Mulheres são maioria no vestibular da Univates

Por Assessoria de Imprensa Univates

Postado em

A prova do vestibular da Univates foi realizada na tarde deste domingo, dia 14, no câmpus de Lajeado. Foram oferecidas 880 vagas, distribuídas em 36 cursos. Nesta edição, foram 1.366 candidatos, dos quais as mulheres representaram 63%. Os cursos de Direito, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Engenharia Civil e Enfermagem foram os mais procurados. No quesito língua estrangeira, 54% dos candidatos escolheram prestar a prova de espanhol, enquanto 46% realizaram a prova de Língua Inglesa. Os vestibulandos desta edição foram oriundos de 70 municípios do Rio Grande do Sul, com o maior número de inscritos de Lajeado, Venâncio Aires, Teutônia, Estrela, Arroio do Meio, Encantado e Guaporé.

A prova contou com 45 questões objetivas e uma redação. A parte da Língua Portuguesa foi realizada a partir do texto “Idealizações e modelo”, de autoria do médico J. J. Camargo. Na redação, os vestibulandos puderam optar entre duas propostas. A primeira delas era escrever uma carta argumentativa para uma pessoa que tenha servido de inspiração, explicando os motivos pelos quais ela representa ou representou um papel de inspiração em relação à carreira profissional que pretende seguir. Quem optou por essa proposta deveria, ainda, tecer algumas reflexões sobre o papel dos adultos nas escolhas dos jovens. A segunda opção era escrever um artigo de opinião respondendo a pergunta: "por que é importante praticar e valorizar o bem?".

Durante a prova, Arnaldo Erni Sehn e Maria Lisabete Sehn apreciavam a exposição de astrofotografias, localizada no Espaço Arte 7, enquanto aguardavam a filha Larissa Sehn. Estudante da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Antônio, de Estrela, ela participou do teste como treineira. Maria formou-se na Univates, em 1997, no curso de Ciências Contábeis, e conta que a estrutura, na época, contava apenas com alguns poucos prédios. "Nos últimos anos, além de ter um alto crescimento, a Univates passou a ser reconhecida nacionalmente. Ouvimos que alguns cursos, inclusive, estão entre os melhores do país", ressaltaram eles. Além disso, outro ponto positivo para Arnaldo é o fato de a Instituição preocupar-se em oferecer novas opções de graduação, como Medicina e Odontologia, este último que deve ser oferecido em breve. "Isso é bom tanto para a região quanto para o país, pois novos profissionais serão formados para a sociedade", completaram.

Já Cláudia Helena Hilgemann acompanhou seu filho Gabriel, que prestou vestibular como treineiro para o curso de Gastronomia. Ele cursa a 3ª série do Ensino Médio na escola Gomes Freire de Andrade, no município de Teutônia, e escolheu Publicidade e Propaganda como segunda opção. Enquanto aguardava o tempo da prova, ela participou do tour guiado pelo câmpus. "Meu filho mais velho também estuda aqui, no curso de Direito, então eu já conhecia a Univates, mas agora pude conhecer a estrutura internamente. Gostei muito do tour, a estrutura é um espetáculo. É bom saber que temos algo assim na região", comentou ela.

A primeira vestibulanda a entregar a prova no Prédio 3 foi Bruna Cadore, 18 anos, de Arroio do Meio. “Achei a prova tranquila porque estudei bastante. Depois que terminei o Ensino Médio eu preferi esperar e agora fiz para valer”, disse ela, que é candidata a uma vaga no curso de Administração de Empresas. “Optei pela redação sobre a influência de um professor em um curso de administração que eu fiz, como forma de me preparar para a graduação”, acrescentou ela.

O gabarito da prova pode ser acessado, a partir das 18h30min deste domingo, no site da Univates – www.univates.br/vestibular. O listão dos aprovados será divulgado até a próxima quinta-feira, dia 18. Para os candidatos selecionados, as matrículas ocorrem nos dias 19 e 22 de junho, conforme cronograma disponível no Manual do Candidato, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 21h, no Auditório do Prédio 11. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 7 07 08 09 ou pelo e-mail linhadireta@univates.br.

Medicina

Além do vestibular, também está em andamento o processo seletivo para a quarta turma de Medicina da Univates. A lista de candidatos classificados e excedentes foi divulgada na última quinta-feira, dia 11, e está disponível no site www.univates.br/vestibular/medicina. Informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5293, ou pelo e-mail vestibular@univates.br.

Texto: Assessoria de Imprensa Univates

Escolha uma formação