Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates

Componentes curriculares

Semestre 1

Carga Horária: 120

Creditos: INF

Ementa: Ampliação de conhecimentos por meio da comprovação de atividades realizadas em quatro categorias: ensino, pesquisa, extensão e profissional, visando ao desenvolvimento da formação do aluno.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Inserção no ambiente universitário e identificação do campo científico como base para a formação no Ensino Superior.

Co-requisitos: PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO (3111233)
SAÚDE COLETIVA (7209206)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do texto em suas múltiplas formas e funções, com ênfase em textos acadêmicos, na leitura funcional, na produção escrita, na coesão e na coerência. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das leituras e das produções textuais escritas.        

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo das bases histórico-epistemológicas da Psicologia e o surgimento das diferentes escolas em Psicologia.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Reflexão sobre a Psicologia científica, seu objeto de estudo e áreas de atuação profissional.

Co-requisitos: FORMAÇÃO ACADÊMICA (2269233)
SAÚDE COLETIVA (7209206)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo das políticas de saúde no Brasil e sua construção histórica, regionalização e redes de atenção à saúde, reconhecendo o território vivo por meio de ações extensionistas de promoção e educação em saúde.

Co-requisitos: FORMAÇÃO ACADÊMICA (2269233)
PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO (3111233)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo do conceito de personalidade, seus determinantes biológicos, sociais e culturais e sua caracterização nas diferentes abordagens teóricas.  

Semestre 2

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do texto argumentativo oral e escrito, com ênfase nos tipos de argumentos e no uso de elementos de coesão e coerência. Dicção, oratória, gestualidade. Produção de gêneros acadêmicos orais e escritos com vistas à participação em eventos de divulgação científica. Direitos humanos, questões étnico-raciais e socioambientais como temas das produções textuais orais e escritas.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da organização, análise e interpretação de dados quantitativos e qualitativos, utilização de planilhas eletrônicas e softwares de Bioestatística.

Co-requisitos: PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO: INFÂNCIA (3111239)
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS (3111237)
DESENVOLVIMENTO E ESTRUTURA DO SISTEMA NERVOSO (7215223)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo morfológico e funcional do sistema nervoso central e periférico.   

Co-requisitos: PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO: INFÂNCIA (3111239)
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS (3111237)
BIOESTATÍSTICA (4623203)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos processos psicológicos básicos, levando em conta a interação entre sujeito e meio ambiente.

Co-requisitos: PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO: INFÂNCIA (3111239)
DESENVOLVIMENTO E ESTRUTURA DO SISTEMA NERVOSO (7215223)
BIOESTATÍSTICA (4623203)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo do desenvolvimento humano nos seus aspectos físicos, cognitivos e biopsicossociais, desde a concepção, gestação e infância até a idade escolar (12 anos).

Co-requisitos: BIOESTATÍSTICA (4623203)
DESENVOLVIMENTO E ESTRUTURA DO SISTEMA NERVOSO (7215223)
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS (3111237)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo sobre movimentos antimanicomiais, políticas públicas de saúde mental, assistência social e educação, bem como intervenções da Psicologia nesses âmbitos.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Inserção do estudante em cenários de práticas para vivência do trabalho em equipe multiprofissional e desenvolvimento de projeto de intervenção segundo as condições do ambiente e da saúde identificadas no território.

Semestre 3

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo das ciências ambientais, com ênfase nas relações do homem com a natureza, com vistas ao desenvolvimento mais sustentável.

Co-requisitos: ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO (3116230)
ENTREVISTA EM PSICOLOGIA (3111264)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Fundamentos históricos, epistemológicos e conceituais da análise experimental do comportamento e sua aplicabilidade em diferentes contextos.

Co-requisitos: AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (4221403)
ENTREVISTA EM PSICOLOGIA (3111264)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: A artesania de uma aula em meio aos atos de ensinar e aprender/estudar.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Teorizações e estudos sobre o aprender e o ensinar em diferentes tempos, espaços e perspectivas.  

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Reflexão e experimentação de diferentes modalidades de entrevista psicológica de acordo com seus objetivos e finalidades.

