XI Encontro Estadual de Professores de Língua Portuguesa e de Literatura,
XXII Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa,
XVII Encontro Estadual de Professores de Língua Espanhola e
V Encontro Estadual de Professores de Língua Portuguesa como Língua Adicional, e
III Encontro Estadual de Professores de Língua Brasileira de Sinais

A formação continuada de professores tem sido um dos objetivos do curso de Letras e do PPGEnsino da Univates, o que se comprova pela trajetória de encontros que têm ocorrido ao longo dos últimos anos. Esses eventos são referência regional para os professores e pesquisadores da área por se constituírem momentos de formação continuada e de troca de experiências em que se consideram temáticas emergentes nas escolas, pesquisas recentes na área e suas implicações nas práticas pedagógicas. Neste ano, com a sexta edição do Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura, pretende-se reunir num único evento os encontros estaduais cuja trajetória já se consolidou ao longo dos anos, a fim de promover a troca de experiências e de aprendizagens e garantir uma interface interdisciplinar entre práticas docentes sob diferentes abordagens, entre as quais, reflexões sobre o currículo da área da linguagem, a formação do leitor do ponto de vista linguístico e literário, as metodologias de ensino de línguas e de literatura e os processos de aquisição e aprendizagem de línguas. Para se constituir um evento aberto à comunidade, busca-se a integração entre docentes de diferentes instituições de ensino, em especial da educação básica, entre acadêmicos da Univates e de outras universidades, entre pesquisadores e estudiosos dos temas abordados e professores da educação básica. Assumimos, assim, os seguintes objetivos: a) promover a reflexão e a discussão acerca das práticas de ensino de línguas e de literatura, com enfoque na qualificação docente; b) oportunizar o debate sobre temáticas da linguagem, tais como a leitura, a escrita e o texto, sob diferentes perspectivas teóricas e as respectivas implicações no ensino; c) viabilizar a socialização de subsídios teóricos e metodológicos para o ensino de línguas e de literatura; e d) oportunizar espaços para formação continuada que garantam o aprimoramento da qualidade do ensino de linguagens na Educação Básica da região, do estado e do país.

PÚBLICO-ALVO

Docentes da Educação Básica, pesquisadores e estudantes de Licenciaturas.

CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA SUBMISSÃO CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO COMO OUVINTE/PARTICIPANTE

21 a 23/10/2024

Plataforma AoVivo

Valor da inscrição para ouvintes/participantes:

Para o público interno (professores, bolsistas e alunos da Univates): Gratuito
Para os demais participantes (comunidade externa): R$ 50,00