Pesquisadoras da Univates participam do V Congreso Internacional de Vivienda Colectiva Sostenible, no Equador
Postado as 03/12/2025 16:08:57
Por Redação Univates
Três representantes de uma pesquisa vinculada ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari - Univates participaram do V Congreso Internacional de Vivienda Colectiva Sostenible, realizado, de 15 a 19 de novembro, na Pontificia Universidad Católica del Ecuador (PUCE).
Durante o evento, Bárbara Delazeri, Bruna Ruthner e a coordenadora do projeto de pesquisa “Da Cidade à Moradia: resiliência urbana frente à crise climática”, professora Jamile Weizenmann, divulgaram os resultados do estudo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Bárbara, Bruna e Jamile atuam no Escritório Modelo de Arquitetura (Emau) da Univates.
O trabalho apresentado evidenciou os desafios relacionados ao acesso à moradia digna e ao direito à cidade após as inundações que atingiram o Rio Grande do Sul, especialmente a região do Vale do Taquari, em 2023 e 2024. O estudo analisou os efeitos dos eventos climáticos extremos nas áreas habitacionais de sete municípios do Vale do Taquari, buscando compreender as vulnerabilidades existentes, as respostas adotadas e as soluções possíveis no âmbito do planejamento territorial para o fortalecimento da resiliência urbana frente à intensificação da crise climática.
O evento ocorreu na cidade de Quito, que por si só já expressa os desafios e as potencialidades debatidas no Congresso. Durante os quatro dias de programação, Bárbara, Bruna e Jamile assistiram a palestras de arquitetos como Josep Maria Montaner e Zaida Muxí e refletiram sobre o papel social da arquitetura, que deve ser inclusiva, sustentável e centrada no cotidiano das pessoas. As conversas e as trocas de experiências com especialistas, acadêmicos e membros de organizações sociais de diferentes países foram fundamentais para a compreensão dos desafios urbanos e habitacionais da América Latina. Ficou claro que, apesar das diferenças culturais e institucionais, é possível avançar na construção de soluções adequadas às especificidades de cada contexto.
Bárbara, Bruna e Jamile também aproveitaram para conhecer alguns pontos turísticos de Quito. Elas visitaram o centro histórico da cidade (o primeiro do mundo a ser declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco), o Complexo Mitad del Mundo (onde se localiza o marco da Linha do Equador), o teleférico, a Virgem de El Panecillo, o Parque La Carolina, o Mercado Artesanal La Mariscal e alguns museus, incluindo o Centro de Arte Contemporânea.
A participação da Univates no Congresso reafirmou o compromisso da Instituição com a inovação e a sustentabilidade por meio da difusão da pesquisa e da troca de novos saberes. Foi uma oportunidade para fortalecer parcerias estratégicas, trazer novas ideias para qualificar as ações e projetos do Emau (que atua com viés social no desenvolvimento regional) e divulgar o que está sendo realizado em pesquisas voltadas à reconstrução dos municípios gaúchos mais afetados pelos eventos climáticos extremos, por meio da elaboração e revisão dos Planos Diretores, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado do Rio Grande do Sul (Sedur/RS).
-
“Foram dias intensos, marcados por um ambiente fértil de trocas e aprendizagens, que reafirmaram a relevância do compartilhamento de experiências para o avanço das reflexões sobre o acesso à moradia digna e ao direito à cidade. Participar do evento foi fundamental para fortalecer nossas lutas coletivas e, sobretudo, para lembrar que não caminhamos sozinhos. Integramos uma rede ampla de profissionais comprometidos com a construção de cidades mais justas, inclusivas e acessíveis. A convivência e o diálogo com pesquisadoras, pesquisadores e agentes sociais que tanto admiro ampliaram horizontes e trouxeram novos sentidos ao trabalho que realizamos no Vale do Taquari.” - Bárbara Delazeri é arquiteta e urbanista, atua no Emau e é voluntária na pesquisa.
“Acredito que eventos como esse nos proporcionam o intercâmbio de conhecimento e nos transformam culturalmente. É nesses locais que temos a oportunidade de mostrar o que estamos desenvolvendo na Instituição como profissionais da Arquitetura e Urbanismo, de compreender que temos desafios semelhantes e que podemos pensar em soluções conjuntas que agregam à toda América Latina. Para mim, urbanista e pesquisadora, a experiência de Quito foi como renovar um anseio por mudança das nossas cidades que carrego comigo desde a graduação. A vivência também me mostrou novas perspectivas de resiliência, habitabilidade e ensino da Arquitetura e Urbanismo.” - Bruna Zanoni Ruthner é arquiteta e urbanista, atua como coordenadora técnica da equipe Reconstrução do Vale do Taquari nos Planos Diretores e é voluntária na pesquisa.
“Estar em espaços como o Congresso em Quito permite ressignificar a prática docente reconhecendo exemplares de intervenção urbana e de arquitetura extremamente potentes na América Latina. Foi possível perceber, pelos casos apresentados, que a situação habitacional em termos de qualidade é muito semelhante no contexto latino-americano em geral. Isso impulsiona um movimento coletivo como pesquisadores e educadores na busca por soluções sustentáveis para nossas cidades.” - Jamile Weizenmann é arquiteta e urbanista, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, coordenadora da pesquisa e coordenadora do Emau.
Pesquisadoras da Univates participam do V Congreso Internacional de Vivienda Colectiva Sostenible, no Equador.
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Notícias Relacionadas
Dúvidas? Podemos ajudar
Preencha os dados que entraremos em contato.
Atendimento
Segunda: 7h30min às 12h e das 13h às 17h40min
Terça: 7h30min às 12h e das 13h às 17h40min
Quarta: 7h30min às 12h e das 13h às 17h40min
Quinta: 7h30min às 12h e das 13h às 17h40min
Sexta: 7h45min às 12h e das 13h15min às 17h00min
Contato
Setor A - Prédio 2 - Sala 100
E-mail: internacional@univates.br
Fone: (51) 3714 7019
