Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes da Univates são selecionadas no Programa de Doutorado Sanduíche para estudar na Itália e na Alemanha

Postado as 02/08/2022 16:53:34

Por Natalia Nissen

Duas estudantes dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) Stricto Sensu da Universidade do Vale do Taquari - Univates foram selecionadas no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Adria Oliveira de Azevedo, do PPG em Ambiente e Desenvolvimento, realizará atividades na Università Degli Studi di Bari Aldo Moro, na Itália, e Débora Bublitz Anton, do PPG em Biotecnologia, foi selecionada para estudar na Eberhard Karls Universität Tübingen, na Alemanha.

As discentes fazem parte de um grupo de 549 estudantes de instituições brasileiras selecionados para realizar estudos no exterior e complementar suas teses de doutorado da modalidade acadêmico. Anualmente, a Capes lança um edital para selecionar bolsistas no âmbito do PDSE e fomentar o intercâmbio científico e a qualificação acadêmica de discentes no Brasil.

A Univates selecionou internamente candidatos do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec). Após a definição interna, os acadêmicos tiveram de submeter inscrição no sistema da Capes e passar por uma nova avaliação, realizada pela Capes.

Contribuição para a comunidade científica

Adria é doutoranda do PPGAD, com orientação do professor Noeli Juarez Ferla, e faz parte do Programa de Capacitação em Taxonomia (Protax). “Atualmente estamos realizando coletas de plantas nas sub-regiões do bioma Pampa, com o intuito de identificar a acarofauna presente nesse ambiente ainda pouco estudado”, explica. 

Selecionada para realizar um período sanduíche de 10 meses na Itália, a discente conta que trabalhará com o especialista Enrico de Lillo na identificação da superfamília de ácaros Eriophyoidea

Acervo Pessoal

Espero que, de modo geral, meus estudos possam contribuir para a comunidade científica e que eventualmente sirvam como base para avanços ambientais, sociais e econômicos.
Adria Oliveira de Azevedo

Estudos relacionados à covid-19

Débora desenvolve sua tese de doutorado no PPGBiotec sob orientação do professor Luís Fernando Saraiva Macedo Timmers e coorientação da professora Márcia Inês Goettert. O principal objetivo da pesquisa é identificar moléculas com ação antiviral e anti-inflamatória que possam ser candidatas a fármacos para tratamento da covid-19, por meio de técnicas de biologia molecular e bioinformática. 

“Desde que iniciei a pós-graduação tinha o desejo de realizar parte da pesquisa fora do País. A Universidade de Tübingen, na Alemanha, foi a escolhida em razão das colaborações que já haviam sido realizadas entre nosso grupo de pesquisa na Univates e o grupo do professor Stefan Laufer, cofundador do Tuebingen Center for Academic Drug Discovery & Development (TüCADD)”, conta a discente.

O doutorado sanduíche irá facilitar o acesso da acadêmica a uma biblioteca exclusiva de aproximadamente dez mil moléculas caracterizadas pelo grupo de pesquisa alemão, além de permitir o contato com pesquisadores que possuem um profundo conhecimento sobre síntese de moléculas. 

Acervo Pessoal

“Minha expectativa é que nos sete meses que irei passar na Alemanha irei aprender técnicas novas no laboratório, que poderão ser aplicadas posteriormente no Brasil, além de trocar ideias com pesquisadores de diferentes países e conhecer um pouco da cultura alemã. Acredito que a experiência me trará não só conhecimentos nos âmbitos acadêmico e científico, mas também nos âmbitos histórico e cultural, os quais irão contribuir para minha formação pessoal e profissional.”

- Débora Bublitz Anton

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods

Notícias Relacionadas

Dúvidas? Podemos ajudar

Preencha os dados que entraremos em contato.

Atendimento

Segunda: 7h30min às 12h e das 13h às 17h40min

Terça: 7h30min às 12h e das 13h às 17h40min

Quarta: 7h30min às 12h e das 13h às 17h40min

Quinta: 7h30min às 12h e das 13h às 17h40min

Sexta: 7h30min às 12h e das 13h às 17h00min

Contato

Setor A - Prédio 9 - Sala 526

E-mail: internacional@univates.br

Fone: (51) 3714 7019

Instagram
Facebook