Estudantes finalizam construção de veículo e se preparam para primeira etapa de competição

Postado em 26/08/2013 14h

Por Tuane Eggers

Em uma iniciativa inédita na Univates e no Vale do Taquari, estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Controle e Automação e Design aceitaram o desafio de construir um veículo. E eles estão cada vez mais próximos de transformar o projeto em realidade.

Os 14 integrantes do projeto de extensão “Construindo um veículo para participar do Projeto Baja” preparam-se para a participação na etapa regional da competição, marcada para os dias 11 a 13 de outubro, que abrangerá universidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A atividade de extensão conta com a participação de voluntários e bolsistas, orientados pelos professores Carlos Lagemann, responsável técnico, e Ronaldo Tremarin, responsável administrativo. Conforme o capitão da equipe, Rafael Farias Garcia, estudante de Engenharia Mecânica, houve um atraso de seis meses na entrega de uma peça essencial para a construção do veículo, mas apesar da dificuldade, a equipe se uniu e conseguiu retomar as atividades em tempo. Atualmente, o projeto está em fase de finalização de solda e acabamento.

Eles também estão iniciando a etapa de testes dinâmicos do veículo, ou seja, a fase de colocá-lo em movimento. “Do total de mil pontos da avaliação na competição, 400 serão destinados para a parte estática do projeto, e os demais serão para outros aspectos”, explica Rafael. O automóvel é construído de acordo com um regulamento de 100 páginas, em inglês, sobre as normas de produção do veículo. O motor é igual para todas as equipes, porém, todo cuidado é decisivo durante o processo de produção do carro.

Além da dedicação da equipe, o projeto também conta com apoio de algumas empresas: Auto Peças Zagonel, Metalúrgica Hassmann, Tornearia Gisamar, Do Aço, Valecross e Tornearia Pantcho. Elas concedem aos estudantes os materiais necessários para a construção do veículo, a preço de custo ou em forma de doação, além de oferecer suporte técnico, por exemplo, para a parte de usinagem.

Para o acadêmico Rafael, essa é uma experiência nova e desafiadora. “É um projeto em que podemos enfrentar as dificuldades que teremos posteriormente no mercado de trabalho. Tivemos que estudar muito, tanto a parte de manufatura do carro, quanto a parte de gestão das pessoas e relacionamento com os apoiadores. É um grande aprendizado também poder colocar em prática o que aprendemos em sala de aula”, salienta o capitão da equipe.

Guilherme Leite Lago é outro estudante de Engenharia Mecânica que participa do projeto como bolsista. Para ele, a experiência de começar do zero a construção de um veículo é um desafio muito grande. “Um carro tem muitos detalhes que as pessoas nem imaginam. Eu mesmo não pensei que fossem tantos, pois por detrás de cada movimento do veículo há inúmeros detalhes”, confessa.

O veículo criado pelos estudantes da Univates possui alguns diferenciais como, por exemplo, transmissão automática, não possuir caixa de marcha, um sistema leve, menos partes móveis e até um rádio comunicador. O último item será importante para o momento da competição, quando o piloto e a equipe poderão transmitir questões estratégicas da corrida pelo rádio.

Além disso, estão trabalhando com sensoriamento para nível de óleo, de combustível, fluidos de freio, temperatura do motor e painel com velocímetros e indicadores desse sensoriamento. A previsão é de que o veículo fique pronto até o fim de setembro. Em março do próximo ano, ocorre a etapa nacional da competição do Projeto Baja, em São Paulo. Durante a competição, diversos engenheiros das mais renomadas indústrias do país participam como juízes e avaliadores das equipes. Se o projeto da Univates for um dos três classificados, poderá competir na etapa mundial.

Saiba mais

O projeto Baja SAE Brasil é uma competição entre Instituições de Ensino Superior de âmbito mundial e que desafia os estudantes de engenharia a projetar, construir e testar um veículo off-road visando à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

O Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, e durante sua realização, os professores orientadores devem auxiliar os alunos por meio das teorias aplicadas ao projeto, porém, não devem envolver-se diretamente com o desenvolvimento do veículo.

Detalhes podem ser conferidos no site www.univates.br/graduacao/engenharia-mecanica/projeto-baja.

Texto: Tuane Eggers

O capitão Rafael Farias Garcia (e) e parte da equipe do projeto