TV Univates é premiada em concurso de fotografias e vídeos curtos

Postado as 23/09/2019 17:11:05

Por Júlia Amaral

A TV Univates ficou em segundo lugar no concurso de fotografias e vídeos curtos “A China nas minhas lentes 2019”, promovido pela Embaixada da China no Brasil e pelo Grupo de Mídia da China. O material premiado apresentou um compacto de imagens da série “Diário de Bordo”, produzida pelo editor-chefe da TV Univates e professor do curso de Comunicação, Marcus Staudt, em agosto de 2018. A competição, aberta a toda as pessoas, faz parte das celebrações do 70º aniversário da Fundação da República Popular da China e dos 45 anos de relações diplomáticas entre a China e o Brasil, e recebeu cerca de 150 inscrições de todo país.

Divulgação

A série “Diário de Bordo” tem 12 episódios com cerca de cinco minutos cada um. “O vídeo que enviei para o concurso tem 15 segundos em função do regulamento. Selecionei imagens de locais por onde passei como: a Grande Muralha, a Cidade Proibida e até mesmo cenas de um tradicional casamento chinês que consegui gravar na cidade de Yantai”, conta Staudt. Quem recebeu o primeiro lugar foi Ig Uractan, da UnBTV, canal universitário de Brasília.

Para o editor-chefe da TV Univates, o fato de duas emissoras universitárias serem premiadas em um concurso aberto, revela a excelência das produções das TVs desse segmento em todo o Brasil e mostra a qualidade dos cursos de Comunicação do país. O coordenador da TV Univates, Sandro Luís Kirst, ressalta a importância da integração de TVs universitárias por meio de entidades como a Associação Brasileira de TVs Universitárias (ABTU) e a Rede Prosa (grupo de TVs e rádios das universidades comunitárias do RS).

“A premiação significa valorização e reconhecimento, tanto para a TV Univates quanto para a Univates em si e também para nosso editor, o jornalista Marcus Staudt. A Univates, no seu papel de catalisador de desenvolvimento regional, soube utilizar a TV universitária como instrumento desse processo e tem dado excelentes condições aos alunos da área de Comunicação e aos profissionais que atuam na TV”, afirma Kirst. Para ele, a premiação reconhece e valoriza o que tem sido produzido, além da busca constante por bons conteúdos e parcerias locais, nacionais e internacionais.

Marcus Staudt

“Diário de Bordo” entre as melhores produções televisivas universitárias da América Latina

Ainda este ano, a TV Univates ficou entre os finalistas na categoria Micro periodístico-documental do 7º Prêmio Nuevas Miradas en la Televisión.

O concurso é organizado pela Universidade Nacional de Quilmes, da Argentina, e premia as melhores produções universitárias latino-americanas. Além do Brasil, países como Cuba, Chile, Argentina, México e Colômbia também estiveram na final.