Estudante do Canadá retorna à Univates para nova experiência de intercâmbio

Postado as 25/07/2019 09:49:03

Por Júlia Amaral

Depois de conhecer a Univates em maio do ano passado, a bióloga canadense Allison Crawford resolveu voltar à Instituição neste ano. Na sua primeira vez no Brasil ela estava terminando a graduação em Biologia e acompanhava o grupo de alunos de sua universidade, a Concordia University of Edmonton. Agora, já formada, ela volta a Lajeado como voluntária nos trabalhos das professoras doutoras Daiane Heidrich e Márcia Inês Goettert, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec).

Allison trabalhou como voluntária nos trabalhos das professoras doutoras Daiane Heidrich e Márcia Inês Goettert

Júlia Amaral

Alguns dos motivos do retorno da bióloga foram as pesquisas desenvolvidas e a infraestrutura da Univates. Em maio de 2018 Allison e seus colegas participaram de cursos rápidos voltados à sua área de atuação. Foi assim que ela conheceu a professora Daiane, em uma das oficinas ministradas pela docente. A possibilidade de voluntariado na pesquisa “Biotecnologia e Farmacologia de Produtos Naturais”, trabalhando com os equipamentos dos laboratórios da Univates, foi essencial para que ela desejasse voltar. Assim começaram as trocas de e-mails, que resultaram na parceria com a professora durante o mês de junho deste ano. “Eu disse para a Allison que ela deveria trabalhar com o que faz seus olhos brilharem”, lembra a professora Daiane.

Neste mês, a canadense acompanhou as pesquisas realizadas pelo grupo coordenado pela professora Márcia. Conforme a docente, Allison teve a oportunidade de interagir com diferentes grupos de trabalho, para perceber com qual teria mais afinidade para atuar diretamente. “Em um contexto geral, ela acompanhou a rotina do laboratório, especialmente na cultura de células, mas desenvolvendo diferentes atividades. Hoje ela participa de forma mais direta no projeto da doutoranda Stephanie Rehfeld, que busca encontrar novos fármacos no tratamento de Alzheimer”, conta.

As atividades práticas que desenvolve em laboratório são novidade para a bióloga, que iniciará seu mestrado na University of Glasgow, na Escócia, em setembro.

A bióloga iniciará seu mestrado na University of Glasgow, na Escócia, em setembro

Júlia Amaral

“A experiência com os laboratórios daqui pode acrescentar nessa caminhada”, afirma Allison. “Eu voltaria para o Brasil. E também indicaria aos meus amigos que fizessem o que eu fiz. Quando soube que tinha sido selecionada para o mestrado na Escócia quase não acreditei. Foi meu professor quem falou que a experiência internacional pode ter contado muito”, relata. Para a professora Márcia, a experiência de intercâmbio é enriquecedora para todos os envolvidos. “Para os alunos também foi muito bom, até para encorajá-los a fazer intercâmbio”, afirma. Finalizados os dois meses de voluntariado no Brasil, Allison volta ao Canadá no final deste mês.

Inscrições abertas para intercâmbio

Interessados em realizar intercâmbio no primeiro semestre de 2020 podem fazer sua inscrição de 29 de julho a 12 de agosto. Para o próximo semestre, a Univates oferece 22 opções de destino para estudantes de cursos de graduação: Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Inglaterra, Letônia, Peru, México, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça e Uruguai. Ainda são disponibilizadas oito bolsas de intercâmbio de graduação. O edital pode ser conferido aqui

Para os cursos técnicos há possibilidade de intercâmbio na Argentina e Portugal. O edital está disponível aqui

Mais informações podem ser esclarecidas com a Diretoria de Relações Internacionais da Univates pelo telefone (51) 3714-7019 ou pelo e-mail intercambio@univates.br.