Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Minicursos Aprovados

MINICURSOS APROVADOS
25 de outubro - das 10h15min às 12h
Título Ministrante Vagas Local
1 A história da tabela periódica promovendo a alfabetização química Gabriela Fernandes Avila, Camille Vitória Russi Pereira, Sara Defrein Lindner, Mariane Gomes Grigolo 20 102/3
2 A Leitura de Textos de Divulgação Científica em Sala de Aula: Linguagem Química, Interação e História da Ciência Camila Carolina Colpo, Judite Scherer Wenzel, Fabiane de Andrade Leite 30 103/3
3 A pesquisa em sala de aula: as perguntas dos estudantes como ponto de partida Lorita Aparecida Veloso Galle, Simone Mertins, Carla da Silva Melo, Maurivan Güntzel Ramos 20 104/3
4 Aplicação de ferramentas digitais como recurso no processo avaliativo Renan Cesco de Jesus, Thiago Aguiar Portela 20 101/7
5 Aprendizado de química através da ambientação: a emoção vinculada à arte como estratégia pedagógica Gustavo Giorgis Santos, Dulce M. da Silva Voss, Márcio M. Martins 20 102/7
6 Atividade Experimental Problematizada (AEP): uma estratégia teórico-metodológica ao ensino experimental da Química André Luís Silva da Silva 20 200/3
7 Compreendendo as propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) para o Ensino de Ciências da Natureza Bruna Carminatti 20 201/3
8 Integrando TICs em sala de aula: propostas para uso de aplicativos e laboratórios online no ensino de Química Alexandro Lima Gomes, Joaquim José Xavier Pascal 20 105/7
9 O Ensino de Química por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em um contexto temático Fernando Vasconcelos de Oliveira, Maria Rosa Chitolina 35 202/3
10 O estudo dos elementos químicos numa abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Simone Moraes Stange 14 203/3
11 Oficina de programação de games em planilhas eletrônicas Tiago Saidelles, Claudia Smaniotto Barin, Ricardo Machado Ellensohn. 20 201/11
12 Oficina: desenvolvendo um agitador magnético de baixo custo Jorge Francisco Martins Antonio Maria, Marina Zanotta Rocha, Carla Pereira Wenderroschs Gomes, Patrícia Anselmo Zanotta, Daniele Colembergue da Cunha Vanzin 16 412/8
13 Oficina: Programação de Material Educativo Digital - Quiz em Editor de Apresentação Fernanda Machado de Miranda, Cláudia Smaniotto Barin, Ricardo Machado Ellensohn. 20 202/11
14 Planejamento e práticas de STEAM para o Ensino de Ciências Nicole Glock Maceno, Moisés da Silva Lara 25 304/8
15 Quanta Química há na Biologia: interfaces e possibilidades para a sala de aula Anelise Grünfeld de Luca, Sandra Aparecida dos Santos. 20 204/3
16 Quiz sobre Curiosidades e História da Ciência em Aulas de Química Fábio André Sangiogo, Jhonatas da Silva Nunes, Paola Bork Abib. 20 300/3
17 Reaproveitamento de resíduos orgânicos como a vermicompostagem e apresentação de pesquisas realizadas por BICs Junior Peterson Haas, Camila Roberta de Castro, Sabrina Cordeiro, Ytan Andreine Schweizer, Verônica Vanessa Brandt, Letícia Angeli de Oliveira, Lucélia Hoehne. 20 404/8
18 Soluções e coeficiente de solubilidade Jéssica Morsch, Wolmar Alípio Severo Filho 20 400/8
19 Tecnologias da Informação e Comunicação: pressupostos educacionais e recursos para o ensino de Química Taíris A. da Silva, Fernanda A. B. de Araujo, Robson M. Novais 25 203/11
20 Uma nova abordagem metodológica para o ensino da tabela periódica José Carlos S. Gonçalves 30 301/3
21 Uma reflexão sobre a produção e o uso dos Agrotóxicos e a relação com CTS em espaços acadêmicos Sandra Mara Mezalira, Aline Guterres Ferreira, Cristina Schuch de Oliveira, Cristine Roman Cardoso de Araujo Silva 40 302/3
22 História da Ciência Prof. Dr. Áttico Inácio Chassot 20 304/3