Co-requisitos: AMBIENTE, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (4221403)
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO (3116230)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos paradigmas filosóficos e análise de conjuntura para a compreensão das questões fundamentais do ser humano.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Vivência e experienciação na coordenação e manejo de grupos.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do conceito de grupos, funcionalidade e perspectivas teóricas da psicologia dos grupos.

Semestre 4

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Vivência extensionista relacionada ao cuidado humanizado da criança e do adolescente no território.

Co-requisitos: PSICOLOGIA SOCIAL (3113221)
PSICOLOGIA SOCIAL (3113220)
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL (3113214)
PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO: ADOLESCÊNCIA (3111243)

Pré-requisitos: PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO: INFÂNCIA (3111239)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da perspectiva histórica, dos pressupostos básicos e das características dos instrumentos psicométricos de avaliação psicológica.  

Pré-requisitos: ENTREVISTA EM PSICOLOGIA (3111264)
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS (3111237)
BIOESTATÍSTICA (4623203)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da adolescência nos seus aspectos físicos, cognitivos e psicossociais.

Co-requisitos: PSICOLOGIA SOCIAL (3113221)
PSICOLOGIA SOCIAL (3113220)
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL (3113214)
ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (7237218)

Pré-requisitos: PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO: INFÂNCIA (3111239)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Análise e aplicação dos processos de gestão de pessoas como campo intradisciplinar da Psicologia Organizacional e do Trabalho.  

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos compromissos da Psicologia Escolar/Educacional e das funções da escola, bem como das possibilidades de intervenções psicológicas.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do movimento institucionalista e experimentação de análise e intervenção institucional.

Co-requisitos: PSICOLOGIA SOCIAL (3113221)
PSICOLOGIA SOCIAL (3113220)
PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO: ADOLESCÊNCIA (3111243)
ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (7237218)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da história da emergência do social como categoria de análise e produção de subjetividade no contemporâneo?? na contemporaneidade?.

Co-requisitos: PSICOLOGIA SOCIAL (3113220)
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL (3113214)
PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO: ADOLESCÊNCIA (3111243)
ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (7237218)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Vivência extensionista a partir da ética dos direitos humanos.

Co-requisitos: PSICOLOGIA SOCIAL (3113221)
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL (3113214)
PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO: ADOLESCÊNCIA (3111243)
ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (7237218)

Semestre 5

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo e experimentação dos Instrumentos Projetivos de avaliação psicológica, aspectos teórico-práticos, legais e éticos nos diversos contextos da Avaliação Psicológica.

Pré-requisitos: PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: TESTES PSICOMÉTRICOS (3111263)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos conceitos básicos que orientam a Psicanálise e da estrutura e do funcionamento do psiquismo segundo as investigações psicanalíticas.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da Psicologia Comunitária, possibilidades de atuação e desafios contemporâneos.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Reflexão sobre as transformações do mundo do trabalho e seus efeitos na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras e contribuições das abordagens teórico-metodológicas nesse campo de atuação.    

Co-requisitos: SAÚDE E TRABALHO (3114217)
PSICOPATOLOGIA DESCRITIVA (3116249)
SAÚDE MENTAL COLETIVA (3112208)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo das principais escolas de psicopatologia com enfoque central na atual psicopatologia descritiva. Evolução histórica, conceitos básicos, definição de fenômenos normais e patológicos.

Co-requisitos: SAÚDE E TRABALHO (3114217)
PSICOLOGIA DO TRABALHO (3112211)
SAÚDE MENTAL COLETIVA (3112208)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da história e das concepções do trabalho como atividade humana, modos de subjetivação e desafios contemporâneos.  

Co-requisitos: PSICOPATOLOGIA DESCRITIVA (3116249)
PSICOLOGIA DO TRABALHO (3112211)
SAÚDE MENTAL COLETIVA (3112208)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Vivências extensionistas no campo das políticas públicas de saúde mental. 

