Cursos realizam aulas inaugurais do semestre

Por Tuane Eggers

Postado em

Diversos cursos da Univates realizaram, na noite desta quarta-feira, dia 1º de abril, suas aulas inaugurais do semestre. Entre eles, os cursos de Gestão de Recursos Humanos, de Logística, de Engenharia de Software, de Sistemas de Informação, de Engenharia da Computação e de Redes de Computadores.

No auditório do Prédio 16, a aula inaugural de Gestão de Recursos Humanos foi voltada para os desafios e perspectivas da gestão de pessoas. Ministrada pela Master Coach e sócia-diretora da Thransformare Consultoria Humana, Silvia Marta de Vargas, a atividade teve o objetivo de refletir sobre os desafios e tendências sob o olhar de uma profissional da área.

Já o auditório do Prédio 9 sediou a aula inaugural do curso de Logística, que contou com relatos de experiências de diplomados pelo curso. Formado em 2013, Charles Ivan Anton contou sobre sua experiência na empresa de ferramentas Beuren & Cia, onde atua na área de compras. “Tudo relacionado a isso parece pouco, mas não é”, explicou o diplomado.

Anton abordou a importância de realizar todos os procedimentos logísticos de forma correta e falou sobre como o curso o auxiliou no âmbito profissional. “A visão sistêmica da minha empresa foi um dos aspectos em que o curso me auxiliou muito”, salientou ele. Além disso, o diplomado também falou sobre o momento de aplicar corretamente o plano de negócios abordado em sala de aula. “O plano de negócios nada mais é do que almejar um negócio novo e contemplar todos os pontos necessários para isso. Então temos que entender sobre finanças, sobre marketing, entre outras áreas”, destacou.

Os estudantes das Engenharias tiveram sua aula inaugural, realizada no auditório do Prédio 11, voltada para a área das mídias sociais. Diversas empresas têm se especializado em analisar redes sociais para compreender fenômenos, além de sintetizar a relevância e a opinião de pessoas. Para refletir sobre esse campo de atuação da área de Tecnologia da Informação, a atividade da noite foi a palestra “Descoberta de conhecimento em mídias sociais”, ministrada pelo criador da plataforma SentiMonitor, Hugo Pinto.

Lançado em 2010, o software de inteligência em mídias sociais analisa e processa dados gerados por plataformas sociais. Desde seu surgimento, o SentiMonitor vem sendo reconhecido pela academia, mercado e governo como uma solução inovadora em inteligência de fontes abertas, com os mais diversos clientes, tanto no Brasil quanto na Europa, nas áreas de política, varejo, mídia e serviços. Na ocasião, Pinto falou sobre a empresa, funcionamento do sistema, ferramentas utilizadas para monitorar os dados e clientes atendidos pela plataforma. Após sua explanação, os estudantes puderam esclarecer suas dúvidas.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação