Brasileiro e estudante de doutorado na Inglaterra vem para a Univates realizar pesquisas

Postado as 29/03/2019 09:09:08

Por Natália Bottoni

Divulgação

É a segunda vez que estará na Univates o brasileiro e doutorando em Arqueologia, Felipe do Nascimento Rodrigues. O pesquisador virá da Inglaterra para o Brasil realizar investigações no Laboratório de Arqueologia do Museu de Ciências da Instituição. Ele vai analisar as ferramentas líticas arqueológicas encontradas no Sul do País coletadas pela equipe da Instituição. A pesquisa será realizada sob orientação da professora Neli Teresinha Galarce Machado, do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates.

Vindo da University of Exeter, Rodrigues chega ao Brasil em abril e volta para a Europa em julho. Com o objetivo de aperfeiçoar e qualificar suas pesquisas de doutorado, o aluno vai analisar as ferramentas de pedra de grupos Jê Meridionais que foram encontradas em sítios arqueológicos nos rios Forqueta e Guaporé.

O tema já esteve presente no final de sua graduação, quando ele participou de um trabalho de campo do projeto “Jê Landscapes of Southern Brazil”. No ano seguinte, em 2015, atuou na segunda etapa desse estudo, momento em que estabeleceu laços mais concretos com a instituição de ensino inglesa e iniciou o mestrado em Arqueologia Experimental. Depois de concluir o mestrado, retornou ao Brasil e escreveu seu projeto de pesquisa, no qual esclareceu que pretendia analisar as coleções arqueológicas da Univates. Após, conseguiu uma bolsa de estudos para cursar doutorado na University of Exeter. Desde 2017 Rodrigues está morando na Inglaterra. “Aqui faço conexões internacionais no mundo acadêmico em eventos de incentivo à pesquisa da universidade”, conta.

Elise Bozzetto

Sobre o estágio na Univates, Rodrigues esclarece que é fundamental para o desenvolvimento de sua pesquisa. “A experiência vai expandir minhas perspectivas sobre a arqueologia do Vale do Taquari e do Sul do Brasil. Além disso, vou conhecer  pesquisadores da arqueologia brasileira e fazer novos contatos”, finaliza. De acordo com Neli, a parceria vai permitir a troca de dados científicos e a possibilidade de futuros intercâmbios de alunos do PPGAD na instituição de ensino inglesa.