Co-requisitos: PSICOPATOLOGIA DESCRITIVA (3116249)
SAÚDE E TRABALHO (3114217)
PSICOLOGIA DO TRABALHO (3112211)

Semestre 6

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Vivência extensionista a partir das políticas públicas e do exercício da prática interprofissional.

Pré-requisitos: PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO: ADOLESCÊNCIA (3111243)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da metodologia científica, dos conceitos e temas em bioética.

Co-requisitos: TEORIA E TÉCNICA PSICOTERÁPICA: TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL I (3116251)
PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: PSICODIAGNÓSTICO (3116255)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Experimentação do processo psicodiagnóstico e os passos de sua operacionalização: entrevistas, definição de objetivos, plano de avaliação, bateria de testes, elaboração do laudo e comunicação de resultados.

Co-requisitos: TEORIA E TÉCNICA PSICOTERÁPICA: TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL I (3116251)
METODOLOGIA DA PESQUISA (2269232)

Pré-requisitos: PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: TESTES PROJETIVOS (3111262)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos principais conceitos que fundamentam a teoria da técnica psicanalítica. Compreensão e experimentação do exercício da prática clínica analítica.

Pré-requisitos: PSICANÁLISE: BASES TEÓRICAS (3116232)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo das transformações e transições da vida adulta e da velhice, numa perspectiva da psicologia social e da psicanálise, considerando o cenário do mundo contemporâneo.

Pré-requisitos: PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO: ADOLESCÊNCIA (3111243)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos princípios que fundamentam a Ética Profissional da Psicologia.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos pressupostos teóricos, instrumentos de avaliação, protocolos e modelos de tratamento das psicoterapias cognitivo-comportamentais.

Co-requisitos: PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: PSICODIAGNÓSTICO (3116255)
METODOLOGIA DA PESQUISA (2269232)

Pré-requisitos: ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO (3116230)

Semestre 7

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante escolher componentes curriculares conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento de conhecimentos de seu interesse.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudos sobre empreendedorismo e intraempreendedorismo, suas características e funções.  

Carga Horária: 160

Creditos: INF

Ementa: Vivência de atividades profissionais, integrando teoria e prática.

Co-requisitos: PSICOLOGIA E PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS E SAÚDE (3111253)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Reflexão sobre o papel da Psicologia como ciência da saúde, integrando a análise, o planejamento e a intervenção em processos de saúde e doença.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo das abordagens teórico-metodológicas em pesquisa no campo das ciências humanas e da saúde e suas contribuições para Psicologia.

Co-requisitos: ESTÁGIO DO NÚCLEO COMUM I (9203265)

Pré-requisitos: METODOLOGIA DA PESQUISA (2269232)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Identificação e reconhecimento das manifestações clínicas dos Transtornos de Personalidade, Transtornos Alimentares, Transtornos por Uso de Substância.

Semestre 8

Carga Horária: 160

Creditos: INF

Ementa: Vivência de atividades profissionais, integrando teoria e prática.

Co-requisitos: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (9103259)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo de diferentes temáticas da atualidade relacionadas aos direitos humanos, tendo por base o cenário da globalização e os processos sócio-históricos de formação das sociedades contemporâneas.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo sobre a Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT): conceito, aspectos históricos e atuação profissional.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo de conceitos e técnicas de psicoterapia de família e casal na abordagem sistêmica.  

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Planejamento do trabalho de conclusão de curso e realização dos procedimentos éticos e metodológicos do projeto de pesquisa.

Co-requisitos: ESTÁGIO DO NÚCLEO COMUM II (9203266)

TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 55

Núcleo Optativo

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (2231402)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos fundamentos linguísticos, culturais, políticos e educacionais da Língua Brasileira de Sinais e desenvolvimento de habilidades básicas nos processos que envolvem a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. A compreensão dos aspectos culturais e identitários das pessoas surdas que se apresentam na arte, cultura, literatura e filosofia.

TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA (3111266)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo de temáticas emergentes e transversais da Psicologia.

PSICOLOGIA - ÊNFASE EM CONTEXTOS PSICOTERÁPICOS E DE AVALIAÇÃO

Carga Horária: 160

Creditos: INF

Ementa: Vivência de atividades profissionais, integrando teoria e prática.

