Moradora da Alemanha é aluna EAD da Univates

Postado as 29/04/2019 08:12:16

Por Natália Bottoni

Divulgação

Estar do outro lado do Oceano Atlântico não foi uma barreira para que Joana Cristiana Johann Mallmann fizesse sua graduação em Pedagogia na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Moradora de Munique, na Alemanha, a brasileira iniciará o curso na modalidade a distância pelo polo de Lajeado no próximo trimestre.

Apesar de ser fluente no inglês e no alemão, Joana não se sente segura para ingressar em um curso de ensino superior em que as aulas, em sua maioria, são ministradas em um dos dois idiomas. A partir de setembro de 2019, ela tem a autorização do governo alemão para iniciar os estudos na Ludwig Maximilians Universität (LMU), de Munique. No entanto, ao saber da opção de cursos a distância da Univates e por já conhecer a Instituição, decidiu se matricular na Universidade brasileira.

Divulgação

O amor de Joana pela área da educação não é de hoje. Em 2017, quando ainda morava no Brasil, ela estudava Pedagogia na Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) e atuava em um colégio cenecista de Lajeado como monitora na educação infantil. Em 2018 teve a oportunidade de trabalhar como Au Pair na Alemanha. Buscando saber como funciona o sistema de ensino desse país, com 24 anos, embarcou para a Europa, onde morou na casa de uma família alemã, cuidou de um menino de seis anos e estudou alemão.

Inicialmente Joana pretendia ficar na Alemanha por um ano. Porém, no início de 2019, recebeu proposta e começou a trabalhar em uma escola de educação infantil. Suas horas livres são à noite e em finais de semana, e é quando pretende estudar. “Aqui há uma carência de profissionais na área da educação. Além disso, ter uma formação facilita obter o visto de permanência no país. Será um desafio e eu estou ansiosa pra começá-lo”, conclui.

Após formada, Joana receberá o diploma de graduação, que é válido para o Brasil e para a Alemanha. “Posso estudar na Europa, mas primeiro quero ter uma formação no meu país de origem. Às vezes, quando estou conversando com algumas pessoas, elas me questionam de qual cidade brasileira eu sou. Muitas vezes associam a Univates com a região Sul e elogiam a Instituição. Tenho orgulho do Brasil”, conta.

Confira o vídeo de Joana contando a sua experiência:

Vestibular

Conforme dados de 2018, o curso EAD da Univates mais procurado é Pedagogia, que conta com 23% do total de estudantes de ensino a distância da Universidade. O curso está recebendo inscrições neste link.

No total são 16 cursos a distância e 36 presenciais disponibilizados pela Universidade. É possível ingressar com a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 ou aproveitar o resultado de um vestibular anterior da Univates. Outra opção que busca facilitar o processo de ingresso nos cursos - presenciais ou a distância - é a realização de provas agendadas nos 17 polos da Univates. As inscrições para os cursos presenciais podem ser realizadas clicando aqui

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vemprauni@univates.br ou pelo telefone 0800 7 07 08 09.