Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ‒ o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
A revista Destaques Acadêmicos é um dos periódicos da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulga a produção científica, publicando trimestralmente estudos relacionados às áreas de planejamento e gestão. Um novo número da publicação foi editado e está disponível para consulta clicando aqui.
O periódico aborda temáticas relacionadas à administração, meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento regional, engenharias, educação ‒ política, social e econômica ‒ e empreendedorismo. A primeira edição da revista é de 1994, tendo começado a ser publicada eletronicamente em 2010. A publicação tem mais de 400 mil acessos.
Textos da última edição
O QUE AS CRIANÇAS DIZEM SOBRE O APRENDER?
Tauana Da Rosa Dutra e Fabiane Olegário
PORTUGUÊS PARA FILHOS DE IMIGRANTES: EXPERIÊNCIAS E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
Itamar Luís Hammes e Isolde Maria Villa Brust
A IMPORT NCIA DOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA DETERMINADA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ARVOREZINHA/RS
Laura Macedo Mistura e Maria Isabel Lopes
PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O QUE OS PROFESSORES TÊM A DIZER?
Alana Ivani Sehn e Derli Juliano Neuenfeldt
ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL: PERCEPÇÃO A PARTIR DE COLETA DE DADOS NO MUNICÍPIO DE SÃO MARCOS/RS
Bruna Maziero de Almeida, Uiliam Hahn Biegelmeyer, Maria Emilia Camargo, Nadia Cristina Castilhos, Vera Maria de Barba, Tania Craco, Danielle Nunes Pozzo e Hilton Henrique Cruz Santos Pereira
AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MATO-GROSSENSE SOBRE INDISCIPLINA ESCOLAR
Domenico dos Santos Médici, Mônica Strege Médici e Marcelo Franco Leão
ESCOLA PÚBLICA ATUAL OU CÍVICO-MILITAR? COM A PALAVRA PROFESSORES E ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL DE VILA RICA/MT
Mônica Strege Médici, Domenico dos Santos Médici e Marcelo Franco Leão
FEMINISMOS NEGROS: RESISTÊNCIAS, ATIVISMOS E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS NO BRASIL
Ceila Sales de Almeida
Saiba mais
A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. Os periódicos Estudo & Debate, Signos e Destaques Acadêmicos ainda são publicados. Um outro, o Caderno Pedagógico, encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997.
Em 2017, uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial aqueles falantes de português.
Conhecimento em rede
As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr).
Publicação on-line
Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos.
É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores.
Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ‒ e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.