Estudantes incentivam a doação de sangue em disciplina de Empreendedorismo

Postado em 12/09/2013 14h35min

Por Tuane Eggers

A cada semestre, a disciplina de Empreendedorismo, que reúne estudantes de diversos cursos da Univates, propõe a realização de um trabalho social ou ambiental. Uma das propostas deste semestre é incentivar a doação de sangue no hospital Bruno Born, de Lajeado. A ideia é do grupo composto pelos estudantes Daniel Buchi, do curso de Engenharia de Controle e Automação, e Caroline Bresolin, Mariane Portella e Monica Lucca de Araujo, de Administração de Empresas.

Na próxima quarta-feira, dia 18, será promovida uma doação conjunta no Hospital. É importante que os doadores estejam bem alimentados no momento da doação. Mesmo assim, no local é oferecido um lanche aos voluntários. Também é disponibilizado atestado médico se for necessário justificar falta no trabalho ou em outra atividade.

Os estudantes oferecem carona até o local, caso os doadores tenham alguma dificuldade na locomoção. A carona deve ser reservada pelos telefones (51) 9172-6892, 8570-2096, 8194-9606 ou (54) 9615-9864.

Quem pode participar?

Os doadores devem ter entre 16 e 65 anos, mas voluntários de 16 e 17 anos devem ter consentimento formal de seu responsável legal; ter peso acima de 50 kg; estar alimentados, com intervalo mínimo de duas horas depois do almoço; ter dormido pelo menos seis horas das 24 horas que antecedem a doação; não ter feito tatuagem, acupuntura ou colocado piercing há menos de um ano; não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados há menos de um ano; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação; não ser usuário de drogas; não ser portador de doenças infectocontagiosas, como sífilis, doença de chagas e HIV.

Homens não podem ter doado sangue há menos de 60 dias. Mulheres não podem ter doado há menos de 90 dias, não devem ter passado por parto ou aborto há menos de três meses; não devem estar grávidas nem amamentando.

Texto: Tuane Eggers

Gary - PhotoXpress