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01

Escolher o país e a Instituição conveniada com a UNIVATES onde tem interesse de realizar intercâmbio.

02

Acessar o site da Instituição estrangeira e verificar o curso e as disciplinas que almeja cursar. Indica-se que o aluno busque por disciplinas a serem aproveitadas, posteriormente, quando do retorno à Univates.

03

Realizar a inscrição para a seleção, por meio do sistema de inscrições.

04

Escritório de Relações Internacionais encaminhará ao Coordenador do Curso a proposta de intercâmbio do aluno, o qual, após análise, emitirá parecer.

05

O Escritório de Relações Internacionais emitirá parecer, por e-mail, indicando o aluno para a realização do intercâmbio, ou não.

06

Se aprovado, o aluno deve elaborar o Plano de Estudos contendo a relação das disciplinas que deseja cursar, com os respectivos programas de ensino, carga horária e duração. O plano de estudos deve ser elaborado com auxílio do coordenador do Curso. Em casos especiais, cabe ao ERI, em conjunto com a coordenação do curso, decidir qual a providência a ser tomada.

07

O ERI agendará uma reunião com os alunos selecionados para repassar informações pertinentes à documentação necessária a postulação na instituição de origem; visto; alojamento; seguro-saúde, entre outros processos.

08

Escritório de Relações Internacionais encaminhará ao Coordenador do Curso a proposta de intercâmbio do aluno, o qual, após análise, emitirá parecer.

09

Os documentos para a postulação são encaminhados, pelo ERI, para a instituição de origem, a qual analisará a documentação e dará um parecer final, acompanhado de uma carta de aceite.

10

De posse da aprovação e da carta de aceite, o aluno deve providenciar visto, passagem, documentação complementar necessária para o intercâmbio, bem como hospedagem, quando o convênio não contemplar este item.

11

De posse da aprovação e da carta de aceite, o aluno deve providenciar visto, passagem, documentação complementar necessária para o intercâmbio, bem como hospedagem, quando o convênio não contemplar este item.

  1. Histórico de notas, contendo a relação de disciplinas cursadas e aprovadas. Este documento deve ter a informação sobre a nota/conceito obtido, bem como a carga horária das disciplinas;
  2. Ementas das disciplinas cursadas, contendo os conteúdos trabalhados;
  3. Traduções dos documentos, realizadas ou revisadas por professor autorizado pela Univates, quando estes não estiverem em língua portuguesa ou espanhola.
12

No retorno, o aluno deve apresentar imediatamente a sua documentação no ERI, que fará a conferência e encaminhará o protocolo de aproveitamento das disciplinas.

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