Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Diário de bordo Alice Hildegard Kayser

Alice Hildegard Kayser

Ciências Biológicas (Licenciatura) - Colômbia 2026A
Intercambista da Univates na Colômbia
    Sobre os sonhos que temos na vida e o quanto nos propomos em realizá-los existe um fator crucial, ou seja, o sonho existe mas para que ele possa se tornar realidade cabe a nós a ação de realizá-lo e, definitivamente, vivê-lo! Por muito tempo sonhei com um intercâmbio, acompanhava os editais da Universidade, mas sempre algo não se encaixava perfeitamente e no final de 2025, em um edital de vagas remanescentes, tudo se encaixou. Me recordo que no dia em que fiz a inscrição, eu chorava de alegria por estar dando início ao meu sonho, mas também por tristeza, pois isso significava que permaneceria um certo tempo longe dos meus filhos.
 
   No momento em que ultrapassamos as fronteiras do Brasil, podemos nos sentir verdadeiramente brasileiros, essa talvez seja uma das primeiras grandes lições de um intercâmbio, o de poder se sentir pertencente ao seu país de origem. Este período foi uma verdadeira imersão ao mundo da biologia, algo que tanto almejava em viver. Com a distância de amigos e família meu tempo era integralmente destinado aos estudos e desta experiência emergiram muitas reflexões, trabalhos e estudos. Porém não posso deixar de registrar aqui as amizades incríveis que fiz e que agora carrego comigo. Como é bom se encontrar no mundo com pessoas que possuem os mesmos valores que você e conhecer, além das fronteiras do Brasil, pessoas que valorizam e honram a biodiversidade de seu território. Quanto ao espanhol, confesso que o subestimei, mas agora volto apaixonada por mais um idioma e com a intenção de realizar mais um sonho de criança e assim sigo, com o espanhol mais vivo do que nunca, tanto na minha vida pessoal quanto acadêmica.
 
     A Universidade Pedagógica Nacional (UPN), é uma instituição que forma, unicamente, Professores e estar lá me proporcionou viver essas dimensões tão importantes para a docência que são a ética, a política, a estética e a técnica, de forma extremamente prática. Saí do Brasil com uma síncrese e após vivenciar as aulas e experiências, desenvolvi uma nova cosmovisão que me proporcionou desenvolver uma nova síntese. Essa é a filosofia da educação que se almeja, é a construção do conhecimento que tanto procuramos proporcionar aos nossos estudantes.
 
    Para concluir, posso dizer que para a docência se faz necessário conhecer novas culturas e outras formas de ver o mundo, isso nos torna mais preparados para compreender a heterogeneidade das salas de aula. Ainda mais no contexto da América Latina, visto que temos tantos imigrantes nas escolas do Brasil, neste momento, a capacidade em reconhecer o outro, se faz de suma importância. Para quem possui o sonho de estudar no exterior, quero dizer que realizá-lo foi graças a minha decisão de agir, lembrem-se é somente um semestre, ele passa de qualquer maneira e não é para sempre, cabe a cada um decidir se, ao momento do semestre chegar ao fim, você terá realizado o sonho ou não.

Dúvidas? Podemos ajudar

Preencha os dados que entraremos em contato.

Atendimento

Segunda: 7h30min às 12h e das 13h às 17h40min

Terça: 7h30min às 12h e das 13h às 17h40min

Quarta: 7h30min às 12h e das 13h às 17h40min

Quinta: 7h30min às 12h e das 13h às 17h40min

Sexta: 7h45min às 12h e das 13h15min às 17h00min

Contato

Setor A - Prédio 2 - Sala 100

E-mail: internacional@univates.br

Fone: (51) 3714 7019

Instagram
Facebook