Padrinho Internacional recebe inscrições a partir do dia 2 de dezembro

Postado as 26/11/2019 13:40:15

Por Júlia Amaral

Iniciam no próximo dia 2 de dezembro as inscrições para o programa Padrinho Internacional. A iniciativa, promovida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates, busca a interação entre a comunidade universitária e os alunos estrangeiros que realizam intercâmbio na Instituição. De caráter voluntário, o projeto possibilita o enriquecimento cultural, a difusão da cultura brasileira e o aprimoramento de outras línguas, além da possível validação como atividade complementar. As inscrições para interessados em participar em 2020A podem ser feitas até 10 de dezembro neste link.

Arthur Dullius

Para ser um Padrinho Internacional, os interessados devem ter algum vínculo com a Univates (ser aluno, professor, funcionário, diplomado há no máximo três anos ou usuário do Univates & Você). No momento da escolha serão considerados aspectos como o domínio do idioma falado pelo intercambista, o curso do padrinho (se aplicável) e sua região de residência, preferencialmente nos Vales.

Com o objetivo de conhecer novas culturas e realidades diferentes, o aluno de Engenharia Civil Sérgio Bettio começou a participar do projeto no segundo semestre de 2019. Para ele, uma boa proposta de atividade com intercambistas é fazer uma roda de chimarrão ou tererê.

Há uma troca cultural muito bacana. Nós, aqui no Rio Grande do Sul, temos uma cultura bem diferente do restante do País, e é interessante ver a surpresa de alguns intercambistas quando ficam sabendo que nossa região é totalmente diferente da ideia que eles têm do Brasil”
Sérgio Bettio

Entre as atribuições do Padrinho Internacional estão: realizar contato prévio com o intercambista, participar dos encontros da DRI, integrar o estudante estrangeiro em atividades desenvolvidas pela Univates, auxiliar nas suas primeiras compras, orientá-lo sobre emissão e retirada de CPF, abertura de conta bancária e outros procedimentos legais e entregar um relatório à DRI ao final do programa. Os inscritos serão chamados para uma entrevista de seleção.

Os afilhados são alunos estrangeiros vindos principalmente da América Latina e da Europa. Cada padrinho será responsável por um ou mais intercambistas, de acordo com a sua preferência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7019 ou pelo e-mail mobility@univates.br.