Co-requisitos: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (9103260)

Pré-requisitos: ESTÁGIO DO NÚCLEO COMUM II (9203266)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo sobre a teoria e a técnica psicoterápica psicanalítica com crianças e adolescentes.

Pré-requisitos: PSICANÁLISE: TEORIA DA TÉCNICA (3116256)
PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO: ADOLESCÊNCIA (3111243)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos princípios e das bases farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos fármacos nos sistemas orgânicos e uso racional de medicamentos.

Pré-requisitos: PSICOPATOLOGIA DESCRITIVA (3116249)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos pressupostos teóricos, instrumentos de avaliação, protocolos e modelos de tratamento das terapias contextuais de terceira geração, terapia dos esquemas, Terapia cognitivo-comportamental para transtornos de personalidade e terapia cognitivo-comportamental na infância e adolescência.

Pré-requisitos: TEORIA E TÉCNICA PSICOTERÁPICA: TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL I (3116251)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Execução e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso com base no projeto desenvolvido no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I.

Co-requisitos: ESTÁGIO ESPECÍFICO I - PSICOLOGIA EM CONTEXTOS PSICOTERÁPICOS E DE AVALIAÇÃO (PCPA) (9203267)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante escolher componentes curriculares conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento de conhecimentos de seu interesse.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante escolher componentes curriculares conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento de conhecimentos de seu interesse.

Co-requisitos: ESTÁGIO ESPECÍFICO II - PSICOLOGIA EM CONTEXTOS PSICOTERÁPICOS E DE AVALIAÇÃO (PCPA) (9203268)

Carga Horária: 160

Creditos: INF

Ementa: Vivência de atividades profissionais, integrando teoria e prática.

Co-requisitos: ELETIVA II (9309254)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da história, principais conceitos teóricos e metodológicos e introdução aos princípios da avaliação neuropsicológica.

Pré-requisitos: PSICOPATOLOGIA: TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE (3116239)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Investigação sobre os processos terapêuticos em contextos de vulnerabilidade social e psíquica nas diferentes abordagens psicoterápicas.  

Pré-requisitos: PSICANÁLISE: TEORIA DA TÉCNICA (3116256)
TEORIA E TÉCNICA PSICOTERÁPICA: TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL II (3116253)

TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 10

PSICOLOGIA - ÊNFASE EM CONTEXTOS SOCIAIS E INSTITUCIONAIS

Carga Horária: 160

Creditos: INF

Ementa: Vivência de atividades profissionais, integrando teoria e prática.

Co-requisitos: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (9103261)

Pré-requisitos: ESTÁGIO DO NÚCLEO COMUM II (9203266)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Experimentação de práticas psicológicas em contextos de ensino e de prendizagem.

Pré-requisitos: PSICOLOGIA E INSTITUIÇÕES ESCOLARES (3115209)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da Psicologia no ambiente hospitalar e das práticas nesse campo de atuação.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo das possibilidades de atuação do profissional psicólogo nos diversos âmbitos dos sistemas de justiça, enfatizando a elaboração de documentos psicológicos.    

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Execução e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso com base no projeto desenvolvido no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I.

Co-requisitos: ESTÁGIO ESPECÍFICO I - PSICOLOGIA EM CONTEXTOS SOCIAIS E INSTITUCIONAIS (PCSI) (9203269)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante escolher componentes curriculares conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento de conhecimentos de seu interesse.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante escolher componentes curriculares conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento de conhecimentos de seu interesse.

Co-requisitos: ESTÁGIO ESPECÍFICO II - PSICOLOGIA EM CONTEXTOS SOCIAIS E INSTITUCIONAIS (PCSI) (9203270)

Carga Horária: 160

Creditos: INF

Ementa: Vivência de atividades profissionais, integrando teoria e prática.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Experimentação no campo das políticas públicas de saúde, educação, assistência social e do trabalho.

Pré-requisitos: PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS (3111238)

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Experimentação de práticas psicológicas no campo das organizações e trabalho.

