Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Normas de apresentação

NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS na modalidade COMUNICAÇÃO ORAL:

As sessões de Comunicação Oral serão de 1 hora 30 minutos e poderão acontecer como Plenária, sessão única, ou em Sessões Paralelas. Em cada sessão serão apresentados TRÊS trabalhos em até 30 minutos cada. O recomendado é que cada autor organize sua apresentação para a metade deste tempo - 15 minutos - para que os congressistas presentes possam debater e esclarecer dúvidas sobre o estudo apresentado. As Sessões serão Coordenadas por Professores Convidados que, além de dirigir o debate, estarão orientados a (i) garantir sincronia entre as várias sessões, tarefa fundamental para que os assistentes possam mudar de sala conforme suas temáticas de interesse e (ii) a interromper a apresentação e ou discussão ao final dos 30 minutos previstos para discussão do trabalho apresentado.

NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS na modalidade PÔSTER:

O 9ºENAS tem dois momentos para a apresentação de trabalhos na modalidade Pôster mas, ciente do curto espaço para a discussão de tantos trabalhos, disponibiliza espaço para que os pôsteres fiquem expostos antes e depois das sessões. Deste modo, solicitamos atenção para os horários destinados à fixação e retirada dos mesmos. A ideia, reiteramos, é que os congressistas leiam e conversem sobre os estudos em questão ao longo do evento e não somente no momento formal de sua apresentação que é de 1 horas e 30 minutos. Para além deste espaço de diálogo, a apresentação dos PÔSTERES será realizada em pequenos grupos, organizados conforme afinidade temática, na qual cada autor terá 3(três) minutos para apresentar aos demais congressistas o resumo do estudo. As apresentações serão feitas em sequência, junto ao próprio Pôster, e ao final será aberto o debate, garantindo aos ouvintes a possibilidade de perguntar e ou comentar. As Sessões serão Coordenadas por Professores Convidados que estarão orientados a (i) dirigir/estimular o debate e, se necessário, (ii) interromper a apresentação se o tempo previsto for extrapolado para além do minuto de tolerância.

Tamanho do pôster: 80 cm de largura por 120 cm de altura e deverá ter uma alça para pendurar

Observação: Não temos template para a confecção de pôsteres tampouco da apresentação oral.

Para apresentação dos banners é interessante que tenha vareta com alça para pendurar. O banner pode ser de lona ou papel.
Todos os trabalhos serão pendurados em ganchos para apresentação.