidente Érico Schmitz
Érico Schmitz
1969 - 1972
Presidente Ney Santos Arruda
Ney Santos Arruda
1964 - 1968
Membros da Fuvates - Gestão 2025/2028

A Fuvates tem quatro órgãos em sua estrutura: Assembleia Geral, Conselho de Curadores, Presidência e Conselho Fiscal.

Comprometida com a manutenção da responsabilidade administrativa e com a gestão democrática, a Assembleia Geral é o órgão máximo de deliberação da Fuvates que, a cada quatro anos, é responsável por eleger o presidente e o vice-presidente da Fundação e demais membros do Conselho de Curadores, seu órgão executivo.

O Conselho de Curadores, por sua vez, acompanha a administração de suas mantidas com reuniões periódicas, de caráter aconselhador e de monitoramento. A Presidência é quem representa a Fundação, convoca e preside os demais setores em diferentes atividades. Já o Conselho Fiscal, de atuação independente, tem a atribuição de fiscalizar a aplicação das boas práticas contábeis e o resguardo do patrimônio da Fuvates.

Assembleia Geral
  • 12 representantes do Poder Público do Vale do Taquari;
  • 81 representantes da comunidade acadêmica da mantida;
  • 29 representantes de instituições e organizações de caráter regional;
  • Ex-presidentes da Fuvates.
Presidência
  • Presidente Carlos Cândido da Silva Cyrne
  • Vice-presidente Júnior Roberto Willig
Diretoria Administrativa
  • Junior Roberto Willig - Diretor Administrativo
  • Sandra Maribel Auler - Diretora Financeira
  • Álex Sandro Herold - Diretor Jurídico
Secretário
  • Diéferson Wickert
Conselho de Curadores
Conselheiros titulares
  • Camile Bertolini Di Giglio
  • Ivandro Carlos Rosa
  • Fernando Rohsig
  • Júlia Elisabete Barden
  • Marcos Rogério De Castro Frank
Conselheiros suplentes
  • Adilson Carlos Metz
  • Fernanda Storck Pinheiro
  • Ivete Susana Kist
  • Ney José Lazzari
  • Renata Casagrande Galiotto
Conselho Fiscal
Conselheiros titulares
  • Valmor Arsildo Kappler
  • Bruno De Medeiros Teixeira
  • Elaine Görgen Strehl
  • Joni Zagonel
  • Miguel Arenhart
Conselheiros suplentes
  • Samuel Martim De Conto
  • Rogério José Schuck
  • Fernando Ataide Silva Jorge
  • João Pedro Arruda
  • Dieres Kaefer Martins

Atendimento

Segunda a sexta-feira: das 8h às 12h e das 13h às 17h30min

Contato

Rua Avelino Talini, 171 - Lajeado/RS
Setor A - Prédio 9 - Sala 508
E-mail: fuvates@univates.br
Fone: (51) 3714-7003