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Educação Infantil

1. PROJETO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Legislação, princípios e possibilidades na construção do Projeto Pedagógico. Elaboração e avaliação contínua do Projeto Pedagógico.

2. PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto Pedagógico na Educação Infantil. Metodologias de planejamento: unidade didática, tema gerador, centro de interesse, complexo temático, projeto de trabalho. Plano de aula: escuta sensível do professor e participação das crianças.

3. A ESCUTA SENSÍVEL DO PROFESSOR E A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
O planejamento com e para as crianças. O princípio da investigação na construção do planejamento. Fundamentos sobre a importância da escuta sensível na prática docente.

4. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Princípios, histórico e legislação sobre a avaliação. Observação, registro e acompanhamento das aprendizagens das crianças. Avaliação e suas formas de expressão. Avaliação da prática docente.

5. LUDICIDADE E EDUCAÇÃO
Perspectivas teóricas sobre ludicidade, práticas e experiências lúdicas. Ludicidade na proposta pedagógica.

6. ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A organização da rotina e suas implicações no trabalho pedagógico. Espaços internos e externos da escola. Análise e problematização da legislação específica.

7. O PROCESSO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL COMO REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Organização e registro das vivências das crianças no ambiente escolar. Documentação dos processos e das experiências de aprendizagem das crianças, das famílias e dos educadores. Criação de audiovisuais como documentação da prática pedagógica.

8. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESTIMULAÇÃO PRECOCE
A estimulação precoce e sua importância no desenvolvimento dos bebês.

9. O BRINCAR DOS BEBÊS E A ROTINA NA EDUCAÇÃO
As propostas educativas voltadas à educação de bebês em espaços coletivos e suas especificidades. O brincar dos bebês e a organização do tempo e do espaço voltado às particularidades da faixa etária de 0 a 3 anos.

10. A CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES DE ESPAÇO E TEMPO
Construção do conceito de tempo e espaço no processo de desenvolvimento infantil. Reflexão e planejamento de diferentes situações de aprendizagem que exploram as noções de tempo e espaço com crianças de 0 a 5 anos.

11. EXPRESSÃO PLÁSTICA E SUAS POSSIBILIDADES NA INFÂNCIA
A linguagem da arte no cotidiano escolar: contextualização, planejamento, processo criador e o fazer artístico. Análise das experiências com diversas materialidades gráfico-plásticas.

12. LINGUAGEM VISUAL: UMA PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO PARA E COM BEBÊS
A arte e seu contexto amplificado: o olhar do educador e o improviso presente no trabalho de arte para e com bebês. Vivências e experiências sensoriais.

13. A LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Língua adicional, língua estrangeira e segunda língua. Referenciais Curriculares das Línguas Adicionais articulados ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Desenvolvimento de vocabulário. Consciência linguística. Atividades lúdicas de metalinguagem em Língua Inglesa.

14. A LITERATURA INFANTIL NO CONTEXTO ESCOLAR
As especificidades do texto literário dirigido a crianças. Formação de leitores: fases da leitura e critérios para a seleção de obras literárias.

15. TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POTENCIALIDADES CRIADORAS
Contribuição ao processo formador e criador no que diz respeito à imaginação, sensibilidade corporal, observação, percepção, espontaneidade, receptividade e expressividade.

16. MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Práticas lúdicas que estimulem a consciência musical. Jogos corporais, rítmicos e melódicos.

17. MATEMÁTICA E LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Possibilidades para o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos na Educação Infantil a partir da exploração de brinquedos e materiais manipulativos.

18. PRÁTICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA INFÂNCIA
Conceitos e recomendações sobre alimentação saudável na infância. Elaboração de receitas nutritivas.

19. JOGOS LINGUÍSTICOS
A contribuição do desenvolvimento da consciência fonológica no trabalho com a linguagem.