Pré-requisitos: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO (3114222)

TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 10

PSICOLOGIA - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ÊNFASE EM CONTEXTOS PSICOTERÁPICOS E DE AVALIAÇÃO

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: A arte como disparadora do exercício de pensar. A arte como matéria para uma docência criadora/inventiva.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações de diferentes matérias artísticas. Exercício de criação para uma docência criadora/inventiva.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação em diferentes espaços e temporalidades. 

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da invenção da didática às implicações no ensinar e na formação docente.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações didático-pedagógicas por meio da criação de procedimentos didáticos.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação brasileira.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da invenção do currículo às teorias curriculares: disciplinarização dos saberes e das práticas, transversalidade e contextos curriculares híbridos.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações curriculares transversais como possibilidade de reinvenção do currículo.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Diálogos pedagógicos entre a aula e os processos avaliativos - a indissociabilidade entre teoria e prática.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do planejamento de aula e das diferentes possibilidades de avaliação escolar.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações artístico-pedagógicas em espaços escolares e não escolares.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Docência como elemento disparador de encontros entre a arte e a vida na escola e na cidade.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: O ofício docente: os saberes do professor artesão.  

Carga Horária: 60

Creditos: INF

Ementa: Visitas e observações nos diferentes espaços de educação formal e informal.

Carga Horária: 120

Creditos: INF

Ementa: Inserção em uma escola ou espaço de educação, visando a conhecer os processos de gestão, planejamento e desenvolvimento de atividades educativas.

Carga Horária: 160

Creditos: INF

Ementa: Vivência de atividades profissionais, integrando teoria e prática.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo sobre a teoria e a técnica psicoterápica psicanalítica com crianças e adolescentes.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos princípios e das bases farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos fármacos nos sistemas orgânicos e uso racional de medicamentos.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo dos pressupostos teóricos, instrumentos de avaliação, protocolos e modelos de tratamento das terapias contextuais de terceira geração, terapia dos esquemas, Terapia cognitivo-comportamental para transtornos de personalidade e terapia cognitivo-comportamental na infância e adolescência.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Execução e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso com base no projeto desenvolvido no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante escolher componentes curriculares conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento de conhecimentos de seu interesse.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante escolher componentes curriculares conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento de conhecimentos de seu interesse.

Carga Horária: 120

Creditos: INF

Ementa: Desenvolvimento do projeto de estágio elaborado no estágio anterior, implementando práticas educativas coerentes com o contexto e as exigências do processo de formação docente e do profissional psicólogo.

Carga Horária: 160

Creditos: INF

Ementa: Vivência de atividades profissionais, integrando teoria e prática.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da história, principais conceitos teóricos e metodológicos e introdução aos princípios da avaliação neuropsicológica.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Investigação sobre os processos terapêuticos em contextos de vulnerabilidade social e psíquica nas diferentes abordagens psicoterápicas.  

TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 26

PSICOLOGIA - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ÊNFASE EM CONTEXTOS SOCIAIS E INSTITUCIONAIS

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações de diferentes matérias artísticas. Exercício de criação para uma docência criadora/inventiva.   

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: A arte como disparadora do exercício de pensar. A arte como matéria para uma docência criadora/inventiva.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação em diferentes espaços e temporalidades. 

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da invenção da didática às implicações no ensinar e na formação docente.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações didático-pedagógicas por meio da criação de procedimentos didáticos.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do processo histórico e cultural da educação brasileira.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo da invenção do currículo às teorias curriculares: disciplinarização dos saberes e das práticas, transversalidade e contextos curriculares híbridos.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações curriculares transversais como possibilidade de reinvenção do currículo.  

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Diálogos pedagógicos entre a aula e os processos avaliativos - a indissociabilidade entre teoria e prática.   

