Últimos dias de inscrições para intercâmbio acadêmico em 2020A

Postado as 29/07/2019 09:36:12

Por Vinicuis Mallmann e Lais Pontin Matos

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates recebe inscrições de interessados em realizar intercâmbio acadêmico no primeiro semestre de 2020. As inscrições podem ser feitas por estudantes dos cursos técnicos e de graduação até dia 12 de agosto.

Entre os critérios de seleção estão o percentual de créditos concluídos, a média geral das notas do aluno no curso, a frequência nas aulas e a entrevista com representantes da DRI e o coordenador do curso. Para participar, é preciso anexar no sistema de inscrições o formulário devidamente preenchido, Curriculum Vitae, histórico disponível no Universo Univates, carta de motivação, pré-plano de estudos e cópia do passaporte e ter aprovação em teste de proficiência.

Tuane Eggers

Aos alunos de graduação são oferecidas 22 opções de destino: Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, Finlândia, Itália, Inglaterra, Letônia, Peru, México, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça e Uruguai. Já para alunos dos cursos técnicos são oferecidas cinco vagas para intercâmbio na Argentina e em Portugal.

Os editais podem ser acessados aqui por alunos de graduação e aqui por estudantes dos cursos técnicos. Mais informações podem ser conferidas em www.univates.br/dri, pelo e-mail dri@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7019.

Novo grupo de intercambistas chega à Instituição

Vinte e cinco estudantes, vindos de seis países diferentes - Argentina, Colômbia, Equador, Espanha, México e Portugal -, já estão na Univates para um período de mobilidade acadêmica. O grupo participou de um encontro de boas-vindas na manhã de quarta-feira, 24. Na ocasião, os intercambistas receberam informações gerais a respeito do funcionamento da Universidade e puderam compartilhar, entre si e com representantes da DRI, suas expectativas sobre a vida e os estudos no exterior.

Lais Pontin Matos

Martina Palero, estudante de Comunicação Visual vinda da Argentina, considera muito enriquecedora a experiência de realizar intercâmbio acadêmico. “Viver uns meses no exterior amplia nossa mente e possibilita aprimorarmos nosso trabalho. É, sem dúvida, uma oportunidade para enriquecer o coração”, comenta. A intercambista diz que espera, durante o tempo em que permanecer no Brasil, fazer novos amigos, viajar pelo País, conhecer a cultura e aprender a falar português.

Lais Pontin Matos

Depois de ouvir depoimentos de pessoas que realizaram mobilidade acadêmica na Univates, a colombiana Maria Fernanda Álvarez Zuleta decidiu que faria o mesmo. “Sempre tive boas referências da Instituição. Fiquei interessada pela Universidade porque sua metodologia de ensino é excelente. Os alunos contam com todas as instalações e ferramentas necessárias para tornarem-se bons profissionais”, diz. A estudante de Jornalismo acredita que a experiência no Brasil fortalecerá seu crescimento pessoal e profissional e a tornará autossuficiente. “Quero conhecer outras culturas, aprender um novo idioma e ampliar minha perspectiva sobre o mundo”, finaliza.