Co-requisitos: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I (9203271)
TRANSITANDO ENTRE A ARTE E A VIDA NA ESCOLA E NA CIDADE (1441254)
TRANSITANDO ENTRE A ARTE E A VIDA NA ESCOLA E NA CIDADE (1441253)
DIDÁTICA, AULA, AVALIAÇÃO COMO PRÁTICAS DE CRIAÇÃO (2263213)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo do planejamento de aula e das diferentes possibilidades de avaliação escolar.  

Co-requisitos: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I (9203271)
TRANSITANDO ENTRE A ARTE E A VIDA NA ESCOLA E NA CIDADE (1441254)
TRANSITANDO ENTRE A ARTE E A VIDA NA ESCOLA E NA CIDADE (1441253)
DIDÁTICA, AULA, AVALIAÇÃO COMO PRÁTICAS DE CRIAÇÃO (2263214)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Experimentações artístico-pedagógicas em espaços escolares e não escolares.   

Co-requisitos: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I (9203271)
TRANSITANDO ENTRE A ARTE E A VIDA NA ESCOLA E NA CIDADE (1441253)
DIDÁTICA, AULA, AVALIAÇÃO COMO PRÁTICAS DE CRIAÇÃO (2263214)
DIDÁTICA, AULA, AVALIAÇÃO COMO PRÁTICAS DE CRIAÇÃO (2263213)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Docência como elemento disparador de encontros entre a arte e a vida na escola e na cidade.  

Co-requisitos: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I (9203271)
TRANSITANDO ENTRE A ARTE E A VIDA NA ESCOLA E NA CIDADE (1441254)
DIDÁTICA, AULA, AVALIAÇÃO COMO PRÁTICAS DE CRIAÇÃO (2263214)
DIDÁTICA, AULA, AVALIAÇÃO COMO PRÁTICAS DE CRIAÇÃO (2263213)

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: O ofício docente: os saberes do professor artesão.  

Carga Horária: 60

Creditos: INF

Ementa: Visitas e observações nos diferentes espaços de educação formal e informal.

Co-requisitos: TRANSITANDO ENTRE A ARTE E A VIDA NA ESCOLA E NA CIDADE (1441254)
TRANSITANDO ENTRE A ARTE E A VIDA NA ESCOLA E NA CIDADE (1441253)
DIDÁTICA, AULA, AVALIAÇÃO COMO PRÁTICAS DE CRIAÇÃO (2263214)
DIDÁTICA, AULA, AVALIAÇÃO COMO PRÁTICAS DE CRIAÇÃO (2263213)

Carga Horária: 120

Creditos: INF

Ementa: Inserção em uma escola ou espaço de educação, visando a conhecer os processos de gestão, planejamento e desenvolvimento de atividades educativas.

Co-requisitos: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III (9203273)

Carga Horária: 160

Creditos: INF

Ementa: Vivência de atividades profissionais, integrando teoria e prática.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Experimentação de práticas psicológicas em contextos de ensino e de prendizagem.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Estudo da Psicologia no ambiente hospitalar e das práticas nesse campo de atuação.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Estudo das possibilidades de atuação do profissional psicólogo nos diversos âmbitos dos sistemas de justiça, enfatizando a elaboração de documentos psicológicos.    

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Execução e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso com base no projeto desenvolvido no componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante escolher componentes curriculares conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento de conhecimentos de seu interesse.

Carga Horária: 40

Creditos: INF

Ementa: Os componentes curriculares eletivos têm como finalidade permitir ao estudante escolher componentes curriculares conforme sua afinidade, possibilitando o aprofundamento de conhecimentos de seu interesse.

Carga Horária: 120

Creditos: INF

Ementa: Desenvolvimento do projeto de estágio elaborado no estágio anterior, implementando práticas educativas coerentes com o contexto e as exigências do processo de formação docente e do profissional psicólogo.

Co-requisitos: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II (9203272)

Carga Horária: 160

Creditos: INF

Ementa: Vivência de atividades profissionais, integrando teoria e prática.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Experimentação no campo das políticas públicas de saúde, educação, assistência social e do trabalho.

Carga Horária: 80

Creditos: INF

Ementa: Experimentação de práticas psicológicas no campo das organizações e trabalho.